A música popular brasileira sempre foi marcada por grandes nomes. Mas você sabia que existe uma galera jovem que está reinventando o estilo e criando composições ainda mais ricas?
Neste post, a Sympla reuniu 4 artistas da nova MPB, entre nomes já consagrados, revelações e grandes apostas da geração atual que vale a pena acompanhar. Confira a seguir!
O que é a nova MPB?
A Nova MPB é uma espécie de renovação da Música Popular Brasileira. Essa nova safra de artistas surgiu a partir dos anos 2000 e trouxe uma musicalidade moderna, combinando a voz e o violão da MPB clássica com outros ritmos como samba, bossa, pop, rock e eletrônico.
Com letras cativantes e uma sonoridade simples, o estilo musical já se configura como um movimento mainstream e, às vezes, ganha o rótulo de música Indie ou alternativa.
A MPB da nova geração conta com artistas já consagrados como Jorge Vercillo, Maria Rita e Pedro Mariano e alguns nomes que ainda despontam no cenário musical. Em comum, esses talentos apresentam muita personalidade e uma sonoridade moderna e super interessante.
4 artistas da nova geração
Muitos dos artistas da nova MPB já têm o seu espaço reservado no universo da música. Outros, no entanto, ainda estão entrando na cena e galgando espaço entre os grandes nomes. E é essa galera que a Sympla apresenta hoje.
A seguir, você vai conhecer 4 talentos que estão despontando e vai poder conferir um pouco mais sobre seus trabalhos recentes e as próximas apresentações de cada um.
1. Sancha
O cantor mineiro Sancha (@sancha.eu), de 33 anos, integrou por uma década a banda Ledjembergs e agora está se aventurando na carreira solo. O artista lançou, no dia 4 de agosto, seu primeiro álbum solo autoral, “Americanto”, que descreve como “um cantinho da América, e um cantar americano”.
O cantor se apresenta como “um artista que busca sonoridades e texturas musicais melodicamente líricas em um caldeirão de notas e influências musicais”. Seu primeiro disco reúne nove músicas inéditas e parcerias com Lucas Ucá e Marcio Junqueira, e participações especiais do rapper mineiro Renegado em “America do Sul”, Coração de Andarilho em “Terra a Vista” e Lisa Mallet em “Grafite”.
2. Rubel
O cantor e compositor Rubel é carioca, tem 32 anos e começou a compor em 2011, enquanto estudava cinema na Universidade do Texas. Seu primeiro álbum “Pearl” foi lançado em 2012 de forma independente, apenas na internet e se tornou um sucesso absoluto com o hit “Quando Bate Aquela Saudade”.
A partir daí, o artista se jogou de vez no mundo da música e iniciou sua promissora carreira. Seu segundo álbum “Casas” foi eleito o 20º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2020, Rubel participou, ainda, de parcerias musicais com grandes artistas como Gal Costa e Adriana Calcanhoto.
Em março de 2023, o artista lançou seu primeiro álbum duplo “As Palavras Vol 1 & 2“, se aventurando em um caminho mais brasileiro e mais popular.
3. Majur
Negra, não-binária e gay, Majur é uma cantora baiana que vem ganhando um espaço muito relevante no cenário da nova MPB. A artista começou na música aos 5 anos, no coral da Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador, mas foi na internet que ela teve o seu trabalho reconhecido.
Sua música “Náufrago” já alcançou mais de 950 mil reproduções no Youtube. O sucesso, que começou nas redes sociais, ganhou o país. Majur é agenciada por Paula Lavigne e já participou de grandes trios no Carnaval de Salvador e de festivais renomados como o GRLS! e o Rock In Rio.
A cantora também fez parte do line-up do festival Rock the Mountain, que aconteceu em novembro de 2023 em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
4. Zé Ibarra
O cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista Zé Ibarra é mineiro e começou sua carreira na bateria. Lançou seu primeiro álbum, “Continuidade dos parques” com a banda Dônica em 2015, disco com o qual venceu o Prêmio da Música Brasileira de artista revelação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua carreira, participou de shows nos maiores festivais de música do país, como o Rock in Rio e o Lollapalooza. Também integrou a banda Bala Desejo, formada em 2021, que conquistou o Grammy Latino na categoria “Melhor álbum pop em português”.
Em 2023, Zé Ibarra lança seu projeto solo “Marquês 256” com oito músicas gravadas, apenas com voz e violão, na escada do prédio onde mora a sua avó.
#DicaSympla: O guia definitivo das festas de fim ano com a Sympla
A Nova MPB marca um cenário rico de artistas que vale a pena conhecer. Neste post, a Sympla listou 4 nomes que vem se destacando no cenário e que vão garantir rolês musicais incríveis.
Quer ver mais artistas como esses, ao vivo, perto de você? Confira a coleção de Festas e Shows no site da Sympla.