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Festival de música: como produzir, estrutura, atrações especiais e divulgação

Como produzir um festival de música

Qual produtor de eventos não sonha em organizar um festival de música? São eventos que acontecem de forma recorrente, costumam ter uma série de edições, atraem legiões de fãs, e têm potencial para se tornarem uma marca, fidelizando o público. 

Mas criar um evento desse porte não é uma tarefa fácil. É necessário planejar os detalhes com antecedência para garantir um espaço adequado, montar um line-up atrativo, pensar na infraestrutura e investir em uma estratégia robusta de divulgação.  

O objetivo desse texto é, justamente, ajudar o organizador a entender quais são as etapas necessárias para a elaboração de um festival de música bem-sucedido. Confira!

1. Escolha um nicho de mercado

Ao desenhar um business plan para um festival de música, o primeiro passo é refletir “para quem é esse evento?” e, em seguida, “o que essas pessoas querem ver e ouvir?”

Em outras palavras, essa é hora de definir um público-alvo e uma carência do mercado que será atendida pelo festival. 

Por exemplo: em vez de focar nos grandes centros, onde há muita concorrência, que tal apostar em uma cidade universitária? O produtor pode investir em artistas virais para atrair o público jovem.  

2. Encontre um espaço para seu festival de música

Palcos, pista, área VIP, ambiente para alimentação, espaço para circulação… O local perfeito para um festival de música precisa conter todos esses elementos, mas deve ir muito além.

É fundamental considerar a capacidade do local, garantindo que ele comporta o público estimado. É preciso pensar também na localização para que os participantes e os fornecedores tenham acesso facilitado. Pode ser necessário ainda incluir um estacionamento no planejamento. 

Em muitos casos, o espaço será como uma folha de papel em branco, e transformá-lo em um ambiente inesquecível ficará a cargo da cenografia e da ambientação. No entanto, alguns espaços já são cheios de personalidade por si só, como mirantes e ruínas.

Confira cinco festivais que acontecem em lugares surreais!

3. Defina atrações especiais, cardápio e fornecedores 

No mundo dos eventos, os festivais são sinônimos de experiências múltiplas. Por isso, o produtor deve oferecer vivências incríveis que vão além da música. Confira:

Line-up musical

É  claro que os shows são o carro-chefe de um festival de música, né? Para garantir um line-up que chame atenção, o organizador deve considerar:

Gastronomia

Muitas vezes, as comidas e bebidas de um festival são um show à parte! É que esses são eventos muito longos, e os participantes precisam estar hidratados e com a barriga cheia para curtir todas as atrações.

Comece pela praça de alimentação do evento. Ela atenderá a pista, onde está a vasta maioria dos participantes. É fundamental incluir:

Apostar em food trucks é uma boa pedida, já que eles são compactos e versáteis. Alguns festivais, no entanto, vão além, incorporando chefs de cozinha ao evento e explorando a gastronomia local. 

Oferecer bebidas geladas ao alcance do público e a todo momento é uma obrigação! Para atender aquelas pessoas que decidem maratonar os shows, é interessante incluir pontos de venda ambulantes para que as pessoas façam a compra e retirem suas bebidas no bar mais próximo. 

4. Crie um plano de marketing para o festival de música

Não adianta trazer a banda do momento para o evento se ninguém ficar sabendo, certo? Por isso, é fundamental criar uma estratégia robusta de marketing, que contemple todas as etapas da produção. 

Antes do evento:

Essa é a hora de atrair a atenção do público e vender os ingressos. Um bom caminho é começar criando um mote para o seu festival. Trata-se de uma frase curta que deve resumir o conceito do evento e gerar identificação instantaneamente. A partir daí, é possível desenvolver uma identidade visual que converse com a essência da produção e seu público. 

Agora, é hora de investir em um bom copywriting para eventos e explorá-lo nas comunicações com o público potencial. Aposte em: 

Durante o festival de música:

Já ouviu falar que o boca a boca é a melhor estratégia de marketing? É na hora do evento que os participantes registram e publicam suas experiências no festival. Por isso, é fundamental trabalhar o conceito do festival na hora H.

A identidade visual deve estar no palco, painéis, pulseiras, além de utensílios como copos, pratos e talheres. Criar espaços instagramáveis também vai atrair a atenção dos participantes e estimulá-los a compartilhar sua experiência. 

Depois: 

Produzir um festival é criar uma noção de comunidade. Por isso, o pós-evento é sobre reforçar esse senso de união por meio da música. Assim, os participantes – e aqueles que não estiveram lá – ficarão de olho nas próximas edições!

Para isso, invista em uma boa cobertura do festival, com direito a aftermovies, além de repostar e interagir com o conteúdo gerado de forma espontânea pelo público e influencers

5. Pense nas próximas edições 

Quem produz festivais de música conta uma história. É isso mesmo! Ao longo das edições, é interessante investir em uma estratégia de storytelling que faça com que o público queira estar em todos os eventos! A edição seguinte, portanto, pode ser um desdobramento do conceito do festival, reforçando a marca. 

Mas, para além do branding, no pós-evento, o produtor deve refletir sobre o que deu errado, mapeando possíveis correções, e o que deu certo, investindo nesses pontos. 

6. Venda ingressos e controle a entrada com a Sympla 

Gestão de eventos e venda de ingressos é com a Sympla mesmo! Para vender os seus ingressos com a segurança da plataforma e controlar a entrada com check-in com opções fáceis e confiáveis, conte com as soluções para eventos presenciais da Sympla. Confira! 

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