Brasília tem uma arquitetura inconfundível e uma série de pontos turísticos. Só por isso, o destino já poderia ser atrativo para turistas, mas as razões vão além. A capital do Brasil também conta com uma programação completa de lazer e cultura e uma vida noturna agitada.
Está visitando ou vive na cidade e quer saber o que fazer em Brasília hoje? Listamos os principais atrativos e pontos turísticos e te mostramos como encontrar festas, shows, peças de teatro e outros rolês na capital nacional.
Quer ficar por dentro? Confira nossa seleção a seguir.
Catedral de Brasília
Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília é a obra número 1 do arquiteto na capital e parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e arquitetura do local.
A igreja fica localizada na Esplanada dos Ministérios e abre diariamente das 08h às 19h30. A visitação é gratuita, mas pode ter restrição nos horários de missas. Nossa dica é visitar a catedral tanto de dia quanto de noite, já que seus vitrais ganham um visual diferente dependendo da iluminação. O efeito é emocionante e vale muito a visita.
Conjunto Cultural da República
O Conjunto Cultural da República João Herculino é um complexo voltado para eventos culturais. O espaço conta com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola e possui mais de 90 mil metros quadrados.
Localizado entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Catedral de Brasília, o complexo foi inaugurado em 2006, no aniversário de 99 anos de Oscar Niemeyer. Essa foi uma das últimas obras do arquiteto construída na capital.
Memorial JK
Projetado por Niemeyer a pedido da esposa de Juscelino Kubitschek, o Memorial JK fica no ponto mais alto de Brasília e conta um museu, um mausoléu e um centro cultural para eternizar a memória do idealizador da capital.
Ele está localizado no canteiro central do Eixo Monumental. Entre os itens presentes no museu estão fotos do período de construção de Brasília, objetos e roupas pessoais, como a faixa presidencial. Além disso, é possível visitar o túmulo do presidente. Na parte externa, fica a famosa estátua de Juscelino, criada por Honório Peçanha.
O Memorial funciona de segunda a domingo, das 09h às 18h e o valor da entrada é R$ 4,00 (estudantes e idosos pagam meia).
Congresso Nacional
Tem dúvidas sobre o que fazer em Brasília hoje? Sabia que é possível participar de um tour gratuito pelo Congresso Nacional? A visita dura em torno de 50 minutos e acontece de quinta a segunda. Nas quintas-feiras é quando o visitante pode assistir a uma sessão parlamentar, por isso, quem quer visitar nesse dia precisa realizar um agendamento. Já nos demais dias, não é necessário agendar.
O horário do tour é das 09h às 17h30 e em dias úteis, adultos não podem visitar o Congresso de bermuda, regata, minissaia ou chinelos. Por isso, fique atento ao traje utilizado para não perder a viagem.
Pontão do Lago Sul
Para curtir a capital no fim de tarde e aos fins de semana, nossa dica é Pontão do Lago Sul, na margem do lago Paranoá oposta ao Plano Piloto. O trecho é bastante concorrido e tem uma vista linda, permitindo que o visitante caminhe pelo calçadão e aprecie o movimento de barcos e veleiros.
Na margem também é possível visitar bares e restaurantes com uma excelente vista e curtir a noite a dois ou em família.
Parque Nacional de Brasília
Conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional é o passeio perfeito para quem curte ficar mais próximo da natureza. São 30 mil hectares de área de preservação ambiental e o parque faz divisa com 3 bacias hidrográficas: Amazônica, do Prata e do São Francisco.
Com piscinas naturais, quedas d’água, trilhas na mata e espaços para piquenique, o Parque é uma excelente opção para passar o dia. Ele abre diariamente das 8h às 17h e o valor de entrada é R$13. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam.
Lago Paranoá
Conhecido como Mar de Brasília, o Lago Paranoá é um lago artificial que foi criado pensando em elevar a umidade do ar da capital. Suas águas, no entanto, viraram um importante cartão postal da região e podem ser exploradas por quem visita a cidade.
Dá pra fazer passeios de barco, caiaque, stand-up paddle, windsurf, kitesurf e outros esportes radicais para quem curte se aventurar. Quem quer uma programação mais relaxante, pode se jogar na pesca.
Brasília tem uma grande riqueza cultural, ambiental e arquitetônica, por isso, vale a pena pensar em uma programação completa para curtir o dia e a noite.
O que mais fazer em Brasília? Festas, shows, teatro…
Ainda não sabe o que fazer em Brasília hoje? Na Sympla, você encontra todos os tipos de rolês na capital, desde passeios turísticos até festas, eventos gastronômicos, shows e peças de teatro. Se joga na plataforma e explore os melhores eventos em Brasília hoje. ?