Os cursos online se mostraram cada vez mais presentes de um tempo pra cá. Contudo, o comportamento do consumidor de conteúdo foi se adequando a uma nova realidade e os cursos à distância tornaram-se ainda mais comuns na vida das pessoas. 

As opções são diversas e, quem é especialista em algo e gostaria de compartilhar conhecimento com as pessoas, agora pode se aventurar no mundo do curso online. Já existem ferramentas de apoio suficientes para você começar agora a criar seu conteúdo online. Separamos algumas dicas para você se tornar um profissional reconhecido no mercado de marketing. 

Planejamento do curso online de marketing digital

O primeiro passo para criar um curso online de marketing ou de qualquer outro segmento é o planejamento. Neste momento, é preciso considerar todos os custos, informações e ferramentas que você precisa ter para produzir o seu conteúdo. Por isso:

Conheça seu público: desenhar seu público-alvo antes de criar os tópicos do seu curso online de marketing digital é essencial para entender o que você precisa abordar nas aulas. É preciso identificar alguns pontos como:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social
  • Ocupação profissional
  • Interesses
  • Desejos 
  • Angústias

Conheça a concorrência: vale fazer uma pesquisa sobre quais são os seus principais concorrentes, em quais plataformas eles estão presentes e quais canais utilizam para falar com os inscritos e interessados. 

Defina os tópicos do curso online: para que as aulas sejam realmente eficientes, é preciso apresentar um conteúdo que possa agregar realmente ao cotidiano dos alunos que buscam por este assunto em um curso online de marketing digital. 

Gravação do conteúdo

O equipamento é apenas metade da solução para que você possa gravar o seu curso de marketing digital. É preciso se empenhar e conferir as dicas que temos para você: 

Equipamentos de gravação

Câmera e tripé: estes equipamentos entram na parte do planejamento de custos que havíamos falado acima. Para começar, se não for possível comprar uma câmera profissional, um bom celular pode suprir essa necessidade. 

Mas, falando sobre o tripé, é essencial que você tenha um para deixar seu vídeo estabilizado e em um ângulo bacana e agradável para quem está assistindo o curso. Uma saída para economizar e ter os equipamentos necessários é comprar um ring light com suporte para celular. Não sabe o que é um ring light? Sem problemas, a gente explica:

Ring Light: o equipamento ficou ainda mais famoso depois da onda dos influenciadores de redes sociais. Se você não sabe o que é, trata-se de um anel de luz que, por seu formato circular, oferece um grande volume de luminosidade e 360º. Igualzinho a este aqui da foto:

o-que-e-ring-light

Cenário e iluminação: nessa hora vale a regra do “menos é mais”. Ao montar o seu cenário, evite inserir objetos que chamem mais atenção do que o conteúdo transmitido. Crie um espaço confortável para você (já que passará algumas horas ali) e silencioso, tanto para que não tenha interferências na hora de gravar quanto para que não haja ruídos na gravação da aula.

Microfone: falando em ruídos, os microfones de lapela são os mais adequados na hora de criar um curso online de marketing digital. Eles dão um aspecto fundamental no seu material: a qualidade dos áudios.

microfone-lapela

Quais assuntos abordar no curso online de marketing digital?

É possível abordar diversas áreas dentro do curso online de marketing, como:

  • Comportamento do consumidor;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing de produtos e serviços;
  • Comunicação de marketing e meios digitais;
  • Tendências do marketing digital;
  • Planejamento estratégico;
  • Ferramentas de análise;
  • Entre outras. 

Formatos de aula para criar meu curso online de marketing digital

Webinar

É possível criar um seminário online para falar sobre o tema de marketing. Se você está em busca de captar leads para trabalhar com este público, o webinar é um ótimo formato e até mais barato do que se for realizar algo com mais edições e que necessitem de equipamentos super elaborados. 

Você pode realizar um webinar ao vivo e, posteriormente, utilizar o material para dar origem a outros formatos: posts em blog, apresentações no SlideShare, podcasts e até um material rico – como um e-book, por exemplo – para continuar captando leads, mesmo que pela gravação do material (basta criar uma Landing Page para hospedar o acesso ao webinar). 

Slides narrados

Este é um dos formatos mais utilizados por quem cria curso online. Isso porque é um formato bem similar a uma sala de aula e, teoricamente, mais natural de se fazer. Se você tem uma apresentação do PowerPoint, você consegue facilmente narrar a aula pela própria ferramenta. Basta apertar em “Gravar apresentação de slides”. 

#DicaSympla: para melhorar a qualidade visual dos slides, utilize mais imagens do que textos escritos.

Slides + Apresentação

Unindo as duas categorias citadas acima, é possível fazer um formato mais híbrido. É possível criar o formato mais comumente visto em cursos online: a apresentação com slides. Neste caso, o produtor pode aparecer no vídeo falando e também utilizando a apresentação como um material de apoio. 

Como editar os vídeos do meu curso online? 

Existem diversos programas gratuitos e fáceis de utilizar que podem ajudar na hora de editar os seus vídeos e deixá-los prontos para publicação. Vamos conhecer alguns deles:

Lightworks – este é um dos melhores programas para deixar os seus vídeos mais profissionais. Ele possui uma gama de ferramentas avançadas e é compatível com os sistemas Mac, Windows e Linux. Um dos pontos a destacar é que, por ter tantas mecânicas, o software pode se tornar um pouco complicado de usar. Sendo assim, ele é recomendado para quem já possui uma certa experiência com editores de vídeo. 

Filmora9 – o mais conhecido como Filmora Video Editor se destaca por combinar uma interface simples de usar com ferramentas mais avançadas. Ele é uma boa opção para quem está começando agora no mundo dos vídeos e gostaria de experimentar formas mais profissionais. O software está disponível para Mac e Windows. 

Shotcut – este editor apresenta uma interface amigável e utiliza linguagem totalmente em português. Dependendo do sistema que você utilizar, é possível que você necessite adicionar alguns complementos de forma manual. Mas nada que você não possa encontrar em tutoriais no YouTube.

Como escolher a plataforma ideal para divulgar meu curso online?

Este é um momento muito importante! Pensar em qual plataforma você gostaria de utilizar para divulgar o seu curso online de marketing digital pode dizer muito sobre o sucesso que você terá e a confiança que as pessoas vão depositar no seu conteúdo online. 

É preciso escolher uma ferramenta que seja intuitiva, simples e usar e que ofereça integrações que vão fazer todo sentido para o seu negócio. Na hora de escolher a plataforma para curso online, é preciso conhecer a empresa que está por trás e saber se ela realmente transmite conteúdos de confiança. 

#DicaSympla: A Sympla é uma empresa que oferece este tipo de solução para quem quer criar e divulgar cursos online de marketing digital. Com o Sympla Play, você pode personalizar da página de vendas até o certificado dos participantes. A ferramenta permite que você transforme o seu conhecimento em vídeos e aulas feitas para que o seu público acesse quando e onde quiser! 

Independentemente de como você vai criar e executar o seu curso online de marketing digital , o primeiro passo já está dado e você passou a pesquisar a melhor forma de fazer isso. Agora é só colocar a mão na massa e começar a compartilhar conhecimento por aí.