Um produtor de sucesso sabe que a organização de um evento tem a divulgação como um dos pontos mais importantes do check-list. A elaboração da estratégia deve abranger diferentes mídias e canais de comunicação de acordo com o público-alvo.
#DicaSympla: Dê uma olhada no post em que falamos mais sobre divulgação :)
Com o crescimento dessa área no país, multiplicam-se as oportunidades e as possibilidades de ações bem sucedidas. O conhecimento, o preparo e a atualização contínua são fatores fundamentais para o profissional que deseja obter respeito e sucesso.
Seja um show internacional ou um evento de menor porte, o bom produtor é aquele que conhece e entende as necessidades e anseios dos diferentes públicos e está pronto para se comunicar com eles sem erro. Mas para deixar você atento, destacamos as falhas mais comuns cometidas – de maneira geral – por produtores na hora de planejar e executar a divulgação de eventos.
1. Generalizar os eventos e não escolher corretamente o meio de divulgação
Eventos são projetos dinâmicos e, por isso, têm como constante a mudança, seja por parte de nova ideia do organizador, seja por pedido do contratante. Porém, isto não significa que o planejamento deva ser feito de forma casual. Devemos saber o que estamos fazendo, para quem estão direcionadas as ações, onde acontecerá o evento, quais os objetivos a alcançar e qual o passo a passo da produção. Só assim é possível determinar a estratégia de comunicação.
Um erro comum é achar que todas as produções são iguais, isto é, montar um modelo e a cada nova situação substituir dados e informações. Imagine um baile em um centro comunitário. Dependendo da localização e do público-alvo, as estratégias serão distintas. Caso o evento seja para a terceira idade, carros de som, chamadas na rádio local, faixas, avisos fixados em quadros podem ser alternativas para atrair a atenção deste público especial. Mas se o objetivo for atrair jovens, cogite o uso de redes sociais, cartazes, panfletagem em frente às escolas/universidades. É um universo diferente.
Cada evento tem sua própria dinâmica. Atenção na hora de planejar para não gastar dinheiro à toa.
2. Falta de qualidade nas peças de divulgação
O padrão de qualidade das peças, sejam elas gráficas ou virtuais, deve ser alto, se o produtor quiser ser reconhecido pelo profissionalismo e qualidade. Valorize um bom designer, um redator e um revisor. Esse time de criação irá desenvolver o conceito visual de sua comunicação. E as pessoas são atraídas pelo belo, pelo bem feito.
Criatividade deve sempre andar de mão dadas com a excelência. Atenção à grafia e à qualidade das imagens. É bom lembrar que designers não necessariamente entendem de organização de eventos. Portanto, um bom briefing para profissionais de qualidade e um acompanhamento da execução são suficientes.
3. Não consolidar a presença online
A internet, nos últimos vinte anos, tornou-se protagonista e centro da atenção de todos, principalmente quando o assunto é divulgar. Os anúncios em redes sociais apresentam vertiginoso aumento e em 2018 devem ultrapassar a casa dos 15 bilhões de dólares. As novas gerações crescem em frente a seus computadores, tablets e smartphones, portanto, a divulgação de eventos através destes meios tornou-se mais que uma possibilidade – já é uma necessidade!
Conhecer o público de cada evento é fundamental. Citamos, no primeiro item, alguns exemplos para estratégia de divulgação de um baile em um centro comunitário. Seguimos padrões de comportamento usuais para faixas etárias, mas isso não significa que sejam apenas eles os corretos. Nos últimos anos houve crescimento significativo no uso das redes sociais por pessoas acima dos 60 anos. Devemos entender a necessidade da presença online com foco em nosso alvo, para uma divulgação eficaz.
Divulgar online pode ir além das redes sociais: o organizador pode fazer parcerias com sites para promover a produção, disponibilizar na internet os ingressos ou inscrições antecipados, fazer podcasts e vídeos apresentando o evento, fazer promoções em diversos canais. São muitas as maneiras de promover na web.
#DicaSympla: Quer saber como divulgar nas redes sociais seus eventos criados na Sympla? Confira o passo a passo aqui!
4. Não acompanhar a efetividade da estratégia
Não deixe a divulgação “correr solta”. Crie e aplique métricas de avaliação de forma periódica. Lembre-se de que erros e desvios existem e fazem parte do processo, assim como as correções.
Você consegue verificar se uma estratégia vai bem de acordo com o número de ingressos vendidos, com os compartilhamentos nas redes sociais, quantas pessoas aderem às promoções e sorteios de ingressos, sejam estes em qualquer meio de comunicação. Além disso, é importante colher feedbacks no pós evento. O que garantirá que você repare as falhas e atenda melhor o público.
O bom produtor sabe criar memórias prazerosas e momentos de felicidade. Seu público – conquistado – estará sempre disposto a pagar para repetir essa experiência. Nessa relação está a chave do sucesso.
Bônus: Não gerar urgência na hora da compra
Ao realizar as vendas dos ingressos do seu evento antecipadamente, é possível usufruir de algumas vantagens valiosas. Uma delas é poder vender os ingressos em lotes – criando uma “corrida” entre os participantes para adquirir as entradas. Afinal, se a virada de lote sugerir um aumento significativo do preço, os possíveis participantes irão desejar os ingressos dos primeiros lotes antes que fique mais caro. Lotes esgotados também mostram o sucesso do evento, incentivando mais e mais pessoas a participarem dele e criando a sensação de pressa em adquirir os ingressos.