Não dá para negar: a Festa Junina é uma das celebrações mais queridas do Brasil!

Isso porque todo mundo adora ir aos eventos caracterizado, comer os pratos típicos, dançar quadrilha, mandar correio-elegante… Mas você sabe o que é preciso para fazer uma Festa Junina memorável?

Se você não vê a hora de produzir aquele arraiá junino, mas não sabe como, temos 10 dicas para te ajudar a organizar uma das maiores festas do Brasil, seja uma festa junina em casa, um evento presencial ou até mesmo virtual. 

Afinal, nem só de quentão e canjica se faz um evento junino de sucesso – organização e planejamento são essenciais!

ebook-festa-junina_

Passo a passo para criar um arraiá inesquecível

1. O planejamento da festa junina

O primeiro passo é fazer todo o planejamento estratégico da festa junina, colocando no papel a ideia central pensada, a definição de tudo o que será necessário para a sua produção e os períodos de execução das etapas.

O evento é para quantas pessoas?

É importante determinar a quantidade máxima de participantes do seu evento. Um evento para 200 pessoas, por exemplo, precisará de uma estrutura bem diferente de um evento com público estimado em 100 pessoas. Só assim você poderá definir o local da festa, a quantidade de seguranças, quantidade de barracas, volume de comes e bebes, etc.

#DicaSympla: Depois de definir a quantidade de convidados, você pode acompanhar suas vendas se as fizer antecipadamente! Veja outras vantagens de vender ingressos antecipados :)

Qual o orçamento para a realização do evento?

A pergunta aqui deve ser clara: qual é o valor máximo que posso gastar? 

Após definir um valor, deve-se decidir quanto será gasto em cada área da produção do arraiá junino e deixar ainda uma margem de sobra em caso de emergências. Afinal de contas, prevenir é melhor que remediar!

Nós produzimos uma planilha pronta para ser usada para facilitar a organização do orçamento do seu evento – e você pode baixá-la gratuitamente no link abaixo:

#DicaSympla: Quero baixar a Planilha de Orçamento para Eventos!

Qual o perfil da sua festa junina?

A festa junina será em formato de show? Arraial? Quermesse? Será beneficente? Qual será o público-alvo? Todas essas perguntas são essenciais para o planejamento da sua festa junina. 

É muito importante delimitar um perfil completo da festa e do público, uma vez que todas as ações a serem executadas serão baseadas no que você definir nesta etapa.

Depois de mapeado e definido os aspectos gerais da festa, é hora de decidir as ações por partes. Vamos lá?

2. Local, data e horário

O local da Festa Junina deve ser condizente ao número de convidados e você deverá atentar-se aos detalhes da segurança e infraestrutura, tais como:

  • Banheiros adequados;
  • Acessibilidade para PCDs;
  • Sinalização;
  • Local de fácil acesso;
  • Etc.

A escolha da data da sua Festa Junina também é muito importante. Para decidi-la, é importante lembrar que, mesmo a origem da festa junina sendo pagã, a Igreja Católica introduziu um caráter religioso na comemoração e a popularizou com 3 datas que homenageiam santos populares, e que podem ser boas opções para a data do seu evento:

  • 13 de junho: dia de Santo Antônio
  • 24 de junho: dia de São João
  • 29 de junho: dia de São Pedro

Além da relevância do planejamento antecipado para que seus convidados se programem com antecedência para participar do evento, é bom se atentar às datas comemorativas da cidade. Você não vai querer perder seu público para festas tradicionais, não é mesmo?

E, por fim, o horário. Como já foi dito, é essencial que você adeque-o ao perfil do seu público. Por isso a importância de saber se são adultos, jovens, crianças ou famílias. Para cada faixa etária e perfil, diferentes horários serão mais atrativos.

3. Ingressos

Definido o perfil da festa e os principais pontos a serem desenvolvidos, você pode pensar na maneira mais apropriada para cobrar pela entrada. Se você definiu o evento como beneficente, uma sugestão é pedir doações de alimentos ou agasalhos que serão destinados a instituições de caridade à sua escolha.

Se você preferir cobrar pela entrada, a melhor maneira é usufruindo das vantagens da venda antecipada. Para isso, venda os ingressos pela internet através de uma plataforma online profissional e desfrute de benefícios como controle em tempo real das vendas, controle de demanda etc. 

A venda online é vantajosa também para seu público, que ficará muito mais satisfeito comprando ingressos no conforto da própria casa.

Banner_Blog_Criar_Festa_Junina

4. Divulgação do evento

Lembra da importância de definir seu público-alvo? Pois é! A divulgação deverá ser pensada a partir do perfil das pessoas que você deseja que participem do evento. Verifique qual é esse perfil e planeje os melhores meios de atingi-lo.

Se a Festa Junina for para idosos, por exemplo, faça ações promocionais em praças e locais que este público frequenta. 

Se o seu público for jovem, abuse da divulgação na internet utilizando as redes sociais e através de parcerias com sites de grande visibilidade também. A internet ainda tem a vantagem de “viralizar” a informação, fazendo-a chegar em mais pessoas em um curto período de tempo.

Aproveite as redes sociais para fazer o link do seu evento à plataforma de venda escolhida. Isso significa que você pode criar uma página do evento no Facebook e configurá-la para que, clicando na área “Ingressos disponíveis”, a pessoa seja direcionada diretamente para a página de vendas de ingressos.

#DicaSympla: Como usar o Instagram para divulgar seu evento?

5. Música de festa junina

Para entrar no clima da festa, a música deve ser adequada ao tema!

Para caprichar na música de festa junina, uma opção é contratar um DJ que tenha conhecimento e experiências em festas juninas. Músicas de Luiz Gonzaga são sempre apreciadas, assim como o forró e canções para quadrilha. Outra opção é contratar trios, sanfoneiros, forrozeiros etc.

Mais perto do final da festa, coloque músicas que vão ao encontro do público. Por exemplo, no caso de uma festa junina para crianças, este é momento de colocar músicas infantis. Já se for para jovens, colocar música eletrônica é uma boa opção!

#DicaSympla: Para ouvir as melhores músicas de festa junina, basta seguir nossa playlist para Festa Junina no Spotify, feita especialmente para este post :)

6. Bebidas e comidas de festa junina

comidas de festa junina

Monte um cardápio variado e aproveite as comidas típicas de festa junina, como o milho. Como o mês de junho é a época da colheita do cereal, muitos alimentos são feitos com ele!

Outra dica interessante é utilizar o site da Yoki para encontrar diversas receitas juninas que você pode testar no seu arraiá. Nele, você também tem acesso a uma calculadora que te ajuda a saber a quantidade de alimentos necessários para alimentar todos os seus convidados ;)

Confira mais dicas de comidas e bebidas para montar o cardápio da sua Festa Junina:

  • Amendoim torrado;
  • Cachorro-quente;
  • Churrasquinho;
  • Broa de fubá;
  • Pipoca doce e salgada;
  • Arroz-doce;
  • Bolo (de milho, fubá, amendoim);
  • Canjica;
  • Maçã do amor;
  • Pamonha;
  • Paçoca;
  • Pé de moleque;
  • Caldos;
  • Quentão;
  • Pratos regionais;
  • Vinho quente;
  • Sucos e refrigerantes.

Fichas para festa junina

7. Decoração da festa junina


Imagem via Construindo Decor

Esse tipo de festa pede uma decoração característica e rural, então capriche nos adereços! Tecidos feitos com retalhos, chita, bandeirinhas, xadrez… Além da decoração no interior do local, não se esqueça de fazer o mesmo nas barracas! 

Uma outra ideia é acender uma fogueira – isto se a festa não for para crianças, claro. Ela esquenta os mais friorentos e ainda dá um super charme!

Lembre-se: a sinalização também faz parte da decoração! Faça placas informativas indicando sanitários, berçários, caixas, comes e bebes, etc. Se conseguir produzir placas que façam parte da decoração da festa junina, melhor ainda :)

8. Roupas

roupas de festa junina

O traje característico também é um elemento que não pode faltar em um arraiá. Para que todos entrem no clima do evento, é fundamental que estejam caracterizados com roupas de festa junina. Ah! Isso vale não só para os convidados, mas também para a equipe!

• Traje Masculino

Camisa xadrez, calça jeans com costuras de retalhos ou sarja, tênis ou botas. Como acessório, use chapéu de palha ou lenço para pescoço. Para complementar, desenhe barba e bigode no rosto.

• Traje Feminino

Vestido estampado ou decorado com rendas e retalhos, sandálias ou botas. Os acessórios podem ser o lenço para pescoço, flores, chapéu ou tranças no cabelo! E para maquiagem: batom,  blush e pintinhas nas bochechas.

9. Brincadeiras de festa junina

Não deixe de investir nas barracas de brincadeiras. Em geral, elas oferecem prêmios que podem ser negociados com fornecedores e parceiros.

Está na dúvida de quais brincadeiras de Festa Junina realizar? A gente ajuda:

  • Tiro ao alvo;
  • Boca do palhaço;
  • Jogo das argolas;
  • Pescaria;
  • Correio elegante;
  • Cadeia;
  • Bingo;
  • Touro mecânico;
  • Martelo de força;
  • Pula-pula.

O legal nessa brincadeira é entrar no clima e abusar da criatividade! Se tem mais ideias, que tal compartilhar com a gente?

10. Quadrilha


Imagem via Caipirismo

Festa Junina que se preze precisa contar com uma boa quadrilha! Independentemente do perfil do seu evento, é importante fazer com que o público participe deste momento, seja assistindo às apresentações ou até entrando no meio das danças típicas.

Vale lembrar que os participantes da quadrilha devem estar vestidos a caráter e a coreografia deve ser ensaiada previamente para não fazer feio na hora da apresentação… Aqui, vale soltar a imaginação e pensar em passos diferentes e até misturar com outros estilos musicais!

Então, o que achou das nossas dicas? Esperamos que você produza uma Festa Junina incrível!

E para ficar por dentro dos melhores arraiás e curtir a data, encontre eventos de Festa Junina na Sympla.