Como produtor de eventos, você já deve estar por dentro das datas comemorativas do ano, afinal, produzir festas temáticas é uma tendência que atrai público e engaja os participantes. Nesse contexto, uma das datas mais lembradas é o dia 31 de outubro, a oportunidade perfeita para organizar uma festa de Halloween incrível.

O Halloween se tornou uma das celebrações mais divertidas no calendário de eventos e é uma maneira de unir tradição e entretenimento. Abóboras, caveiras e esqueletos são alguns dos elementos típicos dessa celebração “pra lá” de sombria. Mas, no ano de 2021, algumas novidades precisam ser incorporadas na produção: os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Realizar um evento seguro é essencial para conquistar a confiança do público e das autoridades responsáveis, além de ser uma questão de saúde pública. Neste post, você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber para organizar uma festa de Halloween mais segura e responsável. E claro, muito divertida e sinistra. Quer saber como? Continue a leitura!

Sobre a festa de Halloween

Para acertar na organização de uma festa temática, nada melhor do que conhecer o conceito e o tema um pouco mais a fundo, não é mesmo? Por isso, é interessante saber que o Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas, tem origem no festival celta Samhain, celebrado onde hoje é o Reino Unido. A palavra “Halloween” vem da expressão inglesa “All Hallows eve”, onde hallow significa “santo” e eve significa “véspera”, já que a festividade ocorre no dia anterior ao Dia de Todos os Santos.

Acreditava-se que nessa data os mortos se levantavam para apoderar-se dos corpos dos vivos. Daí nasceu o costume de usar fantasias e decorações assustadoras para espantar essas visitas indesejadas (que medo!).

Com o passar dos anos, o Halloween se tornou uma das datas mais aguardadas nos Estados Unidos, onde reinam as decorações temáticas, fantasias, guloseimas e festividades. E cada vez mais a data ganha força no Brasil, como uma divertida comemoração para pessoas de todas as idades.

Como organizar uma festa de Halloween de forma segura

Ao organizar sua festa de Halloween é fundamental considerar as etapas de planejamento como em qualquer outro evento. Defina data, local, decoração, comidas e bebidas, estratégias de divulgação, a estrutura e serviços que serão necessários no dia escolhido. Tudo isso deve ser pensado considerando a temática do evento e os protocolos de segurança. Mas calma, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar em cada um desses passos. A seguir você vai entender melhor como planejar um Halloween de sucesso na retomada dos eventos presenciais.

Confira os protocolos da sua cidade

O primeiro passo para planejar uma festa na retomada dos eventos presenciais é conhecer os protocolos de segurança contra a Covid-19 da cidade onde o evento irá acontecer. É essencial estar por dentro das novidades sobre as medidas de flexibilização e o que pode ou não ser feito. Essas informações irão influenciar o porte do evento, local, serviços a serem contratados, comunicação com o público e muito mais.

Cada cidade no Brasil tem protocolos diferentes uma da outra e as recomendações podem ser alteradas de forma rápida. Portanto, o ideal é que você pesquise as notícias mais recentes da sua cidade e se mantenha atualizado. Se necessário, tente contatar a prefeitura para não ser pego de surpresa por nenhuma restrição. Afinal, não é esse tipo de susto que queremos ter no Halloween, né?

Além disso, não se esqueça que seu evento precisa de um alvará para acontecer, este documento é obrigatório e é emitido pela prefeitura da cidade.

Defina o local do evento

Uma vez que você já saiba quais devem ser as medidas de segurança sanitária e as limitações do seu evento, é possível estimar o tamanho do público que você espera receber. Com isso, escolha um local para sua festa de Halloween que comporte de forma confortável todo o seu público e viabilize o distanciamento requerido.

Não se esqueça de considerar os pontos com potencial para aglomeração, como a entrada do evento, a entrada dos banheiros e o bar. Esses locais devem ser planejados para serem espaçosos e com serviços otimizados a fim de evitar filas. Pensando nisso, uma dica interessante é apostar nos caixas móveis, com funcionários andando pelo local com sinalização, cardápio e máquina de cartão de crédito. Lembre-se de dar preferência para os espaços abertos ou bem arejados.

Aposte na decoração de Halloween

Quem compra ingresso para uma festa de Halloween já cria expectativas sobre a decoração do local, normalmente com temática marcante e divertida. A decoração é um elemento super importante em um evento desse tipo, por isso, temos um artigo só sobre esse assunto com várias dicas de decoração para Halloween.

Agora, pensando nos detalhes da decoração no contexto da pós-pandemia, você pode apostar em soluções criativas. Por exemplo: escolher pontos estratégicos para inserir dispensers com álcool em gel que se integrem à decoração e que incentivem seu uso para higienização das mãos de forma divertida ao longo da festa.

Crie comidas e bebidas temáticas

As comidas e bebidas de uma festa de Halloween são um show à parte! Invista em petiscos e bebidas que sejam decorativos. Alguns exemplos são:

  • Balas de minhocas e olhos;
  • Ketchup esparramado;
  • Drinks com gelo seco;
  • Shots em seringas;
  • E por aí vai.

Muitas dessas opções são simples de fazer, com possibilidade de terem grande destaque apenas com desenhos ou formatos inspirados no Halloween, como um queijo cheddar cortado em formato de rosto de abóbora, biscoito de chocolate formando uma lápide e suspiro com rosto desenhado representando um fantasma.

No contexto de retomada de eventos presenciais, se possível, defina um espaço reservado no local dedicado para a alimentação. Lembre-se de calcular e preparar a quantidade de comidas e bebidas de acordo com o tamanho do público esperado e otimize a entrega dos produtos para evitar filas.

Atente-se aos cuidados básicos

Independentemente dos protocolos obrigatórios de cada cidade, alguns cuidados básicos são importantes nos eventos presenciais pós pandemia.

  • Higienize o local antes, durante e depois do evento. Ao longo da festa dê uma atenção especial às superfícies que são frequentemente tocadas pelas pessoas, por exemplo o balcão do bar;
  • Oriente os profissionais contratados e informe todos sobre os protocolos do evento;
  • Forneça máscara e outros equipamentos de proteção para a sua equipe;
  • Meça a temperatura corporal dos participantes na entrada do evento. Pode ser interessante também pedir um comprovante de vacinação ou um teste negativo de Covid-19 recente;
  • Distribua álcool em gel e deixe disponível ao longo da festa.

Seguir essas dicas é importante para a saúde da população e para garantir que a retomada dos eventos presenciais não passe por uma regressão. Além disso, um evento alinhado com esses cuidados básicos indica que o seu produtor é responsável, o que influencia na sua credibilidade.

Divulgue de forma inteligente

Ao divulgar a sua festa de Halloween, considere quem é o público-alvo e produza textos e imagens que sejam interessantes para este grupo. É importante explorar a temática já na divulgação e deixar claro os diferenciais do evento. Aproveite para comunicar as regras e protocolos. É importante que não aconteça quebra de expectativas e que todos estejam cientes das eventuais limitações.

Na comunicação com os participantes, avise antecipadamente que caso alguém apresente sintomas de Covid-19 é melhor ficar em casa e deixe claro o que é possível fazer com o ingresso comprado.

Faça a venda de ingressos online

A estratégia de vendas de ingressos pode ser determinante para o sucesso do evento. É essencial que esse processo seja feito de maneira prática sem gerar atritos para os participantes. No contexto da retomada dos eventos presenciais, a melhor opção é realizar a venda dos ingressos de maneira online, evitando filas, aglomeração de pessoas e permitindo que a compra seja feita no conforto de casa.

É possível ainda utilizar lotes promocionais, códigos de desconto e oferecer diferentes formas de pagamento. Uma maneira simples de fazer tudo isso é criando seu evento na Sympla, assim você tem uma página com todas as informações sobre sua festa de Halloween e pode personalizá-la com fotos, textos e opções de ingressos. Depois é só compartilhar o link criado em suas redes sociais e com seus contatos para que a compra seja realizada ali mesmo.

A retomada dos eventos presenciais é o que todos estávamos esperando, mas para que a situação continue progredindo, não se esqueça das dicas que te passamos aqui. Lembre-se: é possível promover uma festa segura, divertida e com todos os sustos apenas por conta da decoração. Então, pronto para começar a planejar sua festa de Halloween? Conte com a Sympla e crie agora o seu evento presencial ou online.