Conforme a tecnologia avançou, novas soluções foram desenvolvidas para facilitar praticamente tudo. Com os eventos isso não foi diferente e, pensando nisso, a Sympla resolveu desenvolver plataformas que atendessem tanto os produtores de eventos presenciais quanto os digitais.
Com o excesso de informação que precisamos lidar no dia a dia, acabamos ficando com dúvidas sobre como utilizar cada uma, como funciona ou qual se encaixa melhor no propósito final. Por isso, decidimos criar este post para sanar as dúvidas mais frequentes dos produtores para a Sympla. Mas, antes, vamos conhecer tudo o que você pode encontrar na nossa plataforma:
Sympla eventos – aqui você pode divulgar todo e qualquer evento que produzir. A Sympla é a nossa plataforma principal, que abriga eventos presenciais, online, cursos, workshops, palestras, encontros religiosos e outras atrações. É onde você também pode incluir o seu evento de assento ou horário marcado.
Sympla Streaming – o Sympla streaming é a nossa ferramenta desenvolvida para pessoas que desejam produzir eventos online em formato de videoconferência. O produtor não precisa comprar nenhum tipo de programa para utilizá-la, já que oferecemos uma integração com a plataforma Zoom no caso de eventos pagos. Diversos eventos podem ser realizados no nosso streaming, desde workshops, até shows online.
Sympla Play – o Sympla Play é a solução perfeita para quem deseja ser um criador de conteúdo e lançar cursos! É uma plataforma simples, segura e leva o conteúdo muito a sério.
Agora que você já conhece as nossas possibilidades, é hora de comentarmos um pouco mais sobre as principais dúvidas que recebemos dos produtores de eventos e conteúdo, vamos lá?!
- Como funciona a taxa da Sympla?
Para utilizar a Sympla, você não paga nada, mas existem alguns “poréns”. Se o seu evento é gratuito, você pode utilizar todos os nossos benefícios sem custo algum. Já para eventos pagos, a cada ingresso vendido, cobramos uma taxa de serviço de até 12% do valor do ingresso – ou, no mínimo de R$ 2,50 por ingresso (que já representa a taxa cobrada pelo processador de pagamentos).
Vale ressaltar que é você quem escolhe se prefere repassar esta taxa ao comprador (embutindo no valor do ingresso) ou se irá absorvê-la. A criação da sua conta e o uso da plataforma são grátis e, se você não vender, não paga nada!
- A Sympla faz a divulgação do evento?
É muito comum que algumas pessoas, principalmente quando começam a utilizar a Sympla, pensarem que somos uma agência de eventos ou marketing. Com isso, acabam pedindo divulgação, criação de banner, organização do próprio evento e outras demandas similares. Mas, vale lembrar que somos uma plataforma “ponte” entre você, seu evento e os interessados. Sendo assim, nosso papel é disponibilizar a plataforma para a divulgação self-service (em que o produtor é responsável pela criação e administração do evento) e um local seguro para os pagamentos.
- Como consigo sacar o valor dos ingressos vendidos?
Ao acessar a sua carteira Sympla, você identificará o seu saldo disponível:
Se você tiver um saldo mínimo de R$ 10,00 e não tiver solicitado nenhum resgate naquele dia, o botão “RESGATAR” estará disponível. Caso já tenha solicitado o resgate no dia, o botão estará desabilitado, já que permitimos apenas um resgate por dia, independente do valor solicitado.
Vale reforçar que o valor de cada venda fica disponível para saque 30 dias após a confirmação do pagamento, para que você possa solicitar o resgate.
Muitos perguntam se cobramos taxa por resgate. Tudo depende! Nos primeiros dois resgates do mês, não há cobrança de taxa. Já a partir do terceiro resgate no mesmo mês, há uma cobrança de R$ 2,00 por resgate adicional.
Por exemplo, se você tem R$ 100 disponíveis e quer solicitar o terceiro resgate do mês, deve contar apenas com o saque de R$ 98, já que R$ 2 ficam na Carteira Sympla para o pagamento da taxa de resgate adicional.
- Preciso falar com alguém para criar meu evento na plataforma?
Não é necessário avisar ninguém sobre o evento que você vai subir na plataforma. Somos uma solução self-service, então você pode organizar e configurar o seu evento da forma como quiser, assim como incluir as soluções da Sympla que mais satisfazem o seu evento. Além disso, com a Sympla você tem autonomia para:
- Inserir ingressos pagos e gratuitos;
- Automatizar as viradas de lote;
- Enviar e-mails aos participantes, bem como geri-los;
- Obter um relatório do desempenho do evento em tempo real;
- Criar certificados personalizados;
- Muito mais!
- Tenho que ter o Zoom pago para utilizar o streaming?
Não. Para eventos pagos, toda a configuração e gestão do evento é realizada em nossa ferramenta, sem custo adicional nenhum. Como citado anteriormente, seu único gasto será os 10% sobre o ingresso vendido ou o valor mínimo de R$ 2,50. Para eventos gratuitos, será necessário utilizar o seu próprio link do Zoom ou de outras plataformas de streaming, é só optar pelo formato Outras Plataformas.
No dia do evento, você só precisa ter o aplicativo do Zoom instalado no dispositivo que pretende usar, já que não é possível utilizar a versão web/online dele.
- Como os participantes acessam a transmissão no Streaming?
Os participantes que tiveram interesse em participar do seu evento, precisaram se logar na Sympla e comprar um ingresso.
Com isso, para que eles acessem a transmissão, é preciso que entrem na aba “Meus ingressos” da conta Sympla, utilizando o mesmo e-mail informado pela pessoa compradora no ato da inscrição e clicar em “Acessar transmissão”. O botão fica disponível 15 minutos antes do início da sessão.
#DicaSympla: passo a passo completo para acessar um evento no Sympla Streaming
Essas são as principais dúvidas que recebemos diariamente dos nossos produtores. Mas, se você tem um questionamento que não apareceu aqui, continue navegando no Blog da Sympla para desbravar ainda mais o mercado de eventos e conteúdo digital. Se estiver com outras dúvidas referente ao uso da Sympla, fale com um de nossos consultores.