Cada vez mais produtores utilizam múltiplas ferramentas para complementar a gestão de seus eventos. Mas essa tarefa pode ser transformar em uma tremenda dor de cabeça quando não existe a conexão adequada entre as ferramentas utilizadas.

Para deixar esse intercâmbio de informações mais simples, a Sympla acaba de disponibilizar mais uma super novidade: a integração com o Zapier! São mais de 1.500 aplicativos disponíveis para integração, como o Mailchimp, Salesforce, SurveyMonkey, Google e diversos outros com os quais você pode compartilhar informações de seus eventos de um jeito fácil e rápido.

Quer entender mais sobre o Zapier e as vantagens dessa novidade? A gente te ajuda!

O que é o Zapier?

O Zapier é uma plataforma de integração que reúne diversos aplicativos para facilitar a vida de seus usuários. As integrações – chamadas de Zaps – são feitas de maneira fácil e rápida, sem a necessidade de conhecimento técnico. Existe a possibilidade de utilizar a plataforma gratuitamente com um limite de cinco Zaps ativos e, caso necessite de mais, basta contratar algum dos planos disponíveis.

O processo é realizado na própria interface do Zapier, que disponibiliza instruções para deixar o processo ainda mais simples. Os Zaps são compostos por Triggers e Actions sendo, respectivamente, ações realizadas em uma plataforma que geram o envio de informações e respostas reativas em outra.

Você pode, por exemplo, conectar os seus eventos da Sympla e o Planilhas Google, ou enviar seus participantes para seu sistema de CRM, caso ele também esteja disponível para integração. Não é prático?

Como posso criar um Zap utilizando a Sympla?

integração sympla e zapier

Antes de tudo, você precisa ter uma conta na plataforma, podendo utilizar a sua conta Google ou Facebook para fazer login ou criar uma nova. Depois, para criar um Zap e compartilhar os dados de seus eventos, basta acessar a página da Sympla no Zapier e iniciar os primeiros passos. 

Em seguida, basta selecionar a Sympla como aplicativo inicial na configuração para que os Triggers sejam disponibilizados. Atualmente, disponibilizamos dados de eventos, pedidos e  participantes (New Event, New Order e New Attendee), que podem ser utilizados de inúmeras maneiras quando combinados com outras ferramentas.

Durante o processo de criação do Zap, você deve conectar sua conta Sympla utilizando uma chave da API Pública. Para encontrar a sua, basta acessar a aba Integrações dentro da sua conta na área do Organizador Sympla. Após a conexão, basta selecionar o aplicativo que deseja conectar à Sympla e seguir customizando a integração pela própria interface :)

#DicaSympla: Sympla disponibiliza API pública

4 maneiras de aproveitar a integração entre Sympla e Zapier

De que forma é possível aproveitar as melhores oportunidades da nova integração?

As possibilidades são inúmeras, e variam de acordo com as necessidades e características do seu evento. Para te ajudar, listamos algumas dicas abaixo! \o/ 

1. Atualize com facilidade suas ferramentas de CRM

Criar fluxos automatizados para nutrir e converter leads também pode ser uma tarefa bem mais simples ao conectar a Sympla aos aplicativos disponíveis no Zapier. Você pode conectar com várias ferramentas de CRM, como o HubSpot e Salesforce, enviando as informações dos participantes de seus eventos e criando automações nesses sistemas, descomplicando o gerenciamento dos seus processos e poupando recursos para outras tarefas da gestão do evento :)

2. Crie listas de disparo de e-mails para seus eventos

Nada melhor do que ter o e-mail de contato dos participantes de seus eventos pronto para iniciar as comunicações, não é mesmo? Por meio do Zapier, você pode criar integrações com ferramentas que te ajudam a organizar o  processo de envio de e-mail marketing – como o Mailchimp, por exemplo. Através dessa plataforma de marketing, é possível criar e organizar facilmente seus contatos. Além disso, também é possível realizar o disparo pela própria plataforma: basta criar seu Zap com a Sympla e começar a enviar suas campanhas de e-mail!

3. Faça pesquisas de satisfação no seu pós-evento

Realizar pesquisas de satisfação é uma prática muito comum e adotada por muitos produtores para conseguir insights e trazer melhorias para futuras edições do evento. 

Através da integração entre a Sympla e o SurveyMonkey, por exemplo, é possível transformar os participantes de seus eventos em contatos no próprio SurveyMonkey, para o envio de pesquisas segmentadas. Crie seu Zap e comece a coletar informações!

#DicaSympla: As 3 dicas de ouro para criar pesquisas de satisfação para eventos

4. Controle informações por meio de planilhas

Gosta de organizar seus dados para análise e registro? Através do Zapier você pode conectar a Sympla a aplicações com foco em planilhas e organização de dados. Você pode, por exemplo, registrar os dados dos participantes de seus eventos diretamente em uma planilha do Google, transformando a organização e o registro de seus eventos em uma tarefa mais eficaz, analítica e automatizada.

E então, o que você achou dessa novidade? Aproveite para criar agora mesmo a sua primeira integração com o Zapier!

Se tiver alguma dúvida, basta acessar a nossa Central de Ajuda.