Ao vender um curso, é natural que o produtor queira falar sobre os benefícios do seu conteúdo na página de vendas. Mas, para o novo comprador, saber a opinião de quem já fez o curso, sendo um consumidor assim como ele, é muito mais valioso.

Uma recomendação espontânea sobre um curso gera confiança em quem está comprando e maior credibilidade para o seu produtor. Esse é o poder da prova social.

Para entender melhor como esse recurso funciona e como usá-lo para conquistar mais compradores para o seu produto digital, continue a leitura!

O que é prova social

A prova social pode ser considerada uma forma de propaganda boca a boca, ou seja, quando os próprios consumidores ajudam na tomada de decisão de novos compradores.

Ela é uma espécie de depoimento, que pode acontecer em formato de texto, vídeo ou estudo de caso, por exemplo. E é comum que esteja presente de forma espontânea nas redes sociais e em sites de avaliação de marcas.

A prova social funciona justamente como uma prova de que a sociedade aprovou certo produto ou serviço. Como sociedade, podemos considerar amigos, familiares, famosos, ou até mesmo pessoas desconhecidas. Mas, qual seria a importância disso?

Importância da prova social

Ao realizar uma decisão de compra, o consumidor leva em conta fatores racionais, como benefícios e funcionalidades de um produto ou serviço, mas também fatores irracionais, que podem ser conhecidos como gatilhos mentais.

A prova social é um tipo de gatilho mental, servindo como um facilitador de decisões, que são tomadas no subconsciente do cérebro.

Pode não parecer, mas, diariamente, uma pessoa toma centenas de decisões. Para muitas delas, é normal que o cérebro funcione como se estivesse no piloto automático. E é aí que a prova social é importante.

O objetivo não é, de forma alguma, confundir ou iludir o público. Mas, sim, apresentar depoimentos sinceros, de pessoas reais, que validem o interesse do potencial consumidor em um curso oferecido.

Afinal, vivemos em sociedade e é natural desejar a validação de outras pessoas e querer agir em conjunto. Portanto, utilizar a prova social é uma maneira de melhorar a conversão da sua página de inscrições e aumentar as vendas.

Como conquistar e aplicar prova social

Acima de tudo, para conquistar uma prova social, primeiramente é essencial ter um ótimo produto ou serviço. Um infoproduto que não cumpra seu propósito e as expectativas do público, dificilmente receberá uma manifestação positiva e espontânea.

#DicaSympla: Como produzir um curso online de sucesso

Além de ter um curso online bem produzido e com foco no seu público-alvo, é importante criar espaços para que as avaliações aconteçam, seja na própria página do curso ou nas redes sociais, por exemplo.

Viabilizar os comentários espontâneos é apenas um dos caminhos, vale também incentivar os feedbacks enviando pesquisas de satisfação para os participantes.

Para isso, o produtor deve fazer perguntas que não influenciam os respondentes, deixar um campo aberto para respostas discursivas e, se necessário, pode oferecer brindes ou descontos para quem responder.

Uma boa pedida pode ser utilizar o método do NPS, para receber feedbacks diretos e mensuráveis.

Aplicação da prova social

Ao divulgar a prova social, é interessante usar o nome e, se possível, uma foto da pessoa que deu o depoimento. Assim, o público será capaz de se identificar e criar empatia com o que está sendo dito.

Lembre-se que para usar informações de um participante, é preciso pedir sua permissão primeiro.

Outra forma de aplicar a prova social é divulgando números e dados que possam comprovar o sucesso do infoproduto.

Por exemplo, reunir um número significativo de pessoas que começaram ou finalizaram o curso, para então mencioná-lo na sua divulgação, pode ser uma boa ideia.

É hora de praticar

Seguindo as dicas apresentadas neste conteúdo, o produtor será capaz de multiplicar seus casos de sucesso e vender mais.

Para que essa estratégia seja eficaz, é fundamental que cada depoimento seja sincero e reflita a realidade do produto ofertado.

Portanto, o primeiro passo é focar em oferecer um curso de excelência e conquistar avaliações dos seus consumidores. Até porque, mesmo feedbacks negativos podem ajudar o produto final inspirando otimizações e melhorias.

Vamos lá? Prepare-se para vender mais dos seus infoprodutos no Sympla Play! E conte com todas as soluções Sympla.