Em um mundo cada vez mais digital, desenvolver um bom site para eventos é um dos passos principais para obter sucesso nas vendas e aumentar a divulgação das suas produções.

Como você já deve saber, é papel do organizador tornar a experiência dos clientes a melhor possível antes mesmo do evento acontecer. Uma forma de atingir este objetivo é construir o site onde o evento será divulgado de maneira simples, responsiva, agradável e consistente. 

Dessa forma, seu site de eventos pode se tornar uma poderosa ferramenta de atração e retenção de possíveis participantes, fazendo com que seu evento seja bem divulgado e alcance seu público-alvo de forma eficaz.

Neste artigo, vamos te contar as melhores dicas que você precisa utilizar na hora de construir ou escolher um site de hospedagem para seus eventos. Assim, você conseguirá passar uma imagem positiva das suas produções para seus visitantes e entenderá como este meio pode ser um verdadeiro investimento para a sua presença online!

Continue a leitura para descobrir nossas melhores dicas :)

Por que investir em um site para eventos

O site no qual seus eventos serão hospedados possui papel essencial para o sucesso de cada um deles, já que ele será visto como um reflexo do próprio evento.

Afinal, o site é o primeiro contato que o seu público terá com a sua produção, e cada detalhe contido nele (fotos, informações importantes, atrações, local etc.) ajudará a construir a imagem e a experiência do evento para aquele visitante. Além disso, alguns aspectos técnicos podem definir se o usuário irá continuar na sua página ou não. 

Por exemplo: imagine que você está tentando comprar um ingresso para ir a uma peça de teatro, mas o site possui o carregamento lento e você não consegue finalizar a compra. Depois de algumas tentativas, você fecha a página e desiste de assistir a peça, não é mesmo? Neste caso, tanto o comprador quanto o organizador do evento saem em desvantagem.

Além disso, quando a venda de ingressos é realizada pela internet e não em pontos de venda físicos, um site ou página de eventos otimizada resultará diretamente em mais visibilidade e em mais vendas. Ou seja, investir em um site ou plataforma de gestão de eventos é uma excelente estratégia para aumentar sua conversão e, consequentemente, seus lucros :)

Utilizar uma plataforma de eventos como a Sympla, por exemplo, é uma forma de garantir que a página do seu evento seja totalmente personalizada e responsiva, para ficar com a cara da sua marca, e funcionando em todos os dispositivos (computador, celular ou tablet), com diversas ferramentas para facilitar a gestão do seu evento.

Quais aspectos considerar ao construir o meu site

Antes de colocar a mão na massa, é importante definir qual será o objetivo principal do site. Você pode utilizá-lo apenas como divulgação de informações oficiais do evento ou como um local ativo de venda de ingressos. Mas, qual dos dois escolher? Veja só as principais vantagens:

Site para a venda de ingressos

Um site otimizado para a venda de ingressos é uma ótima alternativa para:

  • Reduzir custos com pontos de venda físicos;
  • Diminuir a burocracia do processo de venda de ingressos;
  • Otimizar a divulgação do evento na internet;
  • Ter mais controle sobre as vendas, custos e lucros do evento;
  • Oferecer mais segurança e praticidade ao público para a compra de ingressos;
  • Coletar dados estratégicos dos seus clientes.

#DicaSympla: conheça 10 motivos para vender inscrições do seu evento online

Site como central de informações

Mas, se você preferir utilizar seu site apenas para informar, você ainda poderá:

  • Aumentar a divulgação do seu evento;
  • Passar mais credibilidade para seu público-alvo;
  • Otimizar seu engajamento e suas estratégias de comunicação;
  • Incentivar a venda de ingressos;
  • E muito mais!

Agora que você já consegue definir qual será o objetivo principal do seu site, confira 5 dicas essenciais para criar um bom site para eventos:

1. Visual atraente

Você já tentou colocar em prática aquele ditado que diz para não julgarmos um livro pela capa? Se sim, deve saber que exige muita autodisciplina. E, querendo ou não, isso é exatamente o que acontece quando alguém acessa o site do seu evento. 

Portanto, dedique-se ao desenvolvimento de uma boa identidade visual para conseguir passar para seus visitantes a credibilidade que seu evento merece. Ela deverá ser coerente com a mensagem que você deseja transmitir e precisa ser mantida em todos os canais de divulgação.

Utilizando a Sympla para vender e divulgar seu evento, por exemplo, fica fácil ter um visual incrível, já que a página é completamente personalizável. Você pode inserir um banner, sua logo, escolher um tema pré-definido, além de alterar a cor e a imagem de fundo.

Dá uma olhada no exemplo abaixo:

site para eventos

2. Boa estrutura

Para ser bonito e eficaz, seu site precisa ser suportado por um código bem estruturado, que permita uma experiência de navegação agradável para os visitantes. Mesmo estando por trás dos elementos visíveis, um código bem estruturado é o que dará o suporte necessário para promover uma boa experiência.

Assim como no exemplo que demos anteriormente, se o seu site for lento e pesado, seu usuário rapidamente sairá da página, aumentando sua taxa de rejeição e reduzindo a eficácia das estratégias de venda de ingressos.

3. Fique atento ao Google!

É importante ter em mente que o Google penaliza sites que não fornecem boa experiência de navegação para o usuário. Portanto, sites com alta taxa de rejeição, que não são responsivos (ou seja, que não se adequam ao formato dos dispositivos móveis) e que não possuem um bom tempo de carregamento não irão performar tão bem quanto outros.

Ao usar uma plataforma de eventos como a Sympla para hospedar seus eventos, você já estará à frente nos buscadores. Isto porque a plataforma é otimizada para os principais mecanismos de pesquisa (como o Google, Bing e Yahoo!). Aliado às suas estratégias de divulgação, seu evento é encontrado mais rapidamente por quem realmente se interessa por ele.

Ao utilizar desta vantagem competitiva para divulgar e vender seus eventos, você terá mais chances de ranquear bem nas pesquisas e, consequentemente, de alcançar as pessoas certas :)

Além disso, nossa plataforma possui uma estrutura sólida e eficiente, desenvolvida por uma equipe expert em design e tecnologia, o que garante a responsividade em todos os dispositivos e um carregamento rápido – fatores importantes para o rankeamento nas principais posições do Google. 

Mais simples e fácil do que criar um site do zero, não é mesmo?

#DicaSympla: Aprenda aqui as melhores dicas de SEO para eventos!

4. Conteúdo de qualidade

Parece óbvio dizer que qualquer site precisa ter um bom conteúdo, mas quando falamos de vendas online, esta dica se torna ainda mais indispensável. Afinal, de nada adianta seu site ter bons aspectos técnicos se o conteúdo não for relevante para quem está navegando.

Para que o visitante do seu site de eventos se torne um comprador, você precisa passar confiança e credibilidade – e uma das maneiras mais eficazes de construir essa imagem é tendo autoridade no que você diz.

Por isso, pesquise bastante! Entenda qual é o seu público-alvo e como ele se comporta na internet para definir o tom de voz que você utilizará. Busque inspirações em eventos com públicos similares e faça com que seu conteúdo se destaque para eles.

#DicaSympla: Você sabe a diferença entre público-alvo e persona do seu evento?

5. Informações do evento

Após entender quais informações são essenciais para que seu público-alvo decida participar do seu evento, você precisa saber como utilizá-las a seu favor na composição da página.

É imprescindível que você organize todas elas de forma visualmente clara e atrativa.   Defina a ordem na qual cada tipo de informação irá aparecer e deixe em destaque as informações mais importantes para que seus visitantes as vejam logo de cara.

Não deixe de adicionar as principais informações sobre o evento no seu site, como:

  • Data e local do evento;
  • Atrações confirmadas;
  • Preços dos ingressos (incluindo data de abertura e encerramento de lotes);
  • Assuntos e temas que serão tratados no evento;
  • Descontos e promoções;
  • Políticas de troca e cancelamento.

Lembre-se de que, na internet, somos bombardeados por informações a todo instante e qualquer distração pode nos redirecionar a outro local. Por isso, uma página que esclareça todas as dúvidas de forma objetiva é fundamental para o sucesso das suas vendas e divulgações.

A regra aqui é clara: facilite a vida do usuário para que ele entenda sua mensagem e organize-a bem dentro da sua página!

Utilizando a Sympla, é bem simples estruturar sua página de evento da forma certa. A URL do seu evento é personalizável e as informações de local, hora, data e preço são dispostas logo após o banner do evento, para que o usuário entre e rapidamente possa considerar sua participação.

site para eventos 2

Você ainda consegue adicionar uma descrição da maneira que desejar (com textos personalizáveis, vídeos, fotos e links), além de deixar informações de contato para que os visitantes falem com diretamente com você. Tudo para que seu comprador esteja bem informado e sinta confiança na sua produção :)

Dicas anotadas! E agora?

Levando em consideração todas essas dicas para construir um site para eventos, você estará pronto para investir em mais uma forma eficaz de divulgação e venda de ingressos! 

Você pode decidir criar um site do zero ou utilizar uma plataforma que faça este trabalho para você. Se você optar por construí-lo, é fundamental recorrer a profissionais da área que te auxiliem a encontrar uma boa hospedagem, o que ajudará bastante no desempenho do seu site.

Mas se preferir utilizar uma plataforma de gestão de eventos completa como a Sympla, você poderá construir seu evento em menos de 5 minutos, com o melhor custo-benefício do mercado e várias ferramentas para otimizar a sua gestão em tempo real.

Além de ter total controle sobre o seu hotsite, você consegue fazer o check-in dos participantes, ter controle das suas vendas pelo borderô financeiro, enviar certificados de participação, personalizar e-mails de confirmação de compra e muito mais.

Se interessou? Então crie agora seu evento :)