Os cursos online têm ganhado cada vez mais espaço entre instrutores, professores e profissionais que têm algum conhecimento ou habilidade para compartilhar. Essa modalidade de ensino garante maior flexibilidade de tempo, comodidade e também menores custos, já que não depende de uma grande infraestrutura física para acontecer.

Por isso, mesmo que você produza cursos e workshops, congressos e outros eventos presenciais, atualmente é fundamental investir na produção de eventos online! Essa estratégia é muito útil para alcançar o público que não tem tempo ou disponibilidade para assistir a aulas presencialmente.

No entanto, fazer um curso a distância é um pouco diferente de organizar um curso ou workshop presencial, pois o instrutor, expositor ou palestrante não está perto do aluno para detectar suas dúvidas, esclarecer se algo ficou confuso e gerar discussões sobre o tema ensinado. Mas não se preocupe: estamos aqui para te ajudar :)

Confira a seguir os principais aspectos que você deve se atentar para fazer um:

1. Escolha uma plataforma de Streaming

Existem diversas plataformas para cursos online disponíveis na internet, tanto gratuitas como pagas. Opte por um ambiente web que já seja conhecido no mercado, pois estando o público familiarizado com a ferramenta, sua inscrição ocorrerá mais prontamente.

Ao publicar o seu curso online na Sympla, por exemplo, você pode utilizar o Sympla Streaming para transmitir as aulas para os participantes. A ferramenta é gratuita e os participantes podem interagir fazendo perguntas nos comentários ao vivo, além de poderem acompanhar a sua apresentação direto da tela do computador ou do smartphone.

Além disso, também não é preciso fazer nenhuma integração externa – ou seja, basta criar seu evento online, escolher o Sympla Streaming para transmiti-lo e pronto!

Para conhecer todos os benefícios do Sympla Streaming e começar a utilizá-lo, é só clicar aqui :)

2. Planejamento do curso online

Como a interação com o público online é diferente do público presencial, seu curso também precisa ser planejado de forma distinta. Em primeiro lugar, lembre-se de que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, então seu curso precisa variar na forma de aprendizado.

Algumas pesquisas apontam que a atenção das pessoas diminui após 10 minutos de estudo. Tente construir um plano de ensino que capte a atenção do estudante a cada 10 minutos, com apresentações mais descontraídas, imagens, vídeos e exercícios práticos. Se utilizar vídeos, faça-os de no máximo 8 minutos para que não pareçam tão longos, estimulando o aluno a assistir.

Além disso, lembre-se de fazer pausas e separar momentos para que os alunos tirem suas dúvidas através dos comentários. Isso garante o aprendizado e torna o curso mais fluido e menos cansativo.

#DicaSympla: Planejamento estratégico para eventos

3. Escolha bem o material a ser utilizado

Muita gente acredita que cursos online não possuem apostilas nem materiais específicos. Isto é um grande erro. Nos cursos online os materiais são disponibilizados de maneira também online, em formato de e-books. Em termos de organização visual do curso. também é importante ter alguns cuidados: pense que a compreensão do aluno depende de como você apresentar seu conteúdo.

Defina claramente as divisões dos módulos, agrupando informações de mesma categoria. Procure utilizar no máximo duas fontes diferentes de letra durante todo o curso, nos textos e apresentações, evitando igualmente o excesso de cores e imagens. Um ambiente com visual poluído se tornará muito cansativo para o aluno, que poderá desistir do aprendizado.

4. Divulgação do curso online

Depois de cuidado do planejamento do curso e disponível em uma plataforma para seus alunos, é hora de divulgá-lo!

Para isso, tenha em mente qual é o público-alvo do seu evento e quais canais de comunicação ele costuma utilizar. Assim, você saberá exatamente como direcionar a divulgação do curso.

Algumas estratégias de divulgação que você pode adotar são:

  • Divulgação nas redes sociais: utilize o Facebook, Instagram e Instagram Stories para compartilhar vídeos, fotos e informações importantes sobre o curso;
  • Anúncios pagos: crie uma campanha de divulgação do seu curso online no Facebook, Instagram ou Google e atinja exatamente o público desejado, aumentando as inscrições e conversões;
  • E-mail marketing: comunique-se com o público do seu evento via campanhas de e-mail, oferecendo, por exemplo, descontos especiais para quem este público e enviando depoimentos de quem já fez o curso.

#DicaSympla: 8 dicas de como divulgar um evento

5. Gerencie as inscrições para o curso online

A maneira como você disponibiliza as inscrições do curso é fundamental para atrair alunos e garantir participantes. A forma mais simples e otimizada de você fazer isso é utilizando uma plataforma online de eventos, como a Sympla. Você se cadastra com facilidade e coloca as informações do seu curso, como data de início, término, nomes dos instrutores, programa de ensino e valor da inscrição. Você ainda pode adicionar uma imagem ou logo à página do seu curso e indicar o site oficial da sua marca.

Na descrição do evento, é importante deixar claro informações como:

  • Data de início e de término do curso online;
  • Qual plataforma será utilizada e quando os alunos poderão acessá-la;
  • Qual será o conteúdo abordado no curso;
  • As políticas de reembolso e cancelamento em caso de desistência.

Depois, é só acompanhar as inscrições que são feitas. Desse modo, você sabe a repercussão de seu curso frente ao público e consegue gerenciar o desempenho das suas vendas :)

#DicaSympla: com o aplicativo Sympla Organizador é possível acompanhar as vendas do seu evento sempre que desejar e em tempo real, realizar o check-in dos participantes por QR Code e muito mais!

Pronto para começar o seu curso online? Crie agora seu evento na Sympla!