Depois de alguns meses criando eventos online, webinars, videoconferências e outros encontros virtuais, você deve se ver perdido sobre como retomar os eventos presenciais com sucesso, não é mesmo? Novos protocolos para festa surgindo, coisas a mais para se preocupar na hora de criar o evento e tudo que você deseja é alguém que segure a sua mão e ajude a entender como fazer isso da melhor maneira.

A previsão é que o retorno com 100% do público aconteça gradualmente, mas que em 2022 já possamos ver os estabelecimentos cheios, sem precisar de distanciamento ou coisas do tipo. Enquanto isso, precisamos entender como não deixar “a peteca cair” e produzir os eventos na nova realidade. Por isso preparamos este post com algumas dicas do que fazer para se acostumar com os eventos presenciais. Confira:

1 – Observe para saber o que fazer

Aos poucos, os eventos retomam as atividades do setor. Em alguns estados foram realizados eventos-teste, para realizar o treinamento de protocolo, como shows, congressos, festivais etc. Tudo isso para testar lotação, check-in, atendimento ao público, distanciamento e realização das atividades. Por isso, busque entender como estes eventos estão acontecendo para minimizar os riscos.

2 – Experimente modelos híbridos

Muitas áreas no setor de evento estão apostando nos eventos híbridos. Ou seja, que acontecem pessoalmente e online. Para isso, é necessário mapear seu projeto baseando-se no fato de que ele pode acontecer com participantes no espaço do evento e também via internet. Assim, você consegue elaborar uma proposta para ambas as funcionalidades, incluindo as vantagens de cada um dos modelos.

3 – Use o check-in online

Geralmente, o momento do check-in do evento é o que mais gera filas. Isso porque existe uma grande quantidade de pessoas para alguns profissionais que ficam responsáveis por fazer o credenciamento de cada um. Por isso, é importante pensar em soluções que sanem isso de alguma forma. Na Sympla, você conta com a possibilidade de confirmação de presença (famoso Check-In), o que adianta boa parte do processo.

4 – Opte por documentos digitais

Se o cadastro para o seu evento exige documentação por parte dos participantes, é muito importante pensar em fazer essa “coleta” de forma virtual. Vale listar todas as necessidades de envio de documentos e optar pela opção que evita o acúmulo de pessoas no mesmo ambiente. Além de ser algo que economiza tempo, ainda ajuda o meio ambiente por evitar impressões desnecessárias.

5 – Pense na segurança do evento

Criar experiências positivamente memoráveis para os participantes é algo muito importante para reter a sua audiência em outras edições. Pensar na segurança de todos é o item número um do checklist. Analise todos os pontos do evento, com o objetivo de tornar ele ainda mais seguro. Lembrando que é essencial considerar os protocolos individuais da sua cidade, bem como a lotação máxima do local escolhido.

6 – Esteja aberto a se adaptar

Para ter sucesso na retomada de eventos, é preciso abrir os olhos para se adaptar ao novo cenário do setor. Para isso, pense em estratégias que torne todos os serviços oferecidos aos usuários em formato digital. A ideia aqui é diminuir a proximidade pessoal entre as pessoas, mas não a interação dela, bem como otimizar o tempo e acesso de todos.

Independente do seu setor na área de eventos, a retomada é um momento esperado por muitos. Por isso, busque sempre se informar e se atualizar sobre o mercado para tornar o grande dia memorável. Na Sympla, você conta com diversas soluções para eventos e pode criar e vender