A venda de cursos online é uma ótima oportunidade para quem tem algo a ensinar. Para alguns desses novos empreendedores, algumas etapas da produção do curso podem parecer desafiadoras, como a edição do conteúdo. Por isso, é fundamental conhecer as melhores opções de editores de vídeo.

Em uma realidade na qual os encontros presenciais podem ser inviáveis, os conteúdos de vídeo ganham cada vez mais espaço. Mesmo quem nunca tinha tido contato com o ensino online, provavelmente teve nos últimos anos. Segundo um levantamento, durante a pandemia a compra de cursos online aumentou mais de 200%.

Com tanta procura e tantas opções, como fazer seu curso se destacar? O segredo pode ser apostar na qualidade do seu conteúdo. E isso não diz respeito apenas ao tema abordado, também se relaciona à forma como ele é apresentado, e os editores de vídeo desempenham um papel fundamental nesse aspecto.

Para ajudar, este post reúne dicas de como escolher e exemplos dos melhores editores de vídeo para você produzir um curso de sucesso. Acompanhe!

Importância dos editores de vídeo

O vídeo é um formato de conteúdo que integra imagem e áudio, é de fácil consumo e é capaz despertar empatia em quem assiste. Todas as vantagens do vídeo só são válidas quando a experiência e expectativas do usuário são atendidas.

Afinal, um vídeo mal feito impacta a credibilidade e autoridade do produtor do conteúdo e, consequentemente, suas próximas vendas.

Ao gravar uma vídeo-aula, por exemplo, em alguns trechos pode ser necessário exibir slides de uma apresentação, gráficos ou frases de destaque. Ainda, é provável que ocorram pausas entre um assunto e outro ou até mesmo erros de gravação.

Esses pontos tornam a edição de vídeo uma etapa essencial da produção de cursos online. Mas, como uma pessoa sem experiência em produção audiovisual pode cumprir essa tarefa? Confira algumas dicas a seguir.

#DicaSympla: Descubra como montar um curso a partir de suas experiências profissionais

Quais são os melhores editores de vídeo para iniciantes?

Os editores de vídeo devem ser aliados dos produtores de conteúdo. É importante usar um software que facilite seu trabalho e ofereça liberdade de criação. Portanto, separamos alguns exemplos de ferramentas que têm fácil usabilidade e vão te ajudar nessa tarefa! Confira as opções a seguir.

iMovie

O iMovie é uma ferramenta gratuita criada pela Apple e que, portanto, só está disponível em dispositivos iOS. Ela pode ser utilizada em todos os aparelhos da marca, como iPhone, iPad e Mac. Ainda, seu uso é multiplataforma, sendo possível começar a editar o vídeo no seu celular e terminar no notebook.

Este programa apresenta uma interface intuitiva, que pode ser facilmente usada por iniciantes. Nele, o produtor de conteúdo consegue criar projetos com resolução de até 4K e adicionar efeitos sonoros, gravar narrações, criar títulos, legendas e muito mais.

Videopad

O Videopad é uma ferramenta simples, ideal para edições sem alto grau de complexidade, como cortes, junções e pequenos efeitos. Seu sistema é leve e intuitivo, considerado um dos mais fáceis de usar e roda bem em qualquer computador.

É possível fazer o download gratuito do programa em sistemas operacionais iOS ou Windows. Existe também a versão paga da ferramenta, mas a gratuita atende bem as edições mais simples.

Avidemux

Este software é conhecido por ser leve e estável e oferecer recursos simples e fáceis de usar. Com o Avidemux é possível fazer correções de brilho e cor no seu vídeo, sendo um dos destaques do programa a variedade de filtros.

Nessa ferramenta, todos os seus recursos ficam disponíveis na tela principal, de forma que toda edição demanda poucos cliques. Ainda, ela funciona no Windows ou iOS e é gratuita para o usuário. Muito bom, né?

Movavi

O Movavi é um programa que funciona muito bem para editores iniciantes. Com uma interface simples de usar, ele permite que você aplique edições automáticas ou as configure manualmente, oferecendo alta qualidade para seu curso.

Além das funções básicas, a ferramenta também disponibiliza recursos mais avançados para edição e aperfeiçoamento do seu conteúdo. O seu download é gratuito, mas para continuar usando o Movavi é necessário comprar o programa, que costuma ser mais barato do que outros aplicativos similares. E não precisa se preocupar, o software pode funcionar em Windows ou Mac.

YouTube

O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, sendo seu foco os conteúdos de vídeo. Pensando em apoiar os produtores, foi desenvolvido o YouTube Studio, que viabiliza a edição de vídeos diretamente na plataforma.

A ferramenta é gratuita e é possível utilizá-la no desktop ou por aplicativos móveis. Ela permite fazer cortes, desfocar, adicionar filtros, textos e muito mais, mas só funciona com os vídeos que já estão no YouTube.

Comece a editar seu curso!

Como vimos, a edição de vídeo é importante para a experiência do usuário final e impacta a imagem do produtor de conteúdo. Dessa forma, os editores de vídeo ganham destaque como ferramenta fundamental para a entrega de um curso online de qualidade.

Existem diversas opções de editores de vídeo, vale testá-las para escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. As diferenças entre os softwares costumam girar em torno do sistema operacional, usabilidade, recursos disponíveis e preço. Portanto, avalie cada um desses pontos e coloque em prática a sua edição!

Neste artigo, apresentamos alguns editores de vídeo ideais para iniciantes, que podem te ajudar na produção do seu curso online. Mas, se a ideia é contar com um profissional do setor audiovisual e ter edições qualificadas que não te deem nenhum trabalho, você pode delegar essa tarefa e focar no que será ensinado nas suas aulas!

Assim, é possível contratar um freelancer especializado nesse assunto por meio da EasyMovie, plataforma que conecta a sua demanda aos melhores profissionais. Legal, né?

E não se esqueça que a hospedagem, gestão e venda do seu curso online podem ser feitas pelo Sympla Play!