Produzir conteúdo para eventos e conseguir atingir seu público não é uma tarefa muito fácil. Em tempos da era digital, seus participantes são bombardeados por inúmeras campanhas concorrentes diariamente e, por isso, conseguir uma abertura no mercado deve ser o começo de um planejamento estratégico de longo prazo.

Quando conseguimos nos destacar, o maior desafio se torna a fidelização dos mesmos. Agora, pare e pense: se você já definiu o público-alvo, pode ter certeza que já subiu alguns degraus para o sucesso da sua marca! Caso você ainda não o tenha identificado, primeiro deverá voltar um pouco atrás e conhecer mais sobre seu público. Isto é essencial para produzir um bom Marketing de Conteúdo!

No mundo do Marketing Digital, o processo de compra é diferente do formato que os comerciantes convencionais utilizam. Jamais conseguiremos oferecer qualquer ingresso ao participante uma vez que o interesse é despertado por ele mesmo através dos diferenciais que o evento possui. É com este mesmo argumento que o Marketing de Conteúdo deverá dialogar: devemos aproveitar esses diferenciais para chamar a atenção do público, além de encontrar razões consistentes e originais que tenham relevância em seu meio – como o conceito, as atrações e a localização. Assim, você poderá encantar seus futuros participantes.

Como tudo começou

Você já deve ter se perguntado quando o Marketing de Conteúdo começou a ser inserido no planejamento de eventos, atraindo cada vez mais participantes e fornecendo conteúdo de qualidade em um formato mais interativo. Não estamos falando de décadas, mas sim de séculos atrás!

Tudo começou em 1895, quando algumas empresas do mercado corporativo pensaram em promover sua marca de forma criativa, produzindo materiais com conteúdos relevantes para seus consumidores. Com o passar dos anos, o mercado de entretenimento também foi crescendo e produzindo conteúdo para brilhar os olhos de seus públicos. Mesmo não sendo algo novo, essa estratégia chegou há pouco tempo no Brasil e começou a ganhar o coração dos produtores brasileiros, tornando o Marketing de Conteúdo muito importante para qualquer planejamento estratégico, seja no nicho de eventos corporativos ou de entretenimento.

E hoje em dia?

Atualmente, os produtores utilizam o Marketing de Conteúdo em todo seu planejamento estratégico, coletando resultados mais assertivos e transparentes para a sua gestão. A partir do aumento da inserção dessa estratégia, cada campanha sempre irá trazer uma nova informação interessante sobre seu público-alvo.

Também podemos levar em consideração que o público está em constante mudança, uma vez que seu interesse e suas necessidades mudam todos os dias. Esses sentimentos são despertados através do bombardeio de outras campanhas que somos impactados. E é esse destaque que todo mundo quer, não é mesmo?

Como somos atingidos por diversas informações digitais todos os dias, é necessário ter destaque no mercado para atrair a atenção de seus participantes. No entanto, para que seu público seja impactado por esse conteúdo em posts nas redes sociais, artigos em blogs ou em vídeos nos Stories do Instagram, você precisa saber como atraí-lo. Para conseguir conquistar esse objetivo, você deve criar uma boa imagem nas redes sociais e terá que ser o mais transparente possível para conquistar seu público. E estamos aqui para te ajudar a fazer isso! :)

Quais estratégias de conteúdo posso utilizar?

Para conseguir a atenção do público e compartilhar uma boa imagem nas suas redes sociais, você deve se perguntar: de que forma vou conseguir fazer isso?

Você só irá conseguir obter uma resposta de acordo com os resultados das estratégias de Marketing Digital que já são utilizadas pela sua marca. Caso você ainda não utilize essas estratégias, veja quais poderão te ajudar a conquistar ainda mais clientes e seguidores:

Facebook

Como já sabemos, o Facebook é uma das maiores redes sociais já inventadas até hoje e, por meio das suas ferramentas, é possível gerar uma ótima interação com seu público. É essencial que seu evento esteja criado no Facebook para conseguir analisar o retorno do público nas confirmações, comentários e compartilhamentos.

Não podemos esquecer da Página Comercial: você pode criar uma página com o nome da sua marca/produtora para gerar conteúdo, como postar informações sobre o evento, músicas, vídeos, novidades, teasers e curiosidades que podem despertar o interesse do seu público-alvo. Lembrando que também é possível coletar dados como gênero, faixa etária e localização do público de acordo com a estimativa de curtidas que você tem na sua página e nas publicações!

Instagram

Vamos combinar que, atualmente, o Instagram é a rede social que possui maior visibilidade e engajamento de conteúdo – se a gente parar para analisar quantas horas por dia ficamos na plataforma, com certeza vamos nos surpreender! Assim como a Página Comercial do Facebook, no Instagram é possível tornar seu perfil pessoal em um perfil comercial e, com ele, conseguir visualizar dados mais específicos dos seus seguidores.

Lembrando que, frequentemente, o Instagram desenvolve alguma ferramenta nova para conquistar seus usuários – atualmente, a que está dando mais engajamento são os Stories, onde é possível postar diversas imagens, fotos, vídeos, comunicados e até criar enquetes de acordo com o interesse do público. Outra ferramenta que está conquistando o público é o Instagram Live, que possibilita uma conversa com o público em tempo real, criando um relacionamento mais próximo com os seguidores da sua marca.

Vale a pena lembrar que quanto mais você seguir páginas do seu público e/ou páginas que estejam dentro do seu conceito, você terá mais visibilidade e maior engajamento em seu conteúdo. Afinal, é isso que estamos buscando, certo? :)

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser utilizado em diversas situações, mas principalmente para conteúdos informativos. Também é ótimo para criar estratégias promocionais e impulsionar as vendas do evento – por exemplo, enviando uma campanha de e-mail marketing para um mailing específico com um código de desconto que somente eles terão o privilégio de utilizar. É algo super simples e que costuma dar muito certo!

Vale lembrar que, na Sympla, existe uma ferramenta que possibilita o disparo de e-mail marketing para os participantes do seu evento.

Newsletters

Outra forma de conversar com seu público-alvo é enviar uma newsletter periodicamente com novidades e curiosidades que estejam alinhadas com o interesse dos participantes. É muito importante demonstrar que você está acompanhando o gosto do público para conseguir fidelizar participantes utilizando uma estratégia bastante informal. Pensa comigo, receber uma newsletter com conteúdos super conectados com seus interesses é bem pertinente, né? :)

Essas são algumas estratégias que você pode utilizar para chamar atenção do seu público-alvo. Se você ainda não utiliza nenhum desses formatos de conteúdos, pode ir testando cada um deles aos poucos e incrementando, cada vez mais, seu conteúdo. Afinal, quanto mais o conteúdo estiver “recheado”, mais atraente ele ficará!