Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Melhores práticas para um evento Sympla Streaming

O Sympla Streaming é uma solução prática que os usuários da Sympla têm à disposição para realizarem seus eventos online! Se você já criou o seu evento, mas ainda está inseguro sobre a utilização da ferramenta, este artigo vai te ajudar a otimizar a sua experiência e a dos seus participantes.

Temos algumas dicas de utilização sobre o Zoom, plataforma integrada à Sympla para a realização da videoconferência. Você entenderá quais são os melhores equipamentos e soluções para desktop, aparelhos móveis ou outros, para evitar interferências e problemas durante sua chamada, além de dicas para a interação com os participantes e muito mais.

Vem ver como fazer seu evento ser um sucesso! :)

Requisitos técnicos para um evento Sympla Streaming 

Antes de começar, é importante sabermos os critérios para utilização do Sympla Streaming, para garantir que seu evento esteja no formato mais adequado para a plataforma:

 #DicaSympla: Como aumentar o limite de participantes do meu evento Sympla Streaming?

#DicaSympla: para saber como realizar a transmissão de eventos de ingressos gratuitos, clique aqui

Tendo em mente que os seus eventos se encaixam no formato indicado para o Sympla Streaming, agora vamos para a parte prática: planejando e construindo seu evento de sucesso! 

Os elementos básicos para garantir a boa funcionalidade técnica na hora do seu evento são:

Local bem iluminado

Certifique-se de que o ambiente que você escolheu para realizar a videoconferência seja bem iluminado, para garantir uma boa qualidade de imagem que será transmitida aos outros participantes do evento.

Internet com conexão estável

Uma boa conexão de internet é indispensável para uma transmissão com o mínimo de interferências ou falhas, evitando que a imagem ou o áudio travem na hora. Para isso, você precisa de uma conexão banda larga com ou sem fio (3G ou 4G / LTE).

Requisitos específicos de largura de banda:

Equipamentos

Você irá precisar de um dispositivo para instalar o Zoom e realizar a chamada (tablet, smartphone ou computador), alto-falantes disponíveis no dispositivo, microfone e câmera.

Está em dúvida se os equipamentos que você tem disponível possuem um bom suporte para a videoconferência? Confira a lista completa do Zoom com os dispositivos indicados!

Instale o Zoom no seu dispositivo

Para realizar a videoconferência, você já deve ter o aplicativo do Zoom previamente instalado no seu dispositivo. Sugerimos que faça isso com antecedência, para evitar atrasos ou imprevistos no dia do seu evento!

O Zoom está disponível nas versões para computador, iOS e Android.

Antes de instalar, veja os sistemas que suportam o aplicativo, para ver se o seu dispositivo se encaixa. Para computador, os formatos que suportam são: Windows; macOS X (10.7 ou superior); Ubuntu 12.04 ou superior; Mint 17.1 ou superior; Red Hat Enterprise Linux 6.4 ou superior; Oracle Linux 6.4 ou superior; CentOS 6.4 ou superior; Fedora 21 ou superior; OpenSUSE 13.2 ou superior; ArchLinux (apenas 64 bits).

Se você deseja baixar o Zoom num dispositivo móvel, os sistemas operacionais suportados são: Android (4.0 ou superior); iOS (7.0 ou superior); iPadOS (13.0 ou superior); Kindle Fire HD, Windows 8.1 Windows 10.

#DicaSympla: veja como iniciar a sessão do seu evento utilizando o Sympla Streaming

Dicas para a organização da videochamada

Sabemos que pode ser difícil gerir um evento online por causa da organização das pessoas: muitos decidem falar ao mesmo tempo, dúvidas podem surgir ao longo da chamada, entre outros pequenos problemas que podem comprometer a qualidade da conferência. Vamos te ajudar a minimizar isso :)

É muito importante que, antes de começar a chamada, algumas coisas estejam alinhadas com os participantes, para melhorar a gestão e participação de todos no evento. Algumas dicas cruciais são:

Levantar a mão

É um recurso oferecido pelo Zoom para que as pessoas sejam chamadas pelos palestrantes para falarem, cada um na sua vez. Explique aos participantes do evento que para levantar a mão basta clicar no emoji da mãozinha na barra inferior do Zoom.

Deixar os microfones mutados 

Peça para que todos deixem os microfones no mudo e só os ativem quando forem falar algo. Você também pode fazer isso sem precisar pedir aos participantes: configure para que, ao entrarem na sala, todos entrem com os microfones mutados. 

Esta e outras opções de gerenciamento das salas, confira esse tutorial elaborado pela equipe do Zoom:

Mantenha a interação via comentários

Fique sempre atento ao chat, na lateral direita da tela de chamada do Zoom. É um canal prático para que os participantes façam comentários e levantem dúvidas, sem que muitos falem ao mesmo tempo.

Gravar a chamada

Esse é um recurso interessante oferecido pelo Zoom e que pode ser muito útil, especialmente caso o seu evento seja uma palestra ou outro tipo de conteúdo educativo. Gravando a chamada você poderá disponibilizá-la futuramente para os participantes, caso tenham perdido algum detalhe. 

Para gravar, basta selecionar o botão branco de “Recording” na barra inferior direita do aplicativo durante a chamada. Você também tem a opção de pausar a gravação e continuar.

#DicaSympla: veja como você pode gravar a transmissão do seu evento ao vivo com o Sympla Streaming.

Melhores práticas para os participantes do seu evento

Pensando também na melhor experiência para os seus participantes, também temos algumas dicas de melhores práticas para você repassar a eles! 

A principal dúvida que os participantes podem ter é sobre o acesso à videochamada. Eles precisam também estar com o aplicativo do Zoom previamente instalado no dispositivo que forem usar para a conferência e acessar a sala através da aba “meus ingressos”, em suas respectivas contas Sympla.

É simples: basta fazer o login da conta cadastrada na Sympla (mesma conta usada para comprar/retirar ingresso) para poder ter acesso ao ingresso. Feito o login, clique no menu “Meus Ingressos”, localizado na barra superior da página inicial do site. Lá estarão todos os ingressos adquiridos por você. Selecione o ingresso do evento Sympla Streaming que pretende acessar clicando nele, e em seguida clique na opção “Acessar transmissão”, como na imagem abaixo:

Você então será redirecionado para a página web do Zoom, onde deverá selecionar a opção “Abrir Zoom meetings”.

Agora que você já sabe das nossas melhores práticas para utilizar o Sympla Streaming é só colocar a mão na massa!

Alguns outros conteúdos que podem ser valiosos para você são: nosso guia para criar seu evento online na Sympla e um tutorial para você criar o seu evento Sympla Streaming.

Vamos juntos! ????

Sair da versão mobile