Um dos maiores eventos do mundo, celebrado a cada 4 anos, está chegando! Depois de muita espera, está na hora de tirar a camisa da seleção do seu país da gaveta, procurar as antigas vuvuzelas nos armários e assistir aos jogos da Copa com a família e os amigos. Mas como um evento como a Copa pode te ajudar na produção das suas festas? Reunimos dicas e regras importantes para você aproveitar ao máximo esse evento tão querido por todos ?

O que não pode?

Vários termos relacionados à Copa são de uso exclusivo da FIFA e de seus patrocinadores. “Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018”, “FIFA”, “Copa do Mundo”, “Rússia 2018” e “Copa 2018” são alguns exemplos que não podem ser utilizados nem no nome do seu evento, nem nas peças gráficas.

A palavra “Copa”, sozinha, pode ser usada no nome do seu evento, bem como nas peças de divulgação. Tome cuidado com esses detalhes para não cometer nenhuma infração.

Fique atento também ao uso de designs oficiais, como o emblema oficial, o troféu e o mascote. Estes também são de uso exclusivo da FIFA e dos patrocinadores. Clique aqui para entender mais sobre as restrições da FIFA.

Com tantas restrições de uso, pode parecer que não dá para aproveitar nada da Copa para a promoção da sua festa, certo? Errado! O certo aqui é utilizar itens, palavras ou objetos mais genéricos, mas que deixem o universo do futebol, que ficará em alta nos próximos meses, em evidência. Mas como?

Decoração para os jogos

Se você está programando uma festa para algum dia de jogo mais importante, pode utilizar as cores das seleções que irão disputar como base decorativa para sua festa. Bolas de futebol, bandeirolas e flâmulas dos países em disputa e até mesmo pratos típicos podem ser um grande diferencial para seu evento. E se seu evento for depois de alguma decisão importante de classificação, pode utilizar a temática do time vencedor para celebrar!

Utilizar as tabelas de jogos que irão acontecer no dia do seu evento também é uma boa opção. Quando o Brasil for jogar com a Suíça, por exemplo, você pode oferecer um cardápio com pratos brasileiros típicos como a feijoada e sobremesas que possuam o chocolate suíço como ingrediente principal. A decoração pode ser relacionada ao vermelho e branco e ao verde e amarelo, além de conter objetos e referências ao universo futebolístico.

Transmissão dos jogos da Copa

Se você possui uma casa noturna ou outro tipo de estabelecimento e está pensando em transmitir os jogos da copa a partir da criação de eventos, deve ficar atento às regras estabelecidas pelo Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão do evento no Brasil, e da FIFA. As regras estão definidas e podem ser acessadas neste link.

Depois de conferir todas as regras para transmissão, você deve se preocupar com a execução desta atividade! Garanta que o som possa ser ouvido em todos os espaços (ou em grande parte) do local do evento sem problemas, interferências ou áudio ruim. É bem desagradável juntar os amigos, marcar de ver o jogo e não conseguir acompanhar o que está acontecendo por falta de estrutura, não é mesmo?

O tamanho ou quantidade de TVs também deve ser levado em consideração. Se houver espaço, garanta um projetor de qualidade para a transmissão! Assim, é mais provável que todos os participantes consigam assistir, mesmo estando longe. Se não for o caso, garanta que exista a quantidade de TVs necessária para uma boa experiência de todos os presentes, bem como que o tamanho delas seja coerente com o espaço.

A dica mais importante para a transmissão é: testar, testar, testar! Faça isso durante a montagem, antes do evento se iniciar e um pouco antes da bola rolar. Dessa forma, você evita imprevistos e garante sons e imagens excelentes para seus clientes e participantes :)

Experiências positivas

Você pode criar eventos pós-jogos do Brasil para celebrar os resultados obtidos. Decore o local com bastante verde e amarelo, mas cuidado com o uso dos brasões, emblemas e outros itens relacionados à Seleção, aos jogadores e aos patrocinadores. Eles também estão proibidos e o uso indevido pode causar problemas. Em 2014, na última Copa, foram relatados alguns casos de uso indevido de nomes, itens e outras imagens sem autorização prévia e empresas notificadas. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui

Se o local do evento permitir, é possível promover algumas brincadeiras e jogos, como por exemplo a distribuição de fichas de perguntas relacionadas às outras edições da Copa. Você pode perguntar qual país foi o maior vencedor, qual jogador do Brasil teve mais convocações para jogar, qual foi o maior goleador da história das Copas, qual foi o placar com mais gols, etc.

Você também pode montar um stand de chute ao gol para os participantes se divertirem, uma competição de embaixadinhas onde quem demorar mais tempo para deixar a bola cair vence, promover um encontro para a troca de figurinhas do álbum oficial ou realizar um quiz de bandeiras e países. Deixe a criatividade tomar conta da sua produção!

Deixe a bola rolar

Aproveite o futebol e todas suas referências para a criação dos seus eventos, não se limite aos itens que sejam relacionados à Copa exclusivamente. Invista em pratos típicos, músicas dos países, cervejas regionais e muita animação. Cumprindo as regras, é possível organizar um evento bacana que transmita a felicidade que toma conta de quase todo o mundo nessa época!


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!

Gostou das dicas? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais :)