Sabemos que o mercado de eventos é fonte não só de entretenimento, mas também de renda, conhecimento e muito mais para diversas pessoas. Em um momento de isolamento social o cenário pode não parecer favorável para profissionais dos mais diversos ramos  – mas a tecnologia é um aliado muito importante nessa hora! 

O Sympla Streaming é um conjunto de soluções criadas para que organizadores de eventos possam realizar eventos ao vivo pagos no formato de videoconferência, de forma remota e online. 

O meio online é eficiente, pois simplifica muita coisa: não há necessidade de deslocamento ou custos de logística e organização de espaço físico. Com o Sympla Streaming, você pode criar seu evento online, como vamos explicar adiante, com horário e data de sua escolha e interagir com seus participantes na sala virtual.

Utilizar a tecnologia para contornar essa situação permite não só continuar gerando renda, mas é um contexto muito importante para estreitar laços com seus clientes, promover seus eventos e até mesmo aumentar o engajamento para eventos futuros, sejam eles online ou presenciais!

Neste artigo, vamos te mostrar como criar o seu evento utilizando o Sympla Streaming, para você já começar logo! Vamos lá?

O que eu posso fazer com o Sympla Streaming?

Ao utilizar o Sympla Streaming, você consegue criar multiplas sessões e diferentes tipos de ingressos, adicionar palestrantes ao evento e muito mais. A única taxa da Sympla continua sendo os 10% sobre ingresso vendido ou o valor mínimo de R$2,50. Vale lembrar que o Sympla Streaming só está disponível para eventos com venda de ingressos ou inscrições. 

Além disso, há também o apoio do time de atendimento da Sympla para auxiliar você com o que precisar. O sucesso dos seus eventos é o nosso também, por isso, conte com a gente!

#DicaSympla: não perca tempo e veja como criar um evento Sympla Streaming

Critérios e para criar o seu evento via Streaming

Antes de criar seu evento, é importante se atentar para algumas características da ferramenta:

  • O Sympla Streaming tem um limite de 300 participantes por evento, incluindo organizador, palestrantes e participantes. O limite pode ser expandido para até 1000 participantes, mediante análise;
  • O evento deve estar publicado e aberto na plataforma da Sympla;
  • Há um limite de duração para a videoconferência de 8 horas por sessão;
  • O  Sympla Streaming é ideal para eventos educativos e corporativos, como cursos, workshops, aulas, conferências, meetups e palestras;
  • O Sympla Streaming é disponibilizado apenas para eventos com vendas de ingressos pagos, não contemplando os de ingressos gratuitos..

Se seu evento não se encaixa em um destes formatos, isso não quer dizer que você não possa utilizar a ferramenta a seu favor! Estude bem o seu público e pesquise sobre seus interesses e necessidades para saber a melhor forma de interação online em uma videoconferência.

#DicaSympla: para saber como realizar a transmissão de eventos de ingressos gratuitos, clique aqui

Passo a passo: como criar um evento Sympla Streaming?

Confira agora o nosso passo a passo detalhado para você começar a utilizar a nossa solução de Streaming. São 8 passos bem simples:

  • Crie sua conta na Sympla
  • Verifique seu acesso à plataforma
  • Nome e imagem do evento
  • Configure a(s) sessão(ões)
  • Configure os ingressos
  • Inclua a descrição do evento
  • Apresente-se para os participantes
  • Aceite os termos de responsabilidade

Vamos lá?

1. Crie uma conta na Sympla

O primeiro passo é ter uma conta na Sympla para começar! Se você ainda não tiver uma conta na nossa plataforma, basta acessar o nosso site e clicar no botão “criar conta”, no canto superior direito da página:

Em seguida, você será redirecionado para outra tela, onde poderá cadastrar o seu e-mail ou utilizar sua conta do Facebook para fazer o cadastro na Sympla. Preencha os dados solicitados e clique em “cadastrar”.

Para concluir a operação, você irá receber em seu endereço de e-mail um link para confirmação do cadastro. Selecione “ativar minha conta” para prosseguir. Se você não encontrar o e-mail da Sympla, procure em sua caixa de “Spam” ou “Lixo Eletrônico”.

2. Insira um nome e imagem do evento

Agora, você já pode começar a personalizar o seu evento! Clique no botão “criar evento”, também na tela inicial da plataforma. Dê um nome para o evento e selecione uma imagem para o banner de divulgação:

eventos streaming

3. Habilite o Sympla Streaming

Na opção “Onde seu evento vai acontecer?”, selecione o local “Evento online”. Depois, basta clicar em Sympla Streaming, como na imagem abaixo:

 

4. Configure as sessões do seu evento online

Um mesmo evento pode ter diversas sessões, isto é, a videoconferência poderá ser exibida em mais de um dia ou horário para os mesmos participantes. Isto é ideal para, por exemplo, um curso que acontece quinta e sexta, ou um evento que tem recorrência semanal.

Para configurar uma ou mais sessões, basta clicar em  “+ Adicionar Sessão”:

Sympla Streaming

5. Configure os ingressos do evento

Em seguida, crie seus ingressos! Basta clicar na opção “+ingresso pago”:

eventos streaming

Após selecionar a opção de ingresso que deseja, aparecerá uma aba para configurar os ingressos. Você poderá escolher um nome para o ingresso, qual o valor (se houver) e a quantidade de ingressos disponível de cada tipo (lembrando que o máximo de ingressos, no total, deve ser de 300). Basta selecionar a opção “criar ingresso” em seguida. Veja:

eventos streaming

Importante lembrar: O Sympla Streaming tem um limite de uso de até 300 participantes, incluindo organizadores e palestrantes. Ao criar mais de um tipo de ingresso, fique atento a quantidade de ingressos que será disponibilizado, pois o total não pode ultrapassar 300. Caso o primeiro ingresso criado tenha a disponibilidade de 100 participantes, por exemplo, o próximo ingresso a ser criado terá disponibilidade máxima de 200 participantes.

6. Crie uma descrição para o seu evento

Uma descrição clara e com informações relevantes é essencial. Será através dela que seus participantes irão se informar e se interessar pelo seu evento! Procure informar todos os detalhes no tópico 5, “Descrição do evento”:

eventos streaming

7. Apresente-se

A sessão “Sobre o organizador” é muito importante para você apresentar aos participantes quem é o responsável por aquele evento. Ela é a sua assinatura, portanto, inclua os detalhe sobre você ou a sua empresa:

eventos streaming

8. Responsabilidades 

Quase tudo pronto! Agora, é só você aceitar os termos de responsabilidade, para mostrar que está ciente dos termos e condições de uso da Sympla e também do Sympla Streaming.

eventos streaming

Depois, é só clicar em “Publicar Evento” e começar a divulgá-lo!

#DicaSympla: veja como você pode gravar a transmissão do seu evento ao vivo com o Sympla Streaming.

O link da transmissão Sympla Streaming  fica disponível 2 horas antes do início do evento no painel do evento na Sympla. Assim, você terá tempo para configurar a sala de transmissão e testar os seus equipamentos de som e vídeo. 

Veja o nosso post sobre como iniciar a sessão do seu evento no Sympla Streaming para ser um craque dos eventos online! 

Esperamos que este passo a passo tenha sido útil para te ajudar a criar o seu evento. Se ainda tiver dúvidas sobre o Sympla Streaming, é só entrar em contato com o nosso time através do e-mail [email protected]. Será um prazer ajudar você!

Se quiser, você também já pode criar o seu evento online usando a nossa ferramenta :)

Até a próxima!