Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Festas BBB: aprendizados do programa para organizar uma festa de sucesso

Todos os anos, de janeiro a março, os olhares dos brasileiros se voltam para o Big Brother Brasil, o reality show com maior audiência do país. 

Há quem atravesse a madrugada acompanhando as intrigas e os romances das festas do BBB, mas o interesse de quem produz eventos é outro: se inspirar e tirar referências de cada detalhe das produções globais.

Pensando nisso, a Sympla reuniu algumas dicas com base nas festas mais marcantes das últimas edições. Que tal mergulhar nas estratégias usadas pelos organizadores de eventos do programa? Confira a seguir. 

Festas BBB: por que se inspirar? 

Nunca foi tão fácil buscar referências de eventos de sucesso na Internet. Com poucos cliques, é possível encontrar fotos e vídeos de qualquer festa no mundo. Ainda assim, todo produtor de eventos deve investir um tempo para estudar as celebrações organizadas para os confinados do BBB. 

Por que? Já são mais de vinte edições do programa que exibe, em horário nobre, festas com os mais diversos temas, cardápios, e atrações especiais. Sem falar na decoração e figurino, que rendem uma chuva de posts, tweets e memes. 

Temas das festas do BBB: da folia à noite do pijama

Com tantas edições, os produtores das festas do reality precisam se reinventar para trazer novidades para os confinados a cada semana. É por isso que os espectadores do programa já viram o jardim da casa se transformar em inúmeros eventos diferentes. 

Apostar em um tema é uma excelente maneira de promover a identificação e o engajamento do público, que estará ainda mais imerso na experiência. Separamos alguns temas que agitaram a casa mais vigiada do Brasil ao longo dos anos. Confira:


Festa do pijama

Na edição histórica de 2020, a primeira que dividiu a casa entre famosos e anônimos, os confinados curtiram uma festa do pijama no jardim. E conforto foi palavra de ordem: brothers e sisters como Manu Gavassi, Babu e Thelminha usaram pantufas divertidas na pista de dança e relaxaram em colchões e almofadas na área externa da casa.

Uma boa pedida é sugerir que os participantes mergulhem no tema da festa com seus figurinos. Os looks temáticos vão render muitos cliques instagramáveis!

Carnaval

O BBB transformou os participantes em foliões várias vezes! Mas a mais icônica das festas de Carnaval, sem dúvidas, é a da décima primeira edição. 

Foi nesse evento que, empolgado com a participação da escola de samba carioca Grande Rio no programa, o participante Daniel se engraçou com um coqueiro, episódio que rende memes até hoje. 

A dica? Investir em atrações especiais que conversem com o tema escolhido. Elas são capazes de colocar até as plantas para dançar!

Mitologia grega

Quem não gostaria de fazer uma visita ao Olimpo? Os produtores de eventos podem usar e abusar das inúmeras referências ao tema: togas, colunas, uvas, coroas de louros, tridentes, tochas… 

Foi o que a Globo fez no BBB18, com a festa Deuses Gregos. A decoração chamou a atenção e foi marcada por Centauro, Medusa e o trono do todo-poderoso Zeus. Mas, nessa megaprodução, o verdadeiro protagonista foi o cardápio, que contou com carne de cordeiro, a clássica salada grega, azeitonas e uvas.

#DicaSympla: O que não faltam são inspirações para os organizadores de eventos, não é? Confira também ideias para produzir eventos de Halloween e festas juninas

Festa do Líder: personalização e segmentação

No BBB 20, os líderes da semana ganharam mais do que o poder de indicar alguém ao paredão e o acesso a uma suíte exclusiva. Essa foi a edição em que surgiu a Festa do Líder, um evento produzido a partir das escolhas de quem dá as cartas naquela semana. 

Os donos da liderança definem o tema, o cardápio e a trilha sonora da festança, que tem ainda figurinos desenvolvidos com base no soberano. Mas o que o organizador de eventos tem a ver com isso? 

A Festa do Líder é um exemplo de personalização, que é o desenvolvimento de materiais – nesse caso, eventos – de forma individualizada ou segmentada. No mundo real, é possível colocar isso em prática considerando não uma, mas um grupo de pessoas com interesses ou características semelhantes.

Patrocínios em eventos: o exemplo das festas BBB

Nas últimas edições, as festas do BBB se tornaram uma verdadeira vitrine para marcas de diversos segmentos. Teve piscina coberta pela logo de uma famosa rede de fast food, megaprodução patrocinada por loja de departamentos e por aí vai! 

Os patrocínios não estão restritos a eventos transmitidos em rede nacional. Qualquer evento pode chamar a atenção de empresas que queiram divulgar seus produtos e serviços entre os presentes. E o BBB dá aula de como introduzir uma marca nos espaços da produção. Confira algumas possibilidades: 

#DicaSympla: Descubra como conseguir patrocínio para eventos aqui.

Crie eventos dignos de horário nobre!

Mais uma edição do reality está chegando à tevê, e os organizadores já podem pegar lápis e bloquinho para não perder nenhuma referência das festas do BBB 23! 

Agora, os produtores já sabem para onde mirar na hora de conferir o programa: temas, figurinos, decoração e cardápio. Só falta começar a planejar as próximas produções. 

Sair da versão mobile