Uma tendência seguida pela maioria dos grandes festivais e eventos no mundo todo é a criação dos chamados aftermovies. Esse tipo de vídeo faz uma espécie de compilação de como foi o evento, destacando os melhores momentos, as atrações mais marcantes, a empolgação do público, entre outros pontos que mostram como aquela experiência foi única e especial.

Esse formato de ferramenta promocional começou a chamar atenção a partir de 2011, graças ao festival Tomorrowland, que passou a fazer verdadeiros filmes mostrando de forma lúdica e emocionante grandes momentos de cada edição do festival.

A partir da iniciativa do Tomorrowland, outros eventos começaram a investir mais e mais em vídeos. Além dos festivais, shows, festas, jogos e até casamentos adotaram a tendência, todos apostando em filmes que mostram como a experiência daquele evento foi incrível e, consequentemente, como a próxima edição será imperdível.

Por quê um aftermovie pode ajudar meu evento?

O objetivo do aftermovie é simples: fortalecer a marca. Mostrando como a última edição do evento foi incrível, o vídeo ajuda a criar um desejo na mente do público, que passa a sentir a necessidade de participar da próxima edição daquela experiência. Com isso, o aftermovie ajuda a tornar o evento mais atraente e cada vez mais conhecido, e atua como uma ponte entre o fechamento de uma campanha e o começo de uma nova.

Juntando imagens da locação e estrutura do evento, depoimentos de quem esteve presente, marcas patrocinadoras como parte do cenário e tomadas das experiências oferecidas naquela edição, o público pode sentir a essência do evento. É comum, por exemplo, que os vídeos nesse formato gerem muitas visualizações, contribuindo assim para um aumento na procura e nas vendas das futuras edições.

O aftermovie é bem democrático quanto ao seu estilo, podendo ser tanto um vídeo curto, como um de longa duração. Quase sempre ele é divulgado através das redes sociais oficiais poucas semanas depois do evento acabar, gerando grande expectativa e engajamento por parte do público.

As formas de contar a sua história e mostrar a sua marca também são das mais variadas. Há vídeos focados na ordem cronológica dos acontecimentos, outros que misturam experiências de diferentes momentos daquela edição. Há ainda aftermovies que criam narrativas mais ousadas, criando algo novo e interessante quase como o enredo de um filme. A imaginação e a criatividade não têm limites.

É importante ressaltar que para garantir a boa impressão causada pelo aftermovie, a qualidade do trabalho de captura das imagens e edição do vídeo é fundamental. O projeto deve ser coeso e harmonioso, expressando todo o clima do evento, e não funcionando apenas como um recorte ou uma filmagem aleatória.

Também é importante garantir que a mensagem passada seja verdadeira, representando exatamente o que o evento é e o que realmente ele ofereceu às pessoas que estavam lá. Afinal, tanto o público que participou do evento, quanto quem irá numa próxima edição poderão confirmar ou desmentir a mensagem passada pelo aftermovie, principalmente em comentários nas redes sociais.

#DicaSympla: 4 sentimentos que você deve despertar no seu evento

Exemplos de aftermovies para se inspirar

Nada melhor do que uma descrição seguida de bons exemplos para facilitar o entendimento, não é mesmo? Por isso, selecionamos alguns dos mais conceituados aftermovies de festivais para inspirar a sua produção.

Os melhores exemplos revigoram as lembranças de um modo único, levando os fãs de volta aos seus momentos favoritos, enquanto provocam a curiosidade naqueles que ficaram em casa.

Vale lembrar que esse estilo de vídeo pode ser usado nos mais variados segmentos de eventos, principalmente para aqueles que trabalham com um calendário mais fixo. Afinal, a ideia é gerar curiosidade e desejo, garantindo mais vendas para a próxima edição.

Tomorrowland Bélgica 2018

Começando com o festival que impulsionou a tendência de aftermovies, o Tomorrowland. O aftermovie da edição de 2018 traz uma bela visão de todo o espaço do festival, os palcos e destaque, depoimentos do público variado e de diferentes lugares do mundo, os DJs que se destacaram, um pouco das experiências gastronômicas oferecidas, muita animação e, claro, o embalo da música eletrônica que é o catalisador de toda essa experiência. O mais bacana desse vídeo, é que ele simula a experiência de como é chegar conhecer o evento.

Difícil assistir e não querer começar a se programar para conferir a edição 2019.

João Rock 2017

Em seu aftermovie da edição 2017, o João Rock deu um grande destaque para os artistas que se apresentaram nos diferentes palcos do festival. Isso foi bem mesclado às imagens da vibe do público, o que deixou o vídeo perfeito para gerar o sentimento de “queria estar lá”.

Além disso, com algo mais focado na interação do público com os shows, o evento também evidenciou a sua principal característica: ser um dos maiores festivais da atualidade com foco em Rock Nacional do Brasil.

Secret Solstice 2017

O Secret Solstice acontece na Islândia, e uma das características mais legais do seu aftermovie de 2017 é que ele tem uma “história” sendo contada, com um personagem misterioso que faz a ligação entre vários momentos do festival.

O vídeo explora bastante as paisagens da Islândia, mostrando que o festival também é uma ótima “desculpa” para fazer turismo pelo país.

DGTL São Paulo 2018

A edição paulistana do conceituado festival DGTL também fez um belo trabalho ao exaltar as paisagens urbanas da cidade de São Paulo em seu aftermovie oficial. Nesse caso, podemos conferir também o uso de um outro recurso no vídeo: a narração, que aqui funciona como um elemento que ajuda na explicação e consequentemente, na compreensão do contexto do evento.

Primavera Sound 2016

Misturando uma calmaria inicial com uma crescente intensidade, os aftermovies do Primavera Sound seguem quase a mesma fórmula todos os anos, já se tornando parte da identidade do festival.

Atrações no palco e a curtição do público são o foco dos vídeos, que embora mais simples do que os outros exemplos mostrados aqui, não deixam de ser extremamente funcionais.