Escolher entre um evento híbrido ou presencial em 2022 está sendo uma grande dúvida entre os produtores que já estão de olho nas oportunidades do próximo ano.

Em uma entrevista dada à Época Negócios, o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori Júnior, afirma que, em 2022, é esperado que 100% da programação de eventos tenha voltado — o que representa, em média, 440 mil eventos no ano.

Com essa grande expectativa, é imprescindível que você, como um profissional desta área, esteja preparado para investir os seus esforços e ter uma produção de sucesso. Mas antes, é essencial saber qual a melhor aposta para 2022 — o evento híbrido ou presencial?

Continue lendo este artigo e verá:

  • qual a diferença entre o evento híbrido e o presencial?
  • quais as vantagens do evento híbrido e do presencial?
  • evento híbrido ou presencial — descubra qual a melhor opção para o seu setor?

Qual a diferença entre o evento híbrido e o presencial?

Com a flexibilização das normas de distanciamento social e a maioria da população brasileira imunizada, a pauta sobre evento híbrido passou a ser muito discutida entre os especialistas neste setor.

Com isso, surgiu a dúvida para escolher entre o evento híbrido ou presencial em 2022, a fim de conquistar o principal objetivo dos produtores, que é levar entretenimento e conhecimento para as pessoas de maneira eficiente.

Mas, antes de mais nada, é fundamental entender qual o conceito do evento híbrido e do presencial e saber qual deles faz mais sentido para o seu segmento.

Veja a seguir:

O que é evento híbrido?

No dicionário, a palavra híbrido se refere à união de diferentes elementos na sua composição, ou seja, aquilo que engloba duas coisas distintas, a fim de melhor aproveitá-las. Sendo assim, por definição, os eventos híbridos misturam a experiência presencial com uma programação virtual.

O evento híbrido acontece parte presencial, parte virtual, onde alguns dos palestrantes podem estar por trás da tela, enquanto os convidados vão até o local do evento, por exemplo. Mas também pode acontecer de maneira contrária, onde os palestrantes estão no ambiente físico, e o público participa de forma virtual.

Tudo dependerá do planejamento da sua produção e das necessidades exigidas tanto pelos especialistas, quanto para quem está assistindo ao conteúdo.

Segundo pesquisa da VM Consultoria e da SSK Análises, este formato já é utilizado por 83% dos organizadores de eventos. Além disso, 76% dos entrevistados acreditam que o modelo é uma solução que será cada vez mais utilizada daqui para frente.

Diante disso, essa pode ser uma boa escolha para os produtores de eventos que desejam aumentar a sua visibilidade e tornar a produção um sucesso.

O que é evento presencial?

Ao contrário do evento híbrido, que pode ser realizado parte online e parte em um espaço físico, o evento presencial acontece 100% de forma presente, onde todos os integrantes dessa produção estarão no mesmo local, sejam parceiros, visitantes, marcas, equipe técnica, produtos, entre outros.

Nesta modalidade, existem custos com montagem, matéria-prima, locação de espaço, brindes e materiais de divulgação. Sendo que, no evento híbrido, parte desses valores podem ser reduzidos, pensando que os custos serão divididos em online e offline.

Além dessas características, o evento presencial promove a interação entre o visitante e a marca em tempo real, sem necessitar de equipamentos tecnológicos para que isso aconteça.

Deste modo, para os produtores, este tipo de evento também proporciona uma maior conexão com todos os envolvidos na produção, aumentando as possibilidades de novos negócios e estar por perto em todos os processos.

Evento híbrido ou presencial: qual opção escolher?

Agora que você já sabe as características de cada modalidade, chegou a hora de escolher entre o evento híbrido ou presencial. Mas, para isso, você precisará entender as vantagens de cada um deles e como eles podem contribuir para o seu crescimento profissional. Veja a seguir:

Vantagens do evento híbrido

  • aumento do alcance do público;
  • redução de custos logísticos;
  • acesso a conteúdos pós-evento;
  • otimização do investimento;
  • acesso a palestrantes e atrações sem limites geográficos.

Vantagens do evento presencial

  • possibilidade de interação presencialmente;
  • entrega de brindes na hora do evento;
  • troca de ideias e experiências sem limitações;
  • relacionamento pós-evento e networking;
  • proporciona maior engajamento dos participantes.

Conclusão

Diante dessas informações, fica fácil escolher o tipo de evento ideal para o seu negócio, dependendo do objetivo da produção e como você quer se posicionar no mercado. Sendo assim, a melhor aposta para 2022 é aquela que mais tem a ver com o perfil do seu público.

Mas lembre-se, 2022 é um ano de retomada, quando as pessoas estarão ansiosas por novas experiências e o convívio social. O mercado de eventos presenciais já está se aquecendo e as vendas de produções desse tipo estão a todo vapor na plataforma da Sympla. Se o seu público-alvo se interessa por eventos assim e considerando o cenário que vivemos, esse pode ser um ótimo momento para apostar nos eventos presenciais!

Mas, não basta apenas escolher o tipo de evento, é fundamental ter uma plataforma especializada nesta modalidade de produção, seja ele um evento híbrido ou presencial. Na Sympla, você encontra uma plataforma de alta qualidade!

Sympla oferece soluções que vão desde a publicação, gestão, venda e entrega de ingressos, garantindo que você tenha total autonomia e as melhores ferramentas para bombar o seu evento.

Acesse o site da Sympla e comece sua produção de eventos agora mesmo!