Seja você um produtor de eventos ou proprietário de um bar ou pub, está na hora de considerar organizar uma produção nesses locais. A festa em bar é uma excelente opção para aumentar o público e o movimento do estabelecimento, consequentemente, garantindo mais lucro.
Quer entender melhor como esse tipo de estratégia pode ser utilizada em bares ou pubs e outros motivos para começar a implementá-la? Confira o artigo completo que a Sympla preparou sobre o assunto.
Quando organizar um evento em um bar?
Existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas pelo empreendedor ou produtor de eventos para explorar todo o potencial do espaço. Alguns exemplos criativos de tipos de eventos são:
- Noite dos solteiros;
- Eventos esportivos com transmissão de jogos;
- Aniversário do bar;
- Festivais gastronômicos e eventos de degustação;
- Apresentações de grandes artistas;
- Datas comemorativas;
- Happy Hours;
- Noite de karaokê;
- Festivais de Stand Up Comedy;
- Noite de cinema com transmissões de episódios finais de séries;
- Noites temáticas;
É válido ter em mente, no entanto, que alguns tipos de eventos exigem um nível maior de planejamento e gestão do que outros.
Enquanto a transmissão de jogos, por exemplo, vai necessitar apenas de um telão ou projetor, programar uma noite de degustação de chopes e cervejas vai demandar um pouco mais de organização e know how para harmonizar petiscos e trazer sabores diferentes e surpreendentes.
#DicaSympla: Como organizar uma Oktoberfest
5 motivos para fazer seu evento em bares e pubs
Embora os bares e pubs costumem ter um público interessante aos finais de semana, é comum que os empreendedores estejam sempre buscando alguns diferenciais para aumentar a clientela e trazer mais pessoas para consumir nos dias de menos movimento.
Os eventos, portanto, podem ser a chave para aumentar o movimento e tornar o espaço mais conhecido na região. A seguir, Sympla listou os principais motivos pelos quais vale a pena começar a programar uma festa em bar ou pub.
1. Maior atratividade para a clientela
Antes de pensar em alcançar novos públicos, é válido lembrar que os eventos podem ser uma boa opção para fidelizar os clientes habituais, que já frequentam o local e estão familiarizados com o espaço.
Como esse público já é frequentador, será mais fácil garantir as primeiras vendas de ingressos. Além disso, os clientes habituais tendem a divulgar esse tipo de atração para amigos e colegas, o que gera para o produtor uma publicidade orgânica e gratuita.
2. Possibilidade de explorar a gastronomia do local
Mesmo com um cardápio variado de petiscos e porções, nem sempre o estabelecimento tem uma boa saída de alimentos e acaba focando apenas na venda de bebidas.
Uma festa em bar, portanto, pode ser a oportunidade que o empreendedor precisa para explorar a gastronomia do bar e mostrar aos clientes todas as suas opções. Muitas vezes, o cliente acaba conhecendo sabores no evento e torna a pedir esses pratos em outras visitas ao espaço.
3. Atração de novos públicos
As festas também são uma ótima maneira de atrair públicos novos e até mesmo de diferentes perfis. Para isso, no entanto, é válido pensar em eventos diferenciados, que agradem a públicos distintos.
Se a ideia é promover artistas musicais é possível incluir diferentes estilos, realizando um evento sertanejo em um mês e um show de rock em outro, por exemplo. Os eventos temáticos também podem ser variados, como uma noite dos solteiros em determinado dia da semana e uma para casais em outro.
4. Diferencial competitivo
Os eventos em bares também são boas oportunidades de destacar o estabelecimento em meio a concorrência. Por mais que o empreendedor invista em um cardápio diferente de porções e drinks, em geral, a oferta nesse tipo de empreendimento é muito similar.
Então, o que faz com que o cliente escolha determinado bar em detrimento de outro? Em geral, isso é feito com base no atendimento, preços e alguma atividade diferente da habitual, como é o caso dos eventos temáticos.
5. Maior exposição na imprensa local
Por fim, organizar uma festa em bar pode ajudar o empreendedor a divulgar melhor o estabelecimento, dando material e despertando o interesse da imprensa local.
Por mais que o bar pense em promoções durante a semana, como “Compre 1 chope e leve 2″, dificilmente esse tipo de ação terá a mesma atenção da imprensa que teria em um evento mais elaborado.
Como produzir eventos em bares e pubs?
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