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La Casa de Papel: lições para a produção de um grande evento

Uma das séries mais comentadas dos últimos meses, La Casa de Papel foi criada por Álex Pina para as redes de televisão Antena 3 e adicionada ao catálogo da Netflix no final de 2017, com uma nova edição e diferente quantidade de episódios. Com uma trama que envolve um grande assalto à Casa da Moeda espanhola, muitas cenas de ação e reviravoltas inesperadas, a série logo caiu nas graças do público brasileiro.

Mas o que uma série sobre o maior assalto do século tem a ver com a organização de eventos? Tudo! Ao pesquisar a palavra “evento” no Google, você encontrará a seguinte definição: “acontecimento (festa, espetáculo, comemoração, solenidade etc.) organizado por especialistas, com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais”. E não dá para negar as semelhanças dessa definição com o que assistimos em La Casa de Papel!

Pensando nisso, resolvi escrever sobre os pontos importantes da série e suas semelhanças à organização de eventos. A partir de agora, esse artigo pode conter alguns spoilers, viu? ?

(Foto/divulgação: Netflix)

La Casa de Papel e o Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um dos primeiros grandes passos para a produção de um evento. E, por anos, o Professor arquitetou, planejou e pensou em todos os detalhes (e contratempos possíveis) para realizar o assalto à Casa da Moeda. Ele conhecia o local como ninguém, tinha o objetivo de imprimir 2,4 bilhões de euros definido, deixou todas as possíveis adversidades previamente solucionadas, possuía um orçamento prévio para realizar o assalto (afinal, como comprar dezenas de macacões vermelhos, máscaras, armas falsas e verdadeiras, bombas e alimentos sem um orçamento?) e uma reserva financeira para soluções emergenciais (na última temporada, vemos Professor financiando um aparato cirúrgico para uma possível intervenção na situação de Moscou).

Ele também soube envolver seu público da maneira correta (assim como nós, espectadores de La Casa de Papel, o público que assistia de forma atenta às notícias da imprensa sobre o assalto também se afeiçoou pelos assaltantes – principalmente após a entrevista de Berlim de dentro da própria Casa da Moeda), soube selecionar uma equipe diversa e delegar as funções de cada um da melhor maneira possível.

Sempre falamos que antes de qualquer ação na organização do seu evento, é preciso traçar um perfil detalhado de tudo que se pretende com o evento e tudo que é necessário para a efetivação dele. Por isso, primeiramente, você deve pensar assim como o Professor: estabelecer qual seu objetivo com o evento, seu nicho de atuação, público-alvo, orçamento, conhecer o local do evento e definir a equipe a ser contratada.

Ao final deste artigo, você pode baixar uma planilha de planejamento estratégico para produção de eventos desenvolvida pela Sympla. Com ela, você terá uma visão macro das ações a serem tomadas em cada área, seus respectivos responsáveis e períodos de execução.

Uma equipe com habilidades complementares

O Professor escolheu de forma minuciosa cada integrante de sua equipe, observando o talento, personalidade e habilidades de cada um, e já pensando em como trabalhariam de forma complementar para que tudo desse certo no assalto. E isso não é diferente de contratar sua equipe para a organização de eventos!

Ao arquitetar seu plano, o Professor sabia exatamente o passo-a-passo para o sucesso de seu evento e possuía uma visão macro das ações a serem tomadas em cada etapa. Sendo assim, soube alocar cada integrante na posição mais adequada de acordo com suas competências individuais. Portanto, relacione tudo que é necessário para que a produção aconteça da forma como você espera, agrupe os itens entre assuntos relacionados e determine uma equipe ou pessoas para serem líderes ou responsáveis por cada grupo.

Você também pode trabalhar com indicações (assim como Moscou indicou seu filho, Denver, para participar do plano) ou terceirizar alguns serviços (quem estava encarregado para resgatar Tokyo não fazia parte da equipe primária, podemos referenciá-los como fornecedores de outros serviços). Mas não se esqueça: todos os envolvidos devem ser treinados cuidadosamente e ter acesso às informações necessárias para a execução de cada etapa (não foi à toa que os 8 assaltantes se reuniram por 5 meses com o Professor).

(Foto/divulgação: Netflix)

Senso de urgência e a divulgação

A curiosidade despertada na população mundial pelo assalto em La Casa de Papel pode ser facilmente comparada ao que chamamos de “criar senso de urgência” ao público alvo do seu evento e à divulgação adequadamente planejada pelo Professor. Mas o que isso significa?

Ao pensar nos detalhes que a polícia (e, consequentemente, a imprensa) descobririam sobre os assaltantes ao longo do assalto, Professor manifesta sua maestria na criação da empatia dos telespectadores aos assaltantes, revelando apenas o necessário. E é assim que você deve pensar quando traçar sua estratégia de divulgação!

Um plano de divulgação eficiente considera o evento antes, durante e depois. A campanha de comunicação é o início de tudo. Mas no decorrer da produção, o discurso adotado e a qualidade dos serviços oferecidos precisam ser mantidos para que o público fique satisfeito e proporcione um futuro promissor para seus eventos! Defina a mensagem e a identidade do seu evento para mostrar ao público o que esperar, escolha os canais de mídias ideais e não deixe de marcar presença online.

O “senso de urgência” causado na população espanhola para que os reféns fossem liberados e tudo se resolvesse rapidamente pode ser visto como um paralelo à venda de ingressos de forma online e em lotes: você cria a sensação de que o interessado deve se decidir rapidamente, antes que os ingressos acabem. A venda em lotes permite que você mostre ao público o sucesso do seu evento e estimule a compra ?

Trilha marcante de La Casa de Papel

Se você está por dentro das músicas que estão mais em alta no Brasil, já deve ter escutado a famosa “Bella Ciao”, canção interpretada pelos personagens em algumas cenas e que é considerada um símbolo da Resistência Italiana contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. O sucesso foi tão grande que já fizeram uma releitura da música no gênero funk no país! A canção de abertura da série, “My Life is Going On”, também foi amplamente divulgada e remixada por vários artistas.

Percebeu como a trilha sonora foi fundamental para a construção da identidade e consequente sucesso de La Casa de Papel? Pois é! O sucesso do seu evento também depende muito dos artistas escolhidos para se apresentarem nele.

Leve em consideração o que seu público-alvo gostaria de ver ao participar do seu evento, os cachês dos artistas em relação ao seu orçamento para executá-lo e quais são os equipamentos e infraestrutura necessários para que a apresentação ocorra.

#DicaSympla: leia nosso artigo sobre a contratação de artistas clicando aqui ? 

(Foto/divulgação: Netflix)

Imprevistos podem ser antecipados

Um dos pontos mais bem trabalhados ao longo de La Casa de Papel são os imprevistos que acontecem (quase sempre) ao final dos capítulos. Ficamos surpresos, pensando em como os assaltantes vão se livrar dessa e se o Professor já havia previsto uma solução para aquela situação (devo admitir que nessa altura da série eu já estava torcendo para os “vilões”). E, quando o próximo capítulo começava, rapidamente percebíamos que sim, ele havia pensado na solução para todos os imprevistos (ou quase todos, né Inspectora Raquel?).

Em seu ardiloso e detalhado plano, Professor levou em consideração diversos fatores que poderiam culminar no desastre do assalto e se precaveu em várias frentes. Planejar é a parte mais fácil de uma produção de eventos, pode acreditar! Isso porque, no decorrer de qualquer evento, muita coisa que você não esperava pode acontecer. Por mais que tudo seja organizado nos mínimos detalhes, controlado através de check-lists, projetos e roteiros, os imprevistos surgem – mas é importante ter os mais comuns mapeados e previamente solucionados.

#DicaSympla: acesse esse artigo para saber quais são os imprevistos mais comuns na realização de eventos musicais e se precaver!

O poder da capacidade de negociação

A habilidade de negociação do Professor é uma das características mais trabalhadas em La Casa de Papel, principalmente nas infinitas conversas entre ele e a Inspectora Raquel por telefone (sabe aqueles momentos em que Raquel senta, prende o cabelo com um lápis e começa a conversar sobre a liberação de reféns, a rendição dos assaltantes e até algumas ameaças, de ambas as partes? Pois são dessas conversas que estamos falando). O Professor demonstra, até nesses momentos, seu planejamento estratégico. Ele já havia mapeado as pessoas que poderiam ser envolvidas na negociação, suas fraquezas e seus valores (Alison Parker, filha do embaixador britânico, não estava na Casa da Moeda no dia do assalto por coincidência!), além de conhecer exatamente a motivação e interesses de todos os possíveis envolvidos.

Essa habilidade pode ser refletida na hora de negociar com os fornecedores do seu evento e, até mesmo, no momento de acionar possíveis patrocinadores. Você deve ter todos os detalhes do evento definidos para mostrar o valor dele para esses profissionais e ter mais autoridade na hora da negociação do que é sempre importante: os valores!

#DicaSympla: veja como conseguir patrocínio para seus eventos neste artigo.

A importância de manter o foco no resultado

Não dá para negar: o caos completo foi instaurado em quase todos os capítulos de La Casa de Papel! Isso ocorreu devido a infinitos fatores: à vaidade de Berlim, ao romance entre Rio e Tokyo, à competição entre Náirobi e Berlim para definir quem seria o líder, à falta de comunicação da equipe (como, por exemplo, quando Moscou acha que Berlim matou Denver), à falta de foco que resultou nas diversas tentativas de fuga de Arturito e seus companheiros… e muitos outros fatores!

Mas quando os nervos se acalmam e todos voltam suas atenções ao planejamento inicial, as coisas voltam a funcionar. Fica claro, portanto, o quanto o foco no resultado final do projeto é importante. Garanta que você e sua equipe estejam alinhados quanto aos objetivos principais do evento e que não deixem distrações ou imprevistos atrapalharem o resultado final: o sucesso do seu evento!

(Foto/divulgação: Netflix)

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