As associações do setor de eventos funcionam como uma ferramenta para lutar pelos interesses dos profissionais produtores. E, assim como ocorre em outros segmentos, a filiação ou não a essas entidades é uma escolha individual e única do organizador, que pode ou não estar inscrito em uma ou mais instituições.
Para que fique mais fácil decidir se juntar a elas é algo válido é preciso:
- entender o que são essas organizações;
- conhecer as principais associações do segmento;
- verificar as vantagens e desvantagens de se associar;
- descobrir quando vale a pena participar.
E todos esses pontos serão abordados ao longo deste artigo. Por isso, continue a leitura!
O que são associações do setor de eventos?
As associações do setor de eventos podem ser entendidas como organizações que buscam a conquista de benefícios e desenvolvimento mútuo para o segmento.
Elas funcionam como uma ferramenta de apoio para o produtor, orientando-o e até mesmo o defendendo, caso for necessário. Normalmente, isso ocorre por meio:
- do fomento à educação e capacitação dos associados;
- da interação entre os membros e fomento ao networking;
- da busca pela criação de políticas que ajudem no progresso do segmento junto a cidades, estados e o país;
- da oferta de assessoria jurídica e conselho administrativo;
- entre outras medidas.
Conheça as principais associações do setor de eventos
Ao entender o que são associações do setor de eventos, o próximo passo para o produtor é conhecer e saber quais são as principais instituições existentes, suas funções e para que se dedicam.
É importante ter em mente, também, que a maioria dessas entidades trabalha coletando dados sobre o segmento para gerar relatórios sobre a situação do mercado. Abaixo é possível conhecer as cinco mais importantes:
UBRAFE
Essa associação representa empresas de organização, promoção, operação e montagem de feiras de negócios. A União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) oferece treinamentos e cursos e também ajuda empresas do setor com questões técnicas e jurídicas.
ABRAPE
A Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), foi fundada em 1992, em Brasília. Seu objetivo é representar as empresas e pessoas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no país, assim como preservar seus interesses e direitos.
ICCA
Presente em mais de 80 países, a Associação Internacional de Convenções e Congressos (ICCA) oferece a oportunidade do produtor estar em contato com organizadores de eventos de várias partes do mundo.
ABEOC
Entidade membro da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) está ativa desde 1977.
Sua finalidade é coordenar, orientar e defender pautas relevantes, como sanções e benefícios fiscais, para seus associados. Hoje, a instituição está presente e regulamentada em 12 estados do país, com mais de 500 empresas associadas.
ABRAFESTA
A Associação Brasileira de Eventos Corporativos e Sociais (Abrafesta) representa o segmento em todo o território nacional e objetiva aproximar empresas e profissionais do segmento de eventos, melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.
Busca também o crescimento do setor e a promoção de parcerias com entidades públicas ou privadas.
Vantagens e desvantagens de se filiar em associações do setor de eventos
Conhecendo as principais associações do setor de eventos, o produtor pode estar se questionando quais as vantagens e desvantagens de se filiar a essas entidades.
Nesse sentido, é possível considerar a união como principal benefício de pertencer a essas organizações de classe. Afinal, quanto mais próxima é uma categoria, mais fácil é fortalecer o setor por meio da gestão de metas e também estratégias para capacitação dos times envolvidos nos eventos.
Mais do que isso, essa união favorece a defesa do setor junto aos órgãos governamentais e jurídicos. Além disso, é possível destacar como vantagem a busca por profissionalização dos produtores afiliados, por meio de cursos e outros treinamentos.
Para alguns organizadores, a anuidade da filiação é considerada como uma desvantagem. Isso porque, em alguns casos, falta a visão geral do que esse investimento proporciona de benefício para o organizador.
Afinal, se inscrever em associações do setor de eventos vale a pena?
Não importa qual dos tipos de eventos o produtor esteja representando, sempre existirá uma organização para ajudar a regular o setor. Assim, afiliar-se ou não a esse tipo de entidade é uma decisão pessoal.
Porém, considerando as vantagens listadas, fica claro que estar inscrito traz mais benefícios para o profissional do que malefícios. Então, a resposta é: sim, vale a pena se associar para garantir assessoria jurídica, acesso a treinamentos e muito mais!
No entanto, é fundamental que o organizador esteja preparado para cobrir os gastos desse investimento.
Depois de entender o papel das associações do setor, não deixe de aprofundar seu conhecimento em uma metodologia que pode trazer excelentes resultados para o organizador: o canvas para eventos.