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Uma das épocas mais aguardadas do ano no Brasil está chegando: o Carnaval! Além dos desfiles de escolas de samba, dos bloquinhos de rua e dos trios elétricos, as festas de Carnaval – sejam elas particulares ou abertas – também arrastam multidões para a folia.
Se você está organizando uma festa de Carnaval – seja para poucas pessoas ou para a cidade inteira – é fundamental investir na divulgação do evento. Afinal, é por meio dela que você poderá atrair pessoas para sua festa, aumentar os seus lucros e fazer com que as pessoas fiquem sabendo da sua produção!
Confira a seguir as dicas que preparamos para que você aprenda como divulgar uma festa de Carnaval da melhor maneira.
Como divulgar uma festa de Carnaval
Antes de começar a divulgar a sua festa de Carnaval, é preciso saber com clareza quem é o público-alvo do evento. Para isso, busque responder às seguintes perguntas:
- Qual é a faixa etária desse público?
- Quais tipos de eventos ele costuma frequentar?
- Quanto costuma pagar para participar destes eventos?
- Que bebidas costuma consumir?
- Que tipo de músicas esse público costuma ouvir?
Por mais que a proposta da sua festa de Carnaval seja diferenciada, uma coisa é certa: o seu público está em busca de muita música e diversão! Por isso, é importante ressaltar na sua divulgação quais atrativos e surpresas você irá oferecer na festa.
#DicaSympla: Como produzir uma festa open bar
Divulgação nas redes sociais
Grande parte dos compradores de eventos estão nas redes sociais, principalmente o público mais jovem. Por isso, é importante saber como cada rede social funciona e as melhores práticas para, de fato, impulsionar o seu evento.
Agora que você já sabe qual é o público-alvo da sua festa de Carnaval, é importante direcionar todas as campanhas em redes sociais a essas pessoas, tendo em mente seus hábitos, costumes e outros eventos que costumam frequentar.
A seguir, confira dicas para divulgar nas principais redes sociais:
Facebook: Além da página oficial de vendas da sua festa, você pode criar uma página de evento no Facebook e obter ainda mais visibilidade. Também é interessante publicar nessa rede vídeos, fotos e teasers que incentivem a interação do público com a sua página. Por último, crie anúncios por lá para divulgar seu evento de Carnaval, direcionando para a página de compra dos ingressos.
Tik Tok: Essa é uma das redes sociais que mais cresce em audiência, ou seja, é uma ótima oportunidade para atrair seu público. O forte dessa rede são os vídeos curtos e, em sua maioria, trazem tendências, vlogs rápidos ou as famosas dancinhas do Tik Tok. Você pode usar os recursos audiovisuais para mostrar os bastidores da sua festa, citar tendências e looks para o Carnaval, além de divulgar as atrações do seu evento. Identifique as trends do momento e as incorpore à sua produção!
WhatsApp: O Brasil está no top 3 países do mundo que mais usam o famoso “zap zap”, por que não aproveitar essa oportunidade?! Com essa ferramenta, você cria um canal direto de comunicação com o público interessado, podendo trazer atualizações sobre a festa, novidades, promoções e avisos de mudança. Vale explorar as listas de transmissão, criar um grupo com os participantes mais engajados ou até um canal.
X (antigo Twitter): O antigo passarinho azul é uma das plataformas com mais usuários do mundo, com alto potencial de divulgação rápida e massiva. Por lá, é possível divulgar sorteios e promoções do seu evento, responder de forma bem-humorada aos tuítes sobre sua festa, além de criar memes e poder aparecer no Trending Topics.
Divulgação no Instagram
Com foco em conteúdos visuais, o Instagram também é uma das redes sociais mais famosas do planeta. Como ele é direcionado para o compartilhamento de vídeos e imagens, é fundamental saber como utilizar estes dois elementos para divulgar uma marca ou evento sem deixar o público saturado. Por isso, reels curtos e posts marcantes são a chave para o engajamento nessa rede.
Além da postagem das fotos e vídeos, o Instagram também tem outra ferramenta: o Instagram Stories, que permite o compartilhamento de conteúdos variados que desaparecem depois de 24 horas. É possível fazer enquetes, adicionar links que direcionam para uma página fora do Instagram – como a página de venda de ingressos do evento, fazer uma contagem regressiva para o evento… O limite só depende da sua imaginação!
Aqui, é possível interagir com seus seguidores de maneira super ativa, como compartilhar um story de um cliente falando sobre sua festa, responder comentários que citam a produção, além de criar memes e engajar ainda mais seu público. Essa também é uma rede poderosa para obter feedbacks rápidos sobre o que as pessoas desejam encontrar na sua festa de Carnaval, bem como avaliações sobre a produção.
Também é possível criar anúncios pagos no Instagram – desenvolva uma boa imagem de divulgação, pense em uma legenda que atraia o público e adicione um link para a página de compras de ingressos.
#DicaSympla: Confira 7 dicas de como usar o Instagram Stories para divulgar seu evento
Divulgação com anúncios pagos
A criação de anúncios pode ser uma forma eficiente de atingir uma quantidade muito maior de pessoas, aumentando ainda mais o alcance da sua divulgação. Com os anúncios pagos, você consegue fazer com que a sua festa de Carnaval chegue ao público certo, ou seja, com muito mais chances de se interessar pela produção e adquirir ingressos.
É possível criar campanhas segmentadas de várias maneiras, escolhendo por exemplo: idade, localização, páginas de interesse e até pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma. Além disso, também são muitas as ferramentas para criar anúncios pagos, como Instagram Ads, Tik Tok Ads, Facebook Ads e muitas outras.
Existem alguns fatores que podem diminuir ou aumentar o alcance do seu anúncio e, consequentemente, o desempenho das vendas geradas a partir deles – como o valor adicionado para a veiculação do anúncio, a duração do anúncio e a quantidade de texto presente na imagem. Também é importante definir o objetivo do seu anúncio ou campanha: alcance, envolvimento, curtidas na página, reconhecimento da marca, tráfego, compra, conversão ou participação em eventos.
Existe também a possibilidade de adicionar um anúncio pago no Google – para isso, você deve utilizar o Google Ads. Lá, é possível configurar todos os objetivos do anúncio, além de contar com um diferencial: o seu anúncio é veiculado para pessoas que buscam por palavras-chaves e termos específicos (as chamadas keywords).
Somadas aos anúncios pagos, as UTMs (links parametrizados) podem gerar um acompanhamento completo do caminho que seus compradores fizeram, desde a visualização do anúncio até a efetivação da compra. Integrar sua página de vendas ao Google Analytics 4 (GA4) também fornecerá dados suficientes para comparar seus resultados. Com isso, você obtém dashboards completos para tomar decisões assertivas e ajustar campanhas, caso necessário.
Materiais de divulgação
Não existe divulgação sem os materiais adequados para isso, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de produzir materiais de divulgação da sua festa de Carnaval, nos tamanhos e formatos adequados! Você pode investir em panfletos, cartazes, imagens e vídeos variados, nos formatos para Instagram, WhatsApp, Facebook e para a página de vendas do evento.
Os materiais produzidos devem conter informações importantes sobre o evento, como o local de realização, data, horário, valor dos ingressos e principais atrações confirmadas. Você pode distribuí-los no meio digital e também em locais físicos, como bares, restaurantes e casas noturnas frequentadas pelo público-alvo do evento. Não se esqueça de que o seu evento de Carnaval é uma marca, e trabalhar o branding é importante para conquistar um espaço especial com o seu público.
#DicaSympla: Divulgação de eventos: como criar um plano de comunicação
Parcerias e Influenciadores
Você utiliza redes sociais? Então, com certeza você já se deparou com fotos e vídeos de influenciadores digitais – e possivelmente já foi influenciado(a) por eles!
Por terem um grande número de seguidores e geralmente darem opiniões sinceras sobre produtos e serviços, os influenciadores acabam passando confiança ao público. Dessa forma, investir em parcerias com os digital influencers pode ser uma excelente forma de divulgar uma festa de Carnaval. Além disso, é importante que os influenciadores escolhidos sejam condizentes com o público-alvo do evento.
Um caminho é começar pelos microinfluenciadores – em geral, eles têm valores mais atrativos e atuam de forma mais regionalizada.
#DicaSympla: Precisa de inspiração? Veja neste post como grandes festivais têm usado influenciadores na divulgação
Venda de ingressos para festa de Carnaval
Para aliar a venda de ingressos à divulgação da sua festa de Carnaval, a principal dica é utilizar uma plataforma de venda online de ingressos e, ainda mais importante, segura!
Isso porque, com a visibilidade das ferramentas digitais, a própria página de vendas do evento passa a servir como divulgação – principalmente quando otimizada para os mecanismos de busca (técnica conhecida como SEO).
#DicaSympla: Como fazer SEO para eventos: as principais estratégias de otimização
Ao inserir imagens de divulgação e utilizar as keywords corretas para descrever os principais atrativos e benefícios da sua festa, a página do evento tem mais chances de obter um bom ranqueamento em sites como o Google.
Além disso, obter ingressos pela internet é muito mais cômodo, prático e seguro para o público, que pode garantir a diversão na sua festa de Carnaval sem precisar sair de casa :)
Sympla + Carnaval = Sucesso
É tempo de Carnaval e verão! E, agora que você já sabe como divulgar uma festa de Carnaval, que tal aproveitar para fazer a sua festa onde os melhores eventos da temporada estão? Vem com a Sympla e crie na plataforma mais acessada do país, com mais de 100 ingressos vendidos por minuto!