Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Marketing de expectativa para eventos: como usá-lo para engajar o público?

Um evento começa bem antes da venda de ingressos! Essa é a oportunidade de instigar o público para que a decisão de compra seja feita antes mesmo que as vendas tenham início. Para isso, uma das táticas utilizadas por produtores é o marketing de expectativa para eventos, que trabalha gatilhos como antecipação e curiosidade para chamar atenção de mais pessoas.  

Veja, neste artigo, a importância do marketing de expectativa e como utilizar esses gatilhos para gerar interesse em torno do evento.

O que é marketing de expectativa para eventos?

Antes de tudo, é importante explicar qual é o conceito e como ele se aplica ao universo dos eventos. 

O marketing de expectativa tem o objetivo de gerar uma espera engajada do público pelo evento. É uma estratégia que deve ser usada para fazer as pessoas ficarem animadas e ansiosas pelo acontecimento

O produtor deve utilizar a expectativa como foco da divulgação do seu evento. Para isso, é possível explorar os gatilhos mentais da curiosidade e antecipação. 

Por exemplo, as ações abaixo podem ser desenvolvidas para gerar mais antecipação:

Como montar um plano de marketing de expectativa para eventos?

Qualquer evento conta com a etapa de planejamento, fase fundamental para uma experiência bem sucedida. Nesse sentido, organizar as fases do marketing de expectativa também é muito importante e faz parte desse processo.

Esse planejamento é realizado conforme o público é definido, assim como as questões logísticas do evento. Em suma, os principais pontos são:

Como divulgar o evento?

Após finalizar o planejamento, com todas informações em mãos, o produtor poderá desenvolver as ações de marketing de expectativa para eventos. Algumas das formas de divulgação são:

Uso de e-mail marketing

Se o produtor tiver uma base de contatos já consolidada, o e-mail marketing será uma ótima estratégia de divulgação do evento. Isso porque essa é uma ação relativamente simples e de baixo custo, podendo atingir milhares de pessoas. 

Para trabalhar a expectativa, o conteúdo da jornada de e-mails deve ser instigante e atrativo, revelando as principais informações do evento pouco a pouco. 

Uma boa pedida é utilizar uma linguagem de acordo com a persona, investido sempre em gatilhos mentais de antecipação e urgência. Ou seja, as pessoas precisam sentir que elas não podem perder essa chance, que o evento será uma experiência única e que elas precisam participar!

Redes sociais e influenciadores digitais

O marketing de expectativa para eventos pode se beneficiar muito de estratégias que contam com a divulgação de influenciadores nas redes sociais

Com a era digital, a forma de consumir informação mudou e se tornou um costume as pessoas buscarem, na internet, a opinião de outros sobre determinado produto ou serviço. Sendo assim, muitos estão deixando de utilizar as mídias tradicionais como jornal, rádio e a TV, para focar em divulgação no digital, por meio das redes sociais. 

Para usar essa estratégia no marketing de expectativa para eventos, o produtor pode enviar cortesias relacionadas ao evento para algum influenciador. Dessa forma, a pessoa pode divulgar de forma espontânea, pelo Instagram Stories, por exemplo, a ação que está por vir.

Outra tática é fechar uma parceria paga. Em ambos os casos, é fundamental que o influenciador tenha engajamento com um público que faça sentido com o seu evento. 

Não adianta simplesmente escolher alguém com muitos seguidores, se essa pessoa não se comunica com quem tem os mesmos interesses que você pretende alcançar, não é mesmo? 

Nesse sentido, a expectativa pode ser gerada de várias maneiras, como: 

Anúncios em mídia paga

Por fim, investir também em anúncios pagos do Google Ads e Facebook Ads é fundamental para as campanhas de marketing de expectativa para eventos. Essas ferramentas são ótimas oportunidades de atingir novos públicos e gerar mais inscrições. 

Uma tática para fazer isso é criar campanhas de pré-venda. Dessa forma, as pessoas não vão querer perder a “oportunidade incrível” de serem as primeiras a terem acesso a experiência, de aproveitar uma condição de pagamento melhor, de ganharem bônus por comprar antecipadamente, etc.

Por que é importante investir no engajamento?

Todas essas ferramentas e estratégias citadas acima visam atingir cada vez mais pessoas, gerando envolvimento e instigando o público, despertando a curiosidade. O objetivo principal é estimular a decisão de compra. 

Afinal, se não houver expectativa, haverá menos interesse. O resultado? Um número menor de vendas. Por outro lado, quando o produtor utiliza técnicas e canais adequados para falar com o público, há engajamento com a produção — seja ela uma transmissão online, um evento híbrido, um congresso, seminário, palestra, festa, comemoração e por aí vai. 

Com a Sympla, é mais fácil para o produtor executar as estratégias de marketing de expectativa para eventos. Isso porque a plataforma conta com diversos benefícios que facilitam toda a ação, como: 

Para organizar tudo nos mínimos detalhes, do planejamento à divulgação, você pode baixar as planilhas gratuitas para produção de eventos da Sympla. Com esse material, será muito mais fácil e eficiente realizar uma ação de sucesso!

Sair da versão mobile