Ninguém melhor para falar sobre a experiência vivida em um evento do que os próprios participantes, não é? Eles são uma fonte inesgotável de insights para o organizador, que, por meio de uma pesquisa de satisfação para eventos, pode descobrir os pontos mais fortes e as fraquezas de sua produção.

Pensando nisso, a Sympla separou as três dicas mais valiosas quando o assunto é coletar o feedback do público. Confira!

O que é pesquisa de satisfação para eventos 

A pesquisa de satisfação para eventos nada mais é do que uma ferramenta para coletar impressões, sugestões e críticas do público depois do fim da produção. Ela pode ser realizada por meio do envio de formulários digitais, uma conversa durante do evento, ou mesmo nas redes sociais. O importante mesmo é descobrir de como foi de fato a experiência dos participantes da produção. 

Por que a pesquisa de satisfação é importante?

A pesquisa de satisfação para eventos serve, em última análise, para melhorar a experiência do público de qualquer evento. De forma prática, há três objetivos principais que o produtor deve buscar na coleta desses feedbacks. 

Estabelecer um diálogo com o público:

Os participantes de um evento se identificaram com o conceito da produção e decidiram viver aquela experiência. Nada mais justo do que retribuir a gentileza e escutá-los, né? Coletar essas impressões pode ajudar o produtor a organizar eventos ainda mais alinhados às necessidades do público-alvo, além de estreitar a relação organizador-participante. 

Identificar pontos fortes e problemas:

Imagine só: o produtor investiu em um chef renomado para assinar o cardápio de drinks, mas o público achou as opções excêntricas demais. Bem, nesse caso, é possível que a gastronomia não seja o chamariz daquele evento específico. Por outro lado, com a pesquisa de satisfação, esse mesmo organizador descobre os profissionais do atendimento in loco foram muito elogiados por serem atenciosos e educados. 

Essas informações são pistas do que o público espera de um evento e do que não é tão importante assim. Com isso, fica mais muito fácil para o organizador fazer investimentos certeiros. 

Otimizar as próximas edições: 

Com tantos dados sobre as preferências do público, é possível diferenciar as opiniões pessoais e pontuais daquilo que foi uma percepção geral. Diante dessa noção do que é consenso entre os participantes, é possível fazer mudanças nas edições seguintes, dando mais espaço para aquilo que foi bem percebido pelo público. 

3 dicas para criar suas pesquisas de satisfação para eventos

1. Planeje sua pesquisa de satisfação antes de o evento ocorrer

Pensar e criar um formulário de pesquisa antes da realização do evento possibilita ao produtor enviar questionários de alta qualidade já no dia seguinte ao evento, quando os acontecimentos ainda estão frescos na memória dos participantes, favorecendo respostas completas e feedbacks mais qualificados.

Por não saberem da importância e do valor das informações que podem ser coletadas com uma pesquisa de satisfação, alguns produtores acabam não aplicando-a. Não cometa esse erro, hein?

Formulários simples, com respostas de sim ou não ou escala de 1 a 5, são boas opções e já te dão uma boa visão dos pontos em que acertou ou errou.

2. Pergunte menos para receber mais respostas

Muitos produtores, pretendendo extrair o máximo de informações de uma pesquisa de satisfação, criam formulários enormes e cansativos, o que não é nada atrativo para os participantes. O mais recomendado é focar nos pontos críticos que merecem ser estudados, levando em conta questões relacionadas à prestação de serviços, à experiência do cliente e à satisfação do evento como um todo.

Uma questão importantíssima que deve ser incluída na sua pesquisa é sobre o que você pode mudar. A resposta te dará indicações claras do caminho a seguir, ainda que não seja exatamente o que você esperava.

Em uma pesquisa global feita pela SurveyMonkey, constatou-se que pesquisas de satisfação para eventos estão entre as mais curtas dentre todas. Veja a tabela abaixo:

Tabela apresentando quantas perguntas são feitas por produtores de eventos em pesquisas de satisfação

Isso ocorre porque, para eventos, a quantidade de respondentes é muito mais relevante ao produtor do que a quantidade de respostas por respondente. Pesquisas menores normalmente são mais receptivas, o que torna o trabalho de criação de formulários ainda mais complexo, pois exige conhecimento sobre priorizar o que é mais importante.

Dê preferência primeiro às perguntas quantitativas ou optativas e só então perguntas dissertativas. Mas, atenção! Mesmo em questões fechadas, é importante deixar um campo para a pessoa justificar sua resposta ou fazer alguma observação se desejar.

Muitos produtores ao redor do mundo já utilizam formulários com uma metodologia simplificada para avaliar a satisfação dos clientes, baseada em apenas duas perguntas para assegurar o máximo de respostas possível. Esse questionário, conhecido como NPS (Net Promoter Score), constitui em perguntar apenas:

  • de zero à dez, qual é a probabilidade de recomendar este evento a um amigo ou colega?
  • você teria algum comentário, sugestão ou dúvida sobre o evento?

Sendo assim, na primeira pergunta procura-se quantificar o nível do evento, e na segunda qualificar os pontos fortes e os pontos fracos como um todo. Para saber mais sobre o NPS, acesse: https://pt.surveymonkey.com/mp/net-promoter-score/ .

3. Utilize o formulário de inscrição para receber parte das informações

Uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo para coletar informações relevantes de seu público é fazer parte das perguntas antes mesmo do evento ocorrer. Claro que, nesse caso, não estará em pauta as informações sobre o ocorrido no evento, mas sim perguntas para conhecer melhor o seu público e depois, ao cruzar as informações, você saberá um pouco mais do contexto de quem lhe pontuou bem e quem pontuou mal.

Isso possui grande importância, pois há ocasiões nas quais grupos de pessoas se queixam de determinado ocorrido em seu evento, sendo que trata-se de uma minoria. Através do cruzamento de informações entre perfil e feedbacks, você consegue fazer uma análise mais eficiente e saber se deve manter, descontinuar ou mesmo reformular ações.

Experimente criar a sua pesquisa de satisfação hoje!

No fim das contas, ao realizar uma pesquisa de satisfação, é possível fidelizar seus clientes, conhecê-los bem para ofertar o que mais lhes agrada e ainda encontrar oportunidades para futuras edições do seu evento! Além disso, ao aumentar a quantidade de clientes satisfeitos, você também aumenta as chances de atrair novos clientes.

Só não se esqueça de agradecer aos respondentes pela colaboração, hein? O produtor de eventos pode, inclusive, oferecer um brinde ou presente como retribuição à participação deles. Quem sabe um cupom de desconto para o próximo evento que vai realizar? O item vai servir como incentivo para mais pessoas responderem!

Que tal uma mãozinha para construir sua pesquisa de satisfação para eventos? A Sympla e a Pluga produziram, em parceria, templates para te ajudar nessa missão. É só baixar! Confira.