Você sabe como funciona lista de transmissão no WhatsApp? Esse é um recurso bastante interessante para captar a atenção do público e divulgar eventos e produções de forma segmentada e personalizada.
Neste post, a Sympla explica como funciona a ferramenta, quais as vantagens para a divulgação de eventos e quais cuidados o produtor precisa tomar para garantir uma comunicação mais eficiente e assertiva. Confira tudo na leitura.
O que é uma lista de transmissão no WhatsApp?
A lista de transmissão no WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que permite que o usuário envie uma mensagem para várias pessoas de forma simultânea.
Ela funciona de forma diferente de um grupo. Isso porque, no grupo todos os participantes estão em uma mesma conversa, já na lista de transmissão a mensagem é enviada para cada um de forma individual.
Isso permite que o usuário fale com muitas pessoas ao mesmo tempo, mas sem precisar criar um grupo. Assim, se você é produtor de eventos, pode anunciar novas produções e enviar atualizações para o público-alvo de forma muito mais rápida, prática e pessoal.
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Por que usar na divulgação do seu evento?
O recurso de lista de transmissão no WhatsApp é bastante versátil. Ele pode ser utilizado para divulgação de inúmeros produtos e serviços, inclusive, no mercado de eventos.
Além de divulgar suas produções, o organizador também pode utilizar as listas para enviar atualizações aos inscritos, sem precisar encaminhar a mensagem individualmente para cada contato.
A seguir, explicamos melhor as vantagens e benefícios das listas de transmissão para a estratégia de marketing de eventos.
Permite o envio de mensagens personalizadas e segmentadas
Uma das principais vantagens da ferramenta é a possibilidade de enviar mensagens personalizadas para grupos segmentados de pessoas. Vamos supor que a próxima edição de um evento vai acontecer em Manaus. Nesse cenário, é possível criar uma lista apenas com o público dessa região, tornando a divulgação muito mais certeira.
Vamos a outro exemplo. Imagine que o produtor quer dar um desconto exclusivo para todos os que já participaram de eventos no passado. Nesse caso, é possível criar listas específicas apenas com ex-participantes, e direcionar o cupom de desconto para o público certo.
Economiza tempo e esforço
Outra vantagem é a economia de tempo e esforço que esse tipo de ferramenta proporciona. Já pensou precisar encaminhar a mesma mensagem para mais de 50 contatos? Esse, com certeza, seria um trabalho que exigiria tempo e concentração.
Com a lista de transmissão criada, o produtor só precisa escrever a mensagem e com um único clique, consegue enviar automaticamente para toda a lista. Isso é bastante útil para agilizar a divulgação e tornar a interação mais dinâmica.
Possibilita uma comunicação mais próxima
Além de possibilitar uma divulgação mais estratégica de eventos, as listas de transmissão também aproximam o produtor do público, permitindo uma comunicação mais próxima com os contatos.
Esse tipo de ferramenta pode ser útil, por exemplo, para solicitar feedbacks e sugestões de atrações. A grande vantagem é que o produtor terá uma resposta em tempo real, o que vai permitir ajustes na estratégia e garantir uma oferta mais próxima ao que os participantes esperam.
Garante mais engajamento do público
Por fim, outra vantagem é um maior engajamento do público. Quando recebe uma mensagem de uma lista de transmissão, o usuário entende aquele contato como um contato direto, o que o estimula a interagir com a conversa e não apenas lê-la passivamente.
Isso abre um canal de diálogo entre produtor e público, o que garante mais alcance das mensagens e um engajamento valioso do usuário com a marca.
Quais cuidados tomar?
Como vimos, o recurso é excelente para a divulgação de eventos. Contudo, infelizmente, nem sempre ele funciona como deveria. Mas você sabe por que algumas pessoas não recebem lista de transmissão?
De acordo com a política do WhatsApp, é preciso que todos os contatos da lista tenham o seu número de telefone salvo. Por isso, não adianta sair adicionando qualquer número por aí.
É fundamental segmentar suas listas com leads que estejam realmente interessados e que tenham aceitado receber comunicações pelo telefone. O produtor deve orientar o público a salvar seu número para garantir que as mensagens sejam entregues.
Além disso, é válido tomar outros cuidados, como:
- Defina dias e horários para enviar mensagens;
- Seja ágil e não deixe o cliente falando sozinho;
- Mande poucas imagens para não encher a memória do celular da pessoa;
- Tenha bom senso na quantidade de envios;
- Seja cortês;
- Não use expressões que envolvam o coletivo como “bom dia, pessoal”.
Agora você já conhece a lista de transmissão no WhatsApp e sabe como utilizar esse recurso para divulgar eventos. Que tal colocar a mão na massa e começar a utilizar a ferramenta na prática?
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