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Como captar clientes para minha produtora de eventos

A competição no mundo dos eventos é feroz. Para obter sucesso e captar novos clientes, produtores de eventos precisam lançar mão de estratégias que ajudem nesta tarefa. Para ajudá-lo, elaboramos um guia com os principais pontos na hora de colocar em prática ações de captação para a sua produtora.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que qualquer plano deve ter um público-alvo, ou seja, quem são seus prospects (possíveis clientes). Portanto, analise seu mercado, veja a quem seus serviços interessam e mãos à obra!

Comece com o planejamento

Não há projeto sem planejamento e assim como cada evento requer uma pré-produção, um plano de captação também necessita de atenção especial. Este é o momento para pesquisar sua posição no mercado, as oportunidades e ameaças à sua volta.

Defina bem o perfil sócio-geográfico da sua produtora. Você foca apenas em eventos musicais, esportivos, corporativos? Ou atende a todos os tipos de eventos? Só na sua cidade ou pretende atingir outras? Delimite bem o perfil e faça as ações coerentes com ele, veja como seus concorrentes agem e procure por tendências. Você precisa estar de acordo com o mercado, não fique para trás.

Trace com cuidado o perfil do público desejado, que são as pessoas físicas e jurídicas que pretendem fazer eventos, e tente obter o maior número possível de características. Pense aonde os encontrar e vá atrás!

Invista no marketing

Faça seu nome chegar aos interessados investindo no marketing. Responda a pergunta: como captar os clientes dentro do perfil desejado? Cada empresa requer respostas diferentes, principalmente quando elas ainda não conhecem o trabalho da sua produtora, mas investir no marketing é regra! Além das ações promocionais, criação de material gráfico para distribuição, e ir nos lugares em busca de clientes, muita gente esquece do marketing digital. Algumas das estratégias deste tipo mais utilizadas são:

Mantenha clientes fiéis e seja referência

Como já dizia Philip Kotler, ”se você criar um caso de amor com seus clientes, eles mesmos farão sua publicidade’’.

Uma das propagandas mais antigas e efetivas é a recomendação. Cliente satisfeito recomenda para seus amigos e colegas o ótimo trabalho realizado. A confiança transmitida por quem conhece é fundamental na hora da captação. Portanto, lembre-se: um bom evento fica na lembrança. Não se preocupe em apenas angariar novos clientes, mas mantenha uma boa relação com os que você já tem, oferecendo sempre os melhores serviços e uma comunicação próxima a eles e criando ações promocionais.

Invista na captação

Após estruturar suas estratégias e ações, é necessário verificar o custo de cada uma, seja em termos financeiros, seja em força de trabalho. É nesse ponto que deve-se ter cuidado para não pegar mais do que podemos gerenciar, para não ficar no prejuízo. Às vezes é melhor fazer menos e fazer bem feito.

Vale também uma análise do tempo estimado de retorno dos investimentos, para saber se sua empresa pode, realmente, arcar com os gastos sem ficar no vermelho. O objetivo aqui é ganhar dinheiro.

Avalie se seus meios de captação são efetivos

Cada ação gera uma reação. Avalie com cuidado quais os resultados da sua estratégia, entre número de clientes captados e novos contatos. Somente assim é possível saber quais foram as ações com maior rentabilidade e quais os ajustes que devem ser feitos para o futuro.

São fundamentais as reuniões de feedback com periodicidade regular, para que seja possível contornar os erros e aumentar os acertos. Não deixe o dinheiro escoar pelo ralo em estratégias que não funcionam!

E não se esqueça que captar um cliente é apenas o início. A melhor relação de consumo está na fidelização. Portanto, invista sempre no relacionamento e na qualidade dos serviços prestados. Captar é provisório, fidelizar é o que mantém uma empresa funcionando.


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