As festas de Halloween são típicas da cultura norte-americana e já ambientaram vários filmes e séries de terror. Aqui no Brasil, a moda também pegou, e comemorar o Dia das Bruxas se tornou uma maneira bem diferente (e sombria!) de unir diversão e entretenimento.

Além da decoração excêntrica, o Halloween reúne possibilidades bem criativas de ousar na criação de bebidas, comidas e, principalmente, nas fantasias!

Que tal aproveitar a chegada dessa época única do ano para fazer uma festa com essa temática? Confira as dicas que nós separamos sobre como organizar uma festa de Halloween e escolha entre doces ou travessuras :)

Como organizar uma festa de Halloween

Para fazer uma festa de Halloween, é preciso cuidar do planejamento de itens comuns a qualquer festa. Sem organização e um controle financeiro sério, o evento pode deixar os participantes furiosos e você ainda pode sair no prejuízo.

Por isso, antes de qualquer coisa, conte com alguma ferramenta que te ajude a ter uma visão geral da preparação do evento – como o borderô financeiro e um checklist para produção de eventos.  

Pronto? Então, confira a seguir o passo a passo para um Halloween de sucesso!

1. Escolha o local adequado

O espaço onde a festa de Halloween irá acontecer deve ser adequado para o tamanho do público e para as atrações do evento.

Como elas acontecem durante a noite, procure escolher um local fechado, com infraestrutura adequada para equipamentos de som, vídeo, iluminação e montagem de palco. Muitas casas de shows e espaços para festas já disponibilizam estes itens e incluem o uso no próprio contrato de locação.

Além disso, também é preciso ficar atento ao local de montagem do bar. Escolha uma posição estratégica em relação ao palco principal e muito cuidado com o tamanho da estrutura.

Bares mais extensos facilitam a distribuição de bebidas e o atendimento dos bartenders, evitando filas demoradas e reclamações por parte do público.

Em resumo, procure conhecer o espaço com antecedência e verifique pessoalmente as condições do local. Aqui, vale lembrar que até a localização da sua festa pode interferir no interesse dos participantes – locais de difícil acesso podem fazer com que o público não fique animado em marcar presença.

2. Providencie o alvará para eventos

Um dos primeiros passos para fazer com que a sua festa aconteça é conseguir um alvará. O alvará para eventos é um documento obrigatório emitido pela prefeitura da cidade e qualquer evento precisa de um para acontecer.

No caso de eventos pequenos, é recomendado iniciar o processo de expedição pelo menos 15 dias antes da data do evento. No entanto, esse prazo pode variar de cidade para cidade.

Para evitar imprevistos e garantir que a sua festa aconteça, não deixe o alvará para a última hora! Preparamos um post com o passo a passo para conseguir um alvará para ajudar nessa tarefa :)

3. Aposte em alimentos e bebidas temáticas

Os comes e bebes também são parte importante da festa de Halloween! Nesse tipo de evento, não existem muitas opções de alimentos típicos, por isso, o ideal é improvisar para deixar a festa ainda mais divertida e assustadora. Algumas sugestões legais são:

  • doces e balas temáticas (em forma de dentadura, minhocas, insetos, olhos, etc.);
  • drinks especiais com gelo seco;
  • shots de bebidas em seringas (sem a agulha, por favor!);
  • ponche e sangria.

como organizar uma festa de halloween - cachorro quente em forma de dedo
Imagem via Pinterest

É fundamental calcular a quantidade de bebidas correta para o tamanho do evento, além de contar com uma estrutura para manter tudo bem gelado a noite inteira.

A atenção deve ser redobrada em caso de festas open bar, já que o consumo de drinks, cervejas e destilados será bem maior do que em eventos com bebidas pagas individualmente.

como organizar uma festa de halloween - drinks na seringaImagem via Pinterest

4. Produza uma decoração assustadora

Um dos grandes diferenciais das festas de Halloween está na decoração única. Por isso, independentemente do tamanho do seu evento, é fundamental investir em elementos que remetam ao Dia das Bruxas e criem uma atmosfera assustadora. Algumas sugestões são:

  • teias de aranha (que podem ser feitas com algodão ou tecido sintético);
  • baldes e cestos em formato de abóbora;
  • caveiras e esqueletos;
  • balões nas cores laranja, preto, roxo e vermelho;
  • iluminação temática (não se esqueça das lâmpadas neon);
  • aranhas, morcegos e baratas de plástico (só vale de plástico, hein?);
  • lençóis rasgados ou sujos de tinta vermelha;
  • pulseiras e objetos que brilham no escuro.

Lembre-se de que as fantasias também fazem parte da decoração da festa! Por isso, é importante incentivar o público a ir fantasiado e contribuir para que o evento reflita toda a atmosfera do Halloween.

Algumas das fantasias mais utilizadas são as de zumbi, bruxas, fantasmas e vampiros – mas que tal deixar o clássico de lado e investir na criatividade? A sugestão é apostar em fantasias temáticas de personagens de filmes e séries de terror, além de máscaras, acessórios e até maquiagens!

#DicaSympla: Também vale a pena realizar um concurso para eleger as fantasias mais criativas da festa, premiando os vencedores com bebidas ou brindes especiais! \o/

Imagem via Pexels

5. Invista na divulgação

Para organizar uma festa de Halloween que atinja o público de maneira concreta, é fundamental pensar em um bom plano de divulgação – e não estamos falando apenas em criar um evento no Facebook!

Uma divulgação efetiva utiliza os principais diferenciais do evento para chamar a atenção do público, além de criar campanhas que estimulem o engajamento com o evento e a venda de ingressos. Aqui vão algumas sugestões de divulgação para sua festa:

  • divulgação nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc);
  • anúncios patrocinados nas redes sociais;
  • contagem regressiva e virada de lotes;
  • sorteios de ingressos;
  • envio de e-mails;
  • distribuição de folders e panfletos em bares e restaurantes estratégicos.

#DicaSympla: Ainda está em dúvida sobre como fazer a divulgação da sua festa? Confira o conteúdo completo sobre como divulgar um evento!

6. Escolha a melhor data para a festa

O Dia das Bruxas é tradicionalmente comemorado no dia 31 de outubro. No entanto, você pode realizar a sua festa de Halloween tranquilamente em qualquer fim de semana do mês.

Mas é muito importante ter atenção quanto à escolha da data para que seu Halloween não aconteça no mesmo dia e horário de outros eventos com público e temática semelhantes. Assim, você garante que sua festa não fique vazia e o público não precise escolher entre um evento ou outro.

E fique de olho: quanto mais próximo do fim do mês, mais festas de Halloween estarão acontecendo! Por isso, se estiver na dúvida, pesquise pelos eventos acontecendo na sua cidade e escolha a data mais adequada para realizar sua festa.

como organizar uma festa de halloween - abóborasImagem via Pexels

7. Faça uma venda de ingressos estratégica

Agora que a sua festa de Halloween já está pronta para acontecer, é hora de pensar na venda de ingressos! A estratégia adotada para a venda dos ingressos pode definir o sucesso do seu evento. Por isso, invista em planejamento financeiro e organização, para que todos os custos e lucros da festa estejam sempre sob controle.

A principal dica é utilizar a venda de ingressos online para o seu evento. Assim, o seu público pode garantir a presença na festa em poucos minutos, de forma antecipada, sem precisar sair de casa. E o produtor acompanha em tempo real o número de ingressos vendidos.

Além disso, é possível utilizar outras estratégias de venda, tais como:

  • disponibilizar várias formas de pagamento (boleto, cartão de crédito, transferência online, pix, etc.);
  • venda de lotes promocionais;
  • promoção para ingressos adquiridos em grupo;
  • sorteio de cortesias.

Ao criar o seu evento na Sympla, por exemplo, você cria um hotsite com todas as informações sobre ele de maneira completa, além de poder inserir fotos e vídeos para personalizá-lo ainda mais. Assim, depois de tudo pronto, você ainda pode compartilhar o evento nas redes sociais, incorporá-lo com um grid de ingressos em qualquer site e até enviá-lo com um convite por e-mail.

Preparado para organizar uma festa de Halloween? Comece agora!