Entre memes e vídeos, os GIFs são conteúdos que fazem hoje a internet ser uma área tão acessada pelas pessoas. Cativantes e diretos, os GIFs têm conquistado os usuários de tecnologias, e por isso é tão importante você saber como fazer GIFs e como usá-los na estratégia de divulgação do seu evento. Eles têm ajudado muitas empresas a ficarem mais próximas do público-alvo!

As marcas estão utilizando este tipo de conteúdo nas redes sociais e tem sido um sucesso total. Até porque as imagens animadas facilitam a forma como as empresas mostram a personalidade que possuem, tudo feito com leveza e bom humor, o que acaba conquistando mesmo o coração e o riso dos consumidores. Vem com a gente conhecer um pouco do mundo divertido dos GIFs!

O que são GIFs?

Um GIF é uma imagem animada, uma espécie de vídeo curto e sem áudio que roda sem parar, no que as pessoas costumam chamar de loop eterno. O motivo da grandiosa fama dos GIFs é esse: imagens que se movimentam e que transmitem diversas situações para o espectador, fazendo com que ele se identifique com estes momentos.

Um bocejo; um aceno de mão que significa tchau; um franzir de sobrancelhas; um tropeço no meio da calçada; um pote que alguém deixa cair desastrosamente no chão; bebês rindo de um jeito agradável de ver; uma calda de chocolate sendo despejada em um bolo; uma pessoa passando inúmeras vezes na porta giratória de um estabelecimento; alguém fazendo caretas enquanto canta… Ah, é muito GIF mesmo que existe por aí, na internet :)

Como fazer um GIF? Onde obter um GIF pronto?

E como você consegue um GIF de maneira que ele represente exatamente o que você quer dizer na mensagem? Bom, ou você produz por meio de imagens ou vídeos também produzidos por você mesmo; ou você acessa os chamados “bancos de GIFs” que são sites, portais e blogs que disponibilizam várias opções deles. O negócio é pesquisar e se divertir (pois é sempre um passatempo gostoso procurá-los) até encontrar a melhor opção para o que você precisa: um post em rede social, um e-mail marketing, um comentário, etc.

Como criar seus próprios GIFs

Hoje em dia não faltam opções de aplicativos, softwares ou até sites para montar online mesmo o seu próprio GIF,sem precisar instalar nada e salvar na nuvem o conteúdo criado. Tenha em mente que tudo depende de onde ele será criado:pelo computador pessoal ou por meio de um dispositivo móvel, como smartphones ou tablets.

Depois escolha se vai ser um GIF animado composto apenas por fotos ou se será feito a partir de um vídeo. A estrutura com vídeo pode parecer ser mais simples do que a com imagens, mas você é quem decide. Se optar pelas imagens, existem serviços online como Giphy, GIF Maker, Make a GIF, IMGFLIP, EZGIF e Gifs.com. Se sua opção foi a base com vídeo, vale a pena usar o GIF Maker e o Instagiffer – seja para vídeos do YouTube ou salvos no computador, estas  duas plataformas são interessantes :).

Caso você vá criar seu GIF animado pelo iPhone, existem opções de aplicativos como o Giphy Cam, que tem uma biblioteca de GIFs prontos; o Gifx, que conta com ótimos efeitos; o 5SecondsApp, com a opção de inserir textos, filtros e stickers; o Giffer, que importa imagens e vídeos; e o LoopCam HD, que aceita adicionar desenhos no GIF.

Para fazer GIFs a partir de um smartphone Android, você pode utilizar o GIF Camera (que exclui frames indesejados); o GIF Studio (que edita GIFs na ordem inversa); o Camera GIF Creator (ótimo para personalização); o Gif Me! Camera (com opções de filtros); e o GifBoom (disponível também para iPhone).

#Dica Sympla: Ninguém, inclusive você, precisa ser fera no Photoshop ou em design para criar um GIF. Faça o teste e você vai ver que é bem divertido brincar com GIFs o/

Para encontrar GIFs prontos

Muita gente faz isso: pesquisa GIFs prontos na internet pela economia de tempo e pela praticidade enquanto cria a mensagem. O bancos de dados de GIFs são bem cheios de opções, com animações de qualidade para todos os gostos, dando para baixar e usar como você quiser.

Google Images: entre no site do Google e use a caixa de pesquisa para buscar o termo desejado. Após aparecerem os resultados, clique em “Ferramentas de pesquisa”, clique no menu “Tipo” e selecione a opção “Animação”.

Pelo Imgur ou pelo Tumblr você também encontra milhares de opções de GIFs animados, basta pesquisar até localizar o que você precisa. Vale ter atenção se é necessário clicar na imagem para ativar o GIF, ou seja, a movimentação. E também se você não está com problemas de internet, caso demore para a visualização do GIF abrir.

Vale ressaltar que o GIPHY é o serviço mais completo de todos, por isso o mais utilizado pelas pessoas. Ele é um site que permite a você acessar uma vasta biblioteca de GIF’s disponível, assim como também permite criar seu próprio GIF.

Por que e como usar GIFs para divulgar seu evento?

GIFs são uma maneira de você se comunicar com seu público de forma criativa e divertida! Chamando a atenção e criando uma mensagem que vai gerar empatia nas pessoas, eles podem identificar tipos de situações que acabam mexendo com seus sentimentos e relembrando de experiências que desejam viver em um evento.

GIFs são fáceis de usar e de personalizar: são ótimas ferramentas para atrair o olhar do público, já que a disputa pela atenção é bem acirrada no meio online. Eles são efetivos ao transmitirem a mensagem da marca com objetividade e envolvimento, ficando na memória das pessoas como referência. Além disso, eles costumam funcionar bem mesmo quando visualizados por dispositivos móveis (são mobile-friendly) e são ótimos contadores de história, pois acabam criando um mini universo aos olhos do público.

Os GIFs são o “internetês” que a sua marca precisa, afinal, eles fazem parte da cultura da internet. Por isso, entre produzir uma imagem ou um vídeo, vá de GIFs!

Utilize-os para chamar a atenção de quem você precisa, como os possíveis participantes do seu evento. Seja via e-mail marketing, WhatsApp ou redes sociais, capriche no GIF que você vai enviar para ele ser bem recebido pelo destinatário da mensagem.

#DicaSympla: Automação de marketing para eventos: como utilizar na sua produção

Se você precisa reforçar algum detalhe do seu evento, como a obrigatoriedade de apresentação de documento na portaria, por exemplo, coloque na mensagem um GIF de um porteiro ou guarda fazendo sinal de ‘’pare” com a mão. As chances do seu público memorizar este detalhe por causa do GIF que ele viu serão muito maiores do que se fosse comunicado somente via texto ou imagem! :)

Somethin' I'M Good At Crossing Guard GIF by Brett Eldredge - Find & Share on GIPHY

 

#Dica Sympla: É preciso saber quando utilizar um GIF. Não exagere no uso para também não espantar o público.

Gifs ajudam no relacionamento com os participantes 

Você já deve ter percebido o poder do GIF para humanizar a comunicação de uma marca. Ele é uma poderosa ferramenta para criar conexão com as pessoas. E o Marketing Digital para Eventos é uma área que foca exatamente nisso: no elo que consegue criar e manter com os participantes.

Para aumentar a interação entre você e seu público, aposte nos GIFs! Agradecer a presença dos participantes do seu evento será mais divertido e interativo com um GIF. Vai explicar instruções de como chegar ao local? Então pense em usar o GIF cômico de uma pessoa tentando ler um mapa. Vai vender ingressos promocionais? Experimente comunicar usando um GIF de alguém utilizando uma lupa ou esta pessoa desesperada em uma fila.

Os GIFs mostram que, por trás de uma marca existem indivíduos em comum, como você e vários outros seres humanos. Portanto, usufrua desta tática tão eficiente e se divertida, seus participantes vão adorar o/

Glitter GIF - Find & Share on GIPHY