Garantir um ótimo evento, seja este de qualquer categoria e qualquer porte, passa pelo planejamento estratégico, controle financeiro, busca de fornecedores e patrocinadores, divulgação, execução das atividades durante a produção e coleta de feedbacks. Cada etapa tem suas peculiaridades mas todas elas visam um evento que seja benéfico para todas as partes. E quando se trata do público, um item não pode faltar para que todos aproveitem: a segurança.

Todo bom evento que se preze, além da organização geral impecável, necessita de medidas de segurança obrigatórias por lei. Para cada ramo de atividade e local existem ações específicas que visam manter a ordem e evitar acidentes. Mas há pontos comuns que devem ser seguidos em qualquer evento. Existe uma lista extensa do que deve ser avaliado para manter os participantes seguros durante todo o evento. A seguir uma breve descrição para você entender quais são as medidas essenciais e como elas podem variar:

Baladas, festas, shows e atrações artísticas

Para garantir maior segurança em festas que acontecem em casas de show e boates, o Ministério Público promoveu mudanças recentes. As alterações foram necessárias, principalmente, para evitar incêndios e acidentes com vítimas.

Além das medidas já utilizadas anteriormente, os responsáveis pela gestão das casas de shows e boates deverão divulgar para os clientes o número e a data de validade do alvará de funcionamento e da proteção contra incêndios. Tudo deverá ser impresso nos ingressos e demais materiais de divulgação das festas. Ainda será necessário informar na porta de entrada do estabelecimento a capacidade máxima de pessoas que o local suporta. Mas saiba que cuidados contra incêndios e determinação da quantidade de participantes também valem para produções ao ar livre.

Pode-se fazer uma revista das pessoas no momento da entrada, caso o organizador considere necessário. Também é importante verificar toda a estrutura do local e dos equipamentos usados para identificar áreas de risco que impedem o acontecimento do evento ou que devem apenas ser isoladas do acesso do público. Os espaços que não podem ser acessados devem estar sinalizados, bem como saídas de emergência e extintores.

Eventos esportivos

Nos jogos e competições esportivas, a preocupação se deve principalmente ao fato de que é comum um grande número de pessoas dentro dos estádios e quadras. Atualmente, é feito um processo de revista individual para detecção de porte de objetos de metais ou armas. Além disso, o público deve ser orientado por meio de informes impressos, cartazes e avisos sobre itens que não podem portar, tais como:

  • Mastros e bandeiras;
  • Objetos cortantes;
  • Latas e isqueiros;
  • Guarda-chuva;
  • Fogos de artifício e sinalizadores;
  • Bebidas e alimentos em geral.

Tudo isso visando manter a ordem e a paz alimentando o espírito esportivo, evitando brigas e confusões. Além disso, é muito importante garantir a segurança dos espectadores, que devem ficar a certa distância do jogo conforme a modalidade, ter mobilidade entre os assentos, estarem livres de acidentes como quedas de alambrados e arquibancadas. Portanto, é sempre bom instruir o público e ter uma equipe de segurança sempre pronta para conter os mais agitados.

Conferências, seminários e cursos

Em ocasiões como conferências, seminários, congressos, cursos e eventos similares, os procedimentos de segurança variam um pouco. Isso porque é comum os organizadores sublocarem salas em prédios comerciais, hotéis ou centros de convenções. Nesse caso, é preciso seguir as normas de segurança já estabelecidas pelo espaço e ainda avaliar se será necessário incluir medidas extras.

Isso deverá ser pensado a partir da natureza do evento. No caso de uma conferência sobre robótica, por exemplo, onde serão testados alguns protótipos e haverá demonstrações práticas, é bem possível que seja preciso verificar se as instalações elétricas suportam as voltagens dos itens a serem apresentados e se o número de extintores é suficiente, entre outros fatores.

Mas o que norteia a busca de informações sobre esse tipo de prevenção e segurança é o pensamento sempre focado no bem-estar comum. Se o organizador ficar atento para o conforto das instalações, as sinalizações e orientações adequadas e também às medidas que possam coibir ações mal intencionadas como furtos, não vai ser difícil associar esses cuidados às normas tradicionais contra incêndios, desabamentos e inundações. E tudo isso vai garantir um evento tranquilo, contagiante e seguro.

Medidas gerais

O alvará de funcionamento e uma equipe de segurança bem treinada são indispensáveis para a realização de qualquer evento. O primeiro permite a realização da produção, comunicando prefeitura e os bombeiros. Já os seguranças serão os responsáveis por identificar ações de risco entre as pessoas, afinal, além do local, pessoas também podem causar acidentes, mesmo que não estejam mal intencionadas.

A segurança é item-chave para o sucesso de um evento. Portanto, todo organizador precisa incluir a busca por uma excelente equipe em seu check-list de planejamento!


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!