Você sabia que o mercado de eventos corporativos movimenta bilhões de reais todos os anos no país? Segundo levantamento da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, em parceria com a São Paulo Turismo, a cidade de São Paulo registrou 516 eventos desse nicho somente no primeiro semestre de 2024, o que representou um impacto econômico de R$ 4,4 bilhões.
Mas você conhece todos os tipos de eventos corporativos que podem ser produzidos e as diferenças entre cada um deles? Neste artigo, a Sympla listou os mais comuns para você se aprofundar no assunto. Confira na leitura!
O que é um evento corporativo?
Os eventos corporativos são produções voltadas para fins profissionais. Seus objetivos podem ser diversos, desde promover a interação entre os participantes, até capacitar profissionais ou propor uma reflexão sobre o mercado de trabalho.
Eles podem ser voltados para diferentes áreas, desde que mantenham seu viés profissional. Por exemplo, uma feira de cosméticos que reúne diversos fabricantes para expor novidades aos cabeleireiros e maquiadores, pode ser um modelo de evento corporativo.
Da mesma forma, um workshop promovido por determinada empresa para capacitar seus colaboradores, também é visto como um modelo de produção corporativa.
Sendo assim, o leque de possibilidades para o produtor de eventos que quer trabalhar na área é bem grande e diverso e vale a pena explorar diferentes modelos.
#DicaSympla: Tudo o que você precisa saber sobre eventos corporativos
13 tipos de eventos corporativos
Existem diversos tipos de eventos corporativos, cada um com um objetivo específico. Algo que eles compartilham é o propósito comum de desenvolver um negócio por meio da troca de conhecimento e informação.
Veja a seguir quais são os tipos mais comuns!
1. Palestras
Entre os principais tipos de eventos corporativos, as palestras são o formato mais comum e de produção mais simplificada. Isso porque elas têm um curto período de duração — entre 30 e 60 minutos — e giram em torno de um palestrante, que é uma figura de autoridade sobre o assunto escolhido.
Nesses casos, ele transmite seu conhecimento e experiência e, em seguida, é aberta uma rodada de perguntas para que os participantes tirem suas dúvidas.
2. Seminários
Os seminários são eventos em que um palestrante aborda temas mais aprofundados. A diferença do modelo para uma palestra tradicional costuma estar na abrangência do tema.
Enquanto as palestras são apresentações curtas que abordam um tema de forma superficial. Os seminários se caracterizam por uma exposição inicial, seguida de debate, e costumam abordar temas mais aprofundados. O evento pode durar de um a três dias.
3. Mesas-redondas
O objetivo das mesas-redondas é gerar discussões sobre um determinado assunto. Nesses tipos de eventos corporativos, são convidados vários palestrantes que, em um mesmo espaço, expõem suas ideias sobre o tema — que podem ser divergentes — e, depois, debatem uns com os outros.
Aqui, a figura do moderador, responsável por controlar o debate e as interações entre convidados e plateia, é importante para que seja respeitado o tempo do evento.
4. Simpósios
Os simpósios tem um modelo parecido com as mesas-redondas, no entanto, esse tipo de evento não propõe o debate entre os participantes.
No simpósio, os profissionais abordam temas específicos sobre um mesmo assunto e cada um deles tem um limite de tempo para explanar o tema. O mediador é responsável por apresentar os convidados e garantir que todos tenham seu tempo de fala respeitado.
5. Congressos
Os congressos são grandes eventos corporativos que podem acontecer durante alguns dias. Nesse período, são realizados diversos outros encontros menores, como os citados acima, que giram em torno de uma temática em comum, como da área da saúde.
6. Convenções
As convenções são parecidas com os congressos, mas com uma diferença marcante, elas têm uma participação mais intensa do público.
Aqui, o objetivo principal é fazer uma espécie de brainstorming, ou seja, pessoas com interesses em comum se reúnem para pensar em uma solução ou plano para determinadas situações.
7. Feiras
As feiras são eventos corporativos mais voltados para a exposição do negócio, com demonstrações dos produtos e serviços realizados pela empresa. O foco delas é promover networking, seja ganhando mais visibilidade entre o público-alvo ou formando parcerias.
Normalmente, os organizadores de feiras reúnem diversas empresas que se relacionam de alguma forma com o interesse dos participantes. Cada convidado recebe um stand e deve seguir as regras pré-estabelecidas.
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8. Roadshows
“Road”, em português, significa estrada. Sendo assim, o conceito desse tipo de evento corporativo é percorrer diversas localidades, em forma de circuito, como uma exposição itinerante.
Comumente, são como feiras ambulantes, levando demonstrações dos produtos e serviços para lugares de interesse, sendo uma ótima solução do ponto de vista promocional. Entretanto, em casos de empresas com muitas filiais ou franqueadas, também pode ser uma forma de treinar todos que utilizam o nome da marca.
9. Bootcamps
Os bootcamps são um tipo de evento corporativo muito recente, que se originou em 2011. O seu conceito é ser uma espécie de curso imersivo e intensivo. Por esse motivo, eles focam exclusivamente na prática, tendo como objetivo aprimorar uma habilidade específica de maneira dinâmica.
10. Treinamentos e cursos
Os cursos e treinamentos, assim como os bootcamps, têm o objetivo de capacitação. Entretanto, existem diferenças marcantes entre eles.
Os treinamentos costumam ser mais curtos e mais práticos. Eles têm o objetivo de transmitir ou reciclar habilidades para uma determinada prática ou função. Um bom exemplo são os casos de admissão de novos funcionários.
Os cursos, por sua vez, envolvem os conhecimentos teóricos necessários para o desempenho de uma atividade.
Então, um novo colaborador contratado no setor de marketing de uma empresa, por exemplo, pode fazer um curso para aprender a analisar métricas e um treinamento para saber como usar uma ferramenta específica.
11. Workshops
Workshops são eventos curtos, de até dois turnos de quatro horas. Por isso, costumam ser mais intensos e dinâmicos e têm como base a aprendizagem por experiência.
Geralmente, há, primeiro, uma exposição do conteúdo. Em seguida, os participantes discutem o tema e, depois, partem para uma prática em grupo. Por fim, os resultados são apresentados na fase de conclusão.
12. Fóruns
Os fóruns são eventos corporativos voltados para a discussão intensa sobre determinado tema. Eles exigem a participação da plateia e um mediador, que vai moderar a programação e organizar a participação do público.
Normalmente, esse tipo de evento é mais livre e não conta com regras definidas, como tempo de fala. Assim, os participantes podem debater entre si livremente.
13. Festas e confraternizações
Festas e confraternizações também podem ter um viés corporativo. É o exemplo dos eventos de final de ano que reúnem os colaboradores de uma empresa para celebrar conquistas e interagirem entre si.
Esse é um formato mais descontraído e o objetivo é o entretenimento dos participantes. Assim, podem ser realizados na própria empresa ou em ambientes externos como casas de festas, restaurantes ou hoteis.
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Dicas para produzir eventos corporativos
Como vimos, são diversos modelos e tipos de eventos corporativos que podem ser produzidos para movimentar o mercado.
Apesar das diferenças, todos eles exigem alguns cuidados na organização e no planejamento. Pensando nisso, a Sympla trouxe abaixo um checklist com o passo a passo para ajudar você nas produções:
- Defina seu público-alvo: objetivos claros são importantes para o sucesso da produção. Assim, é fundamental entender quem é o seu público-alvo para definir detalhes como data, local e convidados especiais;
- Tenha um orçamento bem estabelecido: antes de iniciar, tenha na ponta do lápis o orçamento total e o valor máximo que você pode gastar em cada etapa da produção. Isso vai ajudar você a definir prioridades e evitar que gaste mais do que pode;
- Escolha a programação do evento: a programação é um dos pontos-altos de um evento corporativo. Por isso, é importante montar um cronograma e entender quem são os nomes mais relevantes do mercado para abordar os temas propostos;
- Contrate bons fornecedores: busque por empresas e profissionais reconhecidos e que já tenham experiência no mercado corporativo. Além disso, lembre-se de ter atenção aos contratos e licenças necessárias;
- Invista na divulgação: a divulgação é importante tanto em eventos fechados quanto nos abertos. Para isso, é interessante considerar diferentes canais como redes sociais, mailings específicos e e-mails corporativos.
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Deu para notar que, independentemente do tipo de evento corporativo, é preciso muito planejamento e organização, não é? Em todos esses processos, contar com uma ferramenta como a Sympla facilita muito o trabalho.
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