Como divulgar seu evento nas redes sociais

Como divulgar seu evento nas redes sociais

A primeira premissa para o sucesso de um evento é uma boa divulgação. E as redes sociais podem ser ótimas aliadas para que você aumente o alcance do seu evento entre possíveis participantes, devido ao alto potencial de propagação que elas têm! Isso pois, além das pessoas interagirem umas com as outras, elas também interagem com empresas e eventos criados em determinadas redes. Por que não aproveitar?

Compartilhar informações através das redes sociais é o novo boca a boca! Agora em forma de comentários, likes, depoimentos e retweets :)

Mas não adianta sair divulgando seu evento de qualquer jeito em todas as redes sociais! Para que as pessoas certas sejam impactadas, é preciso escolher os canais mais adequados, usar uma linguagem correspondente e passar uma mensagem original e interessante. Portanto, conheça seu público-alvo, saiba em qual rede ele está e entenda suas preferências.

Queremos que você aprenda a melhor forma de divulgar seus eventos dentre as principais redes sociais para que obtenha os melhores resultados – e, consequentemente, ter um evento de sucesso! Vamos lá?

Facebook – Explore (muito!) o boca a boca virtual

A rede criada por Mark Zuckerberg é líder na lista de redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros – sabia que nosso país está em terceiro lugar na lista dos mais ativos no Facebook? Nela, a ideia de compartilhamento de conteúdo é bastante difundida, o que favorece o produtor de eventos. Por isso, use e abuse da rede para qualquer tipo de evento: festival, balada, congresso, curso, encontro religioso, evento esportivo, etc.

A primeira coisa que você deve fazer é criar um evento público a partir da sua fanpage. Os seguidores da página receberão notificações, poderão confirmar presença e convidar os amigos, aumentando o alcance orgânico (aquele em que você não gasta nada para conseguir \o/ ). Após criar o evento, publique-o na sua página. Você pode até fixá-lo no topo do feed e divulgá-lo na capa para garantir maior destaque. Ah! E não se esqueça de convidar seus amigos da rede que podem se interessar no evento. O próprio Facebook fornece a ferramenta para você convidá-los em massa :)

#DicaSympla: Na página do evento no Facebook, também é possível disponibilizar um link que direciona os compradores para a página de compra do seu evento na Sympla. Tudo muito simples! Quer saber como? Clique aqui :)

Procure manter sua página e a página do evento sempre atualizadas com informações sobre o evento! Quando não for possível atualizá-la em tempo real, você pode programar posts para serem postados nos horários de maior acesso da página. Coloque informações aos poucos e vá alimentando seus seguidores com informações sobre atrações, palestrantes, horários, mapa do evento, datas de retirada de kits (se houver), contagem regressiva, opções de alimentação, etc. Isso aumenta a interação entre os interessados e ajuda a promover seu evento ainda mais!

Twitter – Divulgue com apenas 140 caracteres

O Twitter é (até hoje!) uma das redes mais queridas pelos brasileiros. E é uma ótima rede para divulgação! Apesar de exigir mais objetividade e criatividade do produtor (uma vez que você tem apenas 140 caracteres para dizer o que precisa ser dito), é uma das redes que promove mais interação entre os usuários.

Como a ideia nessa mídia social é ser sucinto, gere o interesse de forma breve e utilize os encurtadores como o Bit.ly para levar as pessoas ao site ou à página do evento no Facebook, onde irão obter informações mais completas. Dessa forma, você utiliza uma rede que preza pela informação reduzida para direcionar os interessados ao local onde ele encontrará tudo o que precisa saber.

Mas não é só no pré-evento que o Twitter dá aquela força não, viu? Ele também pode ser usado para fazer a cobertura durante o evento! Você pode tweetar para agradecer a presença dos participantes, publicar fotos e vídeos, além de promover interação com o público e saber, em tempo real, a opinião das pessoas sobre o evento.

#DicaSympla: É interessante deixar entre 15 e 20 caracteres livres para quem quiser retweetar (RT) a sua mensagem não precisar editá-la. Quanto mais compartilhamentos, melhor!

Instagram – Envolva os participantes do pré ao pós-evento

Que tal mostrar o que está rolando no seu evento ou nos bastidores e publicar isso em tempo real, criando histórias, conexões e expectativas? A palavra de ordem no Instagram é INTERATIVIDADE! A gente gosta e precisa dela para gerar um buzz sobre o evento.

#DicaSympla: Se você ainda não possui um perfil para seu evento, é uma boa ideia criá-lo. Desta forma, você reúne todas as novidades em um único local!

Nos dias anteriores ao evento, faça pequenos vídeos para mostrar o que está rolando por “trás”. Filme a montagem da estrutura, a chegada de equipamentos ou itens surpresa, entreviste as atrações e até convidados que podem falar da ansiedade para a chegada do grande dia e tudo o mais que achar relevante para envolver seu público-alvo.

Enquanto o evento estiver rolando, faça a cobertura e vá postando fotos e vídeos na função Stories do Instagram – que veio como um concorrente direto do Snapchat, mas que oferece mais alcance -, com direito a filtros, emojis, textos, localização, hashtags… Seja criativo! E você pode até continuar com as postagens pós-evento para manter a audiência do público.

#DicaSympla: O Stories do Instagram fornece duas ferramentas que aumentam o alcance orgânico das suas postagens: o uso da localização, que é atrelado ao Google, e o uso de hashtags. Ao usar a localização e configurar seu perfil como público, seu story é adicionado à história do local, promovendo sua postagem para todos que  estiverem a assistindo. O uso das hashtags no Stories funciona da mesma forma que o uso em postagens normais.

Outra oportunidade legal que você pode aproveitar é a utilização do Eventstagram. Por meio do uso das hashtags, dá para expor as fotos publicadas no Instagram dos participantes em telões espalhados pelo evento. Todo mundo vai curtir se ver em tamanho ampliado! O uso de ferramentas como esta aumentam o engajamento dos participantes com o evento. Espalhe banners ou cartazes que incentivem a postagem com o uso das hashtags e veja o número de postagens crescer!

O uso de #hashtags é uma dica importante que funciona para o Twitter e Instagram, e mais recentemente também para o Facebook. Elas permitem aos participantes irem acompanhando as atualizações sobre o evento e ajudam o produtor a monitorar os comentários e fotos publicadas por eles.

Lembre-se: quanto mais gente falando sobre seu evento, melhor!

LinkedIn – Dê destaque para seu evento corporativo

Se engana quem pensa que o LinkedIn serve apenas para estabelecer networking e procurar vagas de emprego. O produtor de eventos consegue ir além e usá-lo para divulgação!

Sim, a gente sabe que ele é uma rede social mais voltada para o profissional. E não é por isso que ele deixa de ser uma mina de ouro para a divulgação de eventos, principalmente para eventos com perfis corporativos e/ou que oferecem algum tipo de capacitação profissional. Se você está organizando um workshop, congresso, seminário ou curso, utilize seu perfil ou o de sua produtora para divulgá-lo. Escolha grupos que tenham afinidade com o tema e divulgue ali também!

#DicaSympla: Nada de divulgar festa, balada ou festivais de música no LinkedIn, viu? As pessoas não demonstrarão interesse e seu post terá pouco engajamento.

WhatsApp – Fale direto com seu público

Algumas pessoas não se aventuram por todas as redes sociais existentes, seja por desconhecimento, dificuldade com novas tecnologias ou preguiça mesmo. A única que ninguém abre mão é o WhatsApp!

Você tem, seus amigos têm, parceiros e fornecedores têm e, muito provavelmente, até seus parentes que não curtem tecnologia já mandam mensagens no grupo da família. Portanto, usufrua dessa presença quase unânime para aumentar a visibilidade do seu evento!

Já experimentou usar uma lista de transmissão? A partir da sua lista de contatos, você pode enviar a arte do seu evento ou uma mensagem personalizada convidando e instigando todos os selecionados a participar. Dessa forma, a privacidade fica mantida, pois não se vê quem mais recebeu e ninguém fica com a sensação de ter recebido uma mensagem disparada para uma lista.

Mas atenção: O WhatsApp pressupõe conversas entre amigos ou, pelo menos, entre pessoas que foram autorizadas a trocar mensagens quando lhe deram o número de telefone. Portanto, não seja invasivo!

Peça permissão para adicionar as pessoas através de formulários ou no momento da compra. Assim, você constrói uma base sólida de contatos para o próximo evento. Mas nada de inundar seu público potencial com muitas mensagens, viu? A gente não quer que você seja bloqueado!


 

Engajar seu público nas redes sociais durante a produção de um evento significa aumentar a interação entre os participantes e o alcance para um novo público. Você ainda fortalece sua marca, melhora a forma de monitoramento do pré ao pós-evento e recebe feedbacks para aperfeiçoar o que não deu tão certo numa próxima edição.

Portanto, não tenha dúvidas. Usar as redes sociais para alavancar seu evento é uma excelente estratégia. No mais, é ir testando a qual mídia social o seu público responde melhor e adaptar formato, linguagem ou estratégia para engajar sempre!
#DicaSympla: Dê uma olhada no post em que falamos sobre os erros que você não deve cometer na divulgação do seu evento!
Bons eventos :)

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  • Inove Bartenders

    Belo Artigo! Escrevam também sobre Tumblr! O que acham?

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