Quem já assistiu filmes, séries e outros programas culinários pode ter ouvido falar da estrela Michelin, uma classificação mundial que determina a qualidade de um restaurante. Essa escala de qualidade é dividida em três níveis e cada estrela confere mais prestígio ao estabelecimento.
Neste artigo, será possível entender o que há por trás dessa “premiação”, desde sua origem e motivo de existência, até locais para conhecer aqui no país.
O que é e qual a origem da estrela Michelin?
A estrela Michelin é uma avaliação que atesta a qualidade dos restaurantes. Ela surge com a criação de outro item famoso, o Guia Michelin. Elaborado nos anos 1900 pelos irmãos André Michelin e Edouard Michelin, a primeira edição do material tinha como objetivo ajudar motoristas em viagens, inclusive, com dicas de onde comer.
E, se está pensando em pneus, saiba que acertou! O manual foi criado pelos empresários para fomentar os passeios e a compra de pneus da Compagnie Générale des Établissements Michelin.
Porém, com o tempo, a notoriedade do guia cresceu e ele se tornou uma publicação que classificava os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Inicialmente, os estabelecimentos recebiam apenas uma estrela, mas, em 1936, foi instituído o ranking de zero a três.
A classificação é indicada por inspetores do guia.
No Brasil, a publicação só foi lançada em 2015. Ela é única na América do Sul e traz recomendações de estabelecimentos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Como funciona a estrela Michelin?
A estrela Michelin possui um “ranking” que varia de zero a três. As notas são atribuídas por inspetores do guia, que, anonimamente, visitam e apreciam a culinária desenvolvida em restaurantes por todo o mundo.
Isso é feito para que a experiência deles não seja diferente da que um cliente comum teria. Se a visita merecer destaque, pode ser avaliada de zero a três, sendo que:
- uma estrela indica que o estabelecimento é requintado e que vale a visita;
- duas estrelas revelam que o restaurante é excelente, que os produtos são valorizados pelo chef responsável, resultando em pratos surpreendentes;
- três estrelas significam que o local é excepcional, entregando aos visitantes produtos incríveis, composições equilibradas e pratos verdadeiramente perfeitos.
A “notas” são estabelecidas levando em conta cinco critérios de avaliação, reconhecidos publicamente:
- a qualidade dos produtos;
- o domínio do sabor e técnicas culinárias;
- a personalidade do chef na sua cozinha;
- a relação entre qualidade e preço;
- e a consistência entre as visitas.
Conheça alguns restaurantes brasileiros que possuem a estrela Michelin
Os inspetores do Guia Michelin vem atuando e avaliando cozinhas por todo o mundo e o Brasil também está no roteiro dessas visitas. Atualmente, em terras brasileiras nenhum restaurante possui a classificação máxima na escala, porém existem quatro estabelecimentos com duas estrelas e outros dez com uma.
Abaixo, é possível ver quais são os locais com melhor avaliação do país:
D.O.M
Os paulistas já podem comemorar, pois dois locais que receberam duas estrelas Michelin estão localizados na capital.
O D.O.M, tem uma cozinha com propostas interessantes e únicas, valorizando a culinária do país. O restaurante é do chef Alex Atala, um dos profissionais brasileiros mais conhecido internacionalmente.
No menu de degustação, você encontra a utilização de ingredientes nativos do Brasil, como:
- o Tucupi;
- o Jambu;
- o Palmito Pupunha;
- etc.
Ryo Gastronomia
Localizado também em São Paulo capital, esse restaurante possui uma estética minimalista, que conecta quem o visita à natureza.
Focado em preparações japonesas, o chef Edson Yamashita, cria pratos que impressionam pela sua excelente qualidade, texturas e sabores marcantes.
Oro
No Rio de Janeiro, o Oro tem como proposta a mescla entre as raízes da gastronomia brasileira e a de vanguarda, que homenageia as várias regiões do país.
Um ponto interessante é que os pratos, assinados pelo chef Felipe Bronze, vêm acompanhados de opções de harmonizações criadas pela sommelière Cecilia Aldaz.
Oteque
O Oteque oferece aos frequentadores uma proposta moderna, seja nos pratos ou na decoração.
Localizado no Leblon, no Rio de Janeiro, o estabelecimento entrega preparações surpreendentes, utilizando os melhores peixes e mariscos da região, criando propostas delicadas com harmonizações sofisticadas e acertadas.
Quem assina os pratos é o chef Alberto Landgraf.
Indicações para estrela Michelin: como fazer?
Agora que já sabe o que é, como funciona e conhece alguns restaurantes que possuem a estrela Michelin, pode ser que esteja se perguntando: como é possível indicar um estabelecimento?
O processo é super simples, mas a visita dos inspetores não acontece imediatamente. Para designar um local, basta acessar o site do Guia Michelin, na aba de “Contate-nos”. Então, é só preencher os campos com os dados a seguir:
- nome;
- sobrenome;
- e-mail;
- quem está fazendo a indicação (utilizador, um gerente de hotel ou restaurante, outro);
- o assunto do contato (indicar um restaurante);
- e uma mensagem.
Sabendo como indicar, o próximo passo é visitar restaurantes e estabelecimentos para provar pratos diferentes e deliciosos. Para isso, venha conferir as mais variadas opções de eventos gastronômicos que a Sympla oferece!
E se você quer começar a gourmetizar o seu encontro com a família e amigos, confira esse artigo sobre como preparar um churrasco com carnes especiais.