De um lado, há quem tenha grande talento e procure trabalhos que ofereçam flexibilidade de horários, liberdade geográfica e a possibilidade de multiplicar seus rendimentos. Do outro, estão milhares de pessoas buscando conteúdo na Internet para aprender algo novo ou se aperfeiçoar em um assunto. O que isso significa? A oportunidade de apostar no empreendedorismo digital por meio dos cursos online.

Neste texto, reunimos dicas práticas que vão te guiar no universo das vendas online de produtos digitais — da ideia inicial ao lançamento do conteúdo. Vamos lá?

O que é empreendedorismo digital e por que investir nisso?

A Sympla acredita que empreender é tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática no mercado. O empreendedorismo digital, portanto, está no ato de criar um negócio na Internet com o objetivo de vender produtos e serviços variados online. 

Essa é uma tendência em todo o mundo. De acordo com o Google, no ano de 2021, as pesquisas de “como abrir um negócio” superaram “como conseguir um emprego” no buscador. 

E o mercado de infoprodutos e educação online só cresce! São e-books, kits, apostilas e cursos online produzidos, muitas vezes, em casa e comercializados na rede. As vantagens desse tipo de empreendimento são inúmeras.

Confira alguns benefícios de um negócio digital de cursos online:

  • Começar é simples, basta ter vontade de compartilhar um talento ou habilidade
  • Não há limites geográficos: professores e alunos podem estar em partes opostas do globo!
  • O alcance é maior: com a Internet, os produtores de cursos online não estão restritos a uma sala de aula e podem impactar pessoas de todo o mundo. 
  • Sem infraestrutura física e necessidade de deslocamento, os custos de produção são menores.

#DicaSympla: As vantagens não param por aí. É possível ainda explorar formatos diferentes nos cursos online. Conheça cinco formatos criativos de conteúdo aqui.
 

Como começar um empreendimento digital?

Antes de abrir qualquer empresa, seja ela digital ou não, o empreendedor precisa ter em mente qual é a necessidade de determinado público e de quais formas o negócio poderá atender a essa demanda. 

Além disso, é necessário elaborar estratégias para levar o produto até sua audiência. Afinal, de nada adianta criar uma solução se os maiores interessados não ficarem sabendo que ela existe. 

Confira a seguir os principais caminhos do empreendedorismo digital:

Ah! E se o empreendedor tem dúvidas sobre o nome de sua empresa ou não sabe nem por onde começar, é ideal que acesse o gerador de nomes, que ajudará no processo criativo da escolha do nome ideal para a sua marca.

Definindo a audiência e tema

Pessoas diferentes têm necessidades diferentes – e querem aprender coisas distintas também. Por isso, o primeiro passo do empreendedor digital deve ser a definição da sua audiência. 

Comece pelo nicho. Qual é ele? Escolha um grupo com interesses parecidos, como música, moda, gastronomia, esportes, relacionamentos e por aí vai. Depois, se aprofunde nesse assunto. 

A dica é não abraçar o mundo: o tema precisa ser específico o suficiente para atender a uma determinada demanda do mercado. E conhecer as tendências de consumo dos usuários é um bom caminho. O Google levantou as tendências de comportamento dos usuários que podem gerar novas oportunidades em 2022. Não deixe de conferir. 

Avaliando a concorrência 

Por que os usuários vão consumir algo novo se já existe um produto no mercado que entrega as mesmas soluções e há mais tempo? 

Com os cursos online, não é diferente. O empreendedor pode até ensinar um tema que já foi explorado, mas, nesse caso, precisa trazer uma abordagem diferenciada para aquele assunto. 

É por isso que estudar os concorrentes é fundamental. Qual metodologia eles usam? Quais recursos visuais são explorados? Como é a divulgação? E mais importante: o que falta? É a partir dessa percepção que o produtor poderá criar um produto digital mais completo e inovador. 

Preparando um lançamento de sucesso

Os empreendedores digitais vivem explorando os gatilhos mentais no dia a dia do negócio. Em um momento estratégico como o lançamento, não seria diferente. 

A Sympla reuniu algumas ideias de utilização dos gatilhos mentais para divulgação de cursos online a seguir. Confira!

Inscrições por tempo limitado 

Esse é um exemplo clássico de gatilho de urgência. Estipulando um prazo para as inscrições, você evita que os usuários adiem a decisão. Dessa forma, é mais provável que eles façam a compra no momento em que foram impactados pelo lançamento, quando estão mais imersos na proposta do curso. 

Turmas reduzidas

No gatilho da escassez, o consumidor se vê motivado a comprar por receio de não ter o produto ou serviço no futuro. A mensagem de turmas reduzidas sugere que o curso online não aceitará todas as inscrições, e apenas algumas pessoas poderão ter acesso ao conteúdo. 

Aulas com especialistas

Nada melhor do que uma boa dose de autoridade para reforçar a qualidade do conteúdo de um infoproduto, não é? Por isso, vale explorar o currículo e as habilidades das pessoas que irão conduzir o curso. Isso ajudará os consumidores em seu processo de tomada de decisão. 

#DicaSympla: não há lançamento de sucesso sem uma estratégia de divulgação. Confira essas dicas para divulgar o seu curso online.

Empreendedorismo digital no Sympla Play

Na era digital, os empreendedores podem contar com a inovação tecnológica para comercializar seus produtos e serviços. Depois de estudar o mercado, a audiência e, finalmente, elaborar as aulas, os produtores podem contar com o Sympla Play para criar o seu curso online. 

Na ferramenta, é possível fazer o upload de vídeos, arquivos e exercícios de forma simples e segura. Saiba mais sobre o Sympla Play e crie seu curso agora.