O grande dia chegou: toda a estrutura foi montada, os atletas, aos poucos, começam a comparecer e realizar o check-in no evento, as equipes de produção se desdobram para realizar o melhor evento esportivo possível. Entretanto, de repente, acontece alguma falha e por conta deste imprevisto, toda a competição é cancelada. Este, certamente, é um grande pesadelo para qualquer organizador de eventos esportivos, não é verdade?

Pois, para que episódios fatídicos como este não aconteçam mais, é preciso que você sempre seja precavido e conheça os mais diversos tipos de problemas que o seu evento pode ter. Por isso, elaboramos um guia com os imprevistos mais comuns em eventos esportivos e como preveni-los. Quer saber mais? Então confira!

O clima não colabora

Entre os desastres mais comuns em eventos esportivos, estão aqueles de ordem natural. Se você pretende utilizar espaços abertos e precisa contar com a colaboração do clima, é importante ficar atento. Não dá para confiar que o tempo estará perfeito durante a data das competições e muitas previsões ainda podem falhar. Por isso, é sempre bom contar com instrumentos e estruturas que possam driblar os prováveis problemas naturais. Se você planeja organizar uma competição em quadras, é possível que você elabore estruturas de cobertura para que a chuva não atrapalhe os jogos.

Além disso, se a partida rolar em um campo, certifique-se se ele apresenta uma bom sistema de drenagem e que a água não ficará acumulada no gramado. Agora, se o problema for o sol escaldante e o calor, você pode se prevenir aumentando os estoques de água e isotônicos, além de planejar pontos de cobertura para que os seus participantes possam usufruir de espaços com sombra para o descanso.

O espaço não oferece condições adequadas

Além de possuir quadras, campos e circuitos adequados para a realização das competições, você também precisa fornecer um espaço adequado para os espectadores presentes. De nada adianta oferecer o melhor para os seus atletas, se o público não puder comparecer ao seu evento de forma confortável.

Por isso, certifique-se que as arquibancadas e os espaços destinados aos espectadores são bem seguros e não apresentarão problemas que poderão causar riscos ao público presente. Nesta hora, lembre-se que segurança é um item fundamental em qualquer tipo de evento, e isso também cabe às iniciativas esportivas.

#DicaSympla: você sabe como escolher o local adequado para seu evento? Veja dicas em nosso artigo :)

Os equipamentos não funcionam

Para dar um bom andamento nas competições de seu evento, é importante que você conte sempre com os melhores equipamentos de áudio e vídeo. Além de servir para dar uma maior participação a todos os presentes, eles o auxiliarão a anunciar, coordenar e organizar as competições.

E, sim, eles também podem falhar no momento de necessidade. Dessa forma, não hesite em ter sempre equipamentos reservas. Eles serão bem úteis caso algum aparelho ou instrumento de áudio ou vídeo não funcionar como devido. Ou, se você decidiu contratar empresas que forneçam este tipo de equipamento, certifique se elas estão prevenidas em casos de falhas.

Outra precaução é contar com um gerador de energia. Nas competições os telões, placares eletrônicos e a iluminação (caso seu evento seja noturno) não podem deixar de funcionar. Portanto, confira previamente se no local há gerador de energia elétrica ou se você precisará providenciar um externo.

Os suplementos acabam

Suprir as principais necessidades dos atletas é uma das tarefas de quem organiza um evento esportivo. Por isso, é importante que, ao planejar uma iniciativa como esta, você tenha sempre a melhor estrutura para oferecer aos participantes. E, dentro disso estão também os itens de suplementos e nutrição, como água e isotônicos.

Caso faltem os suplementos, a medida imediata é procurar o fornecedor contratado e verificar a possibilidade de entregar mais quantidades. Se não houver, procure em locais próximos ao evento a possibilidade de suprir pelo menos uma parte do desfalque.

Para que não faltem estes suplementos em seu evento, é preciso que você conheça desde o planejamento do evento o número exato dos atletas que estarão presentes e calcule bem a quantidade necessária destes itens. Para isso, você pode contar com ferramentas que o auxiliarão na elaboração da relação dos participantes, como uma plataforma online para venda de inscrições que permitem acompanhar em tempo real o número de inscritos.

#DicaSympla: com o aplicativo Sympla Organizador é possível acompanhar as vendas do seu evento sempre que desejar e em tempo real, realizar o check-in dos participantes por QR Code e muito mais!

Além disso, uma dica importante é também sempre contar com estoques reservas destes produtos. Dessa forma, você conseguirá valorizar o seu evento e ganhar uma melhor avaliação dos competidores e, se a quantidade prevista acabar, se lembrará que podem contar com eles!

Os instrumentos de competição são insuficientes

Se você propõe fornecer os instrumentos de competição aos atletas – como uniformes, números personalizados e chips -, é preciso que o suporte seja suficiente para todos os participantes presentes. Por isso, lembre-se que ao encomendar a confecção e adquirir estes itens, você deve saber precisamente a quantidade adequada ao seu evento.

Uma boa dica é também contar com kits reservas, já que existe o risco de um ou outro sofrer algum tipo de dano, como um número de peito rasgar por exemplo. Planeje sempre uma boa distribuição destes itens em seu evento. Assim, não haverá problemas para que os atletas e suas equipes confiem na organização de seu evento.

#DicaSympla: veja dicas para encontrar bons fornecedores para seu evento esportivo clicando aqui!

Briga entre torcidas

Em eventos esportivos sempre existe o risco de ocorrer briga entre torcidas. Caso ocorra, a solução imediata é chamar a equipe de seguranças para amenizar a situação e expulsar do local os brigões.

O que não pode ocorrer de jeito nenhum é não terem seguranças. Esta é uma providência que tem que ser tomada desde o planejamento do evento e sua relevância é tão grande que deve ser uma das primeiras coisas a serem pensadas. Um evento onde ocorre uma briga inesperada mas que está preparado para contê-la é até perdoável. O imperdoável é preparar um evento que não conta com as medidas de segurança necessárias.

Planejar e tomar as precauções devidas são ações imprescindíveis para a realização de um bom evento esportivo. Quanto mais você prevenir acidentes e falhas em sua organização, melhor será a sua produção. E, sim, esta também é uma forma de garantir o sucesso da sua carreira.


#DicaSympla: você organiza corridas, torneios, competições ou outros eventos esportivos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para eventos esportivos!