Seja você um produtor de eventos ou proprietário de um bar ou pub, está na hora de considerar organizar uma produção nesses locais. A festa em bar é uma excelente opção para aumentar o público e o movimento do estabelecimento, consequentemente, garantindo mais lucro. 

Quer entender melhor como esse tipo de estratégia pode ser utilizada em bares ou pubs e outros motivos para começar a implementá-la? Confira o artigo completo que a Sympla preparou sobre o assunto. 

Quando organizar um evento em um bar?

Existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas pelo empreendedor ou produtor de eventos para explorar todo o potencial do espaço. Alguns exemplos criativos de tipos de eventos são:

  • Noite dos solteiros;
  • Eventos esportivos com transmissão de jogos;
  • Aniversário do bar;
  • Festivais gastronômicos e eventos de degustação;
  • Apresentações de grandes artistas;
  • Datas comemorativas;
  • Happy Hours;
  • Noite de karaokê;
  • Festivais de Stand Up Comedy;
  • Noite de cinema com transmissões de episódios finais de séries; 
  • Noites temáticas;

É válido ter em mente, no entanto, que alguns tipos de eventos exigem um nível maior de planejamento e gestão do que outros. 

Enquanto a transmissão de jogos, por exemplo, vai necessitar apenas de um telão ou projetor, programar uma noite de degustação de chopes e cervejas vai demandar um pouco mais de organização e know how para harmonizar petiscos e trazer sabores diferentes e surpreendentes.

#DicaSympla: Como organizar uma Oktoberfest

5 motivos para fazer seu evento em bares e pubs

Embora os bares e pubs costumem ter um público interessante aos finais de semana, é comum que os empreendedores estejam sempre buscando alguns diferenciais para aumentar a clientela e trazer mais pessoas para consumir nos dias de menos movimento. 

Os eventos, portanto, podem ser a chave para aumentar o movimento e tornar o espaço mais conhecido na região. A seguir,  Sympla listou os principais motivos pelos quais vale a pena começar a programar uma festa em bar ou pub. 

1. Maior atratividade para a clientela

Antes de pensar em alcançar novos públicos, é válido lembrar que os eventos podem ser uma boa opção para fidelizar os clientes habituais, que já frequentam o local e estão familiarizados com o espaço. 

Como esse público já é frequentador, será mais fácil garantir as primeiras vendas de ingressos. Além disso, os clientes habituais tendem a divulgar esse tipo de atração para amigos e colegas, o que gera para o produtor uma publicidade orgânica e gratuita.

2. Possibilidade de explorar a gastronomia do local

Mesmo com um cardápio variado de petiscos e porções, nem sempre o estabelecimento tem uma boa saída de alimentos e acaba focando apenas na venda de bebidas. 

Uma festa em bar, portanto, pode ser a oportunidade que o empreendedor precisa para explorar a gastronomia do bar e mostrar aos clientes todas as suas opções. Muitas vezes, o cliente acaba conhecendo sabores no evento e torna a pedir esses pratos em outras visitas ao espaço.   

3. Atração de novos públicos

As festas também são uma ótima maneira de atrair públicos novos e até mesmo de diferentes perfis. Para isso, no entanto, é válido pensar em eventos diferenciados, que agradem a públicos distintos. 

Se a ideia é promover artistas musicais é possível incluir diferentes estilos, realizando um evento sertanejo em um mês e um show de rock em outro, por exemplo. Os eventos temáticos também podem ser variados, como uma noite dos solteiros em determinado dia da semana e uma para casais em outro. 

4. Diferencial competitivo

Os eventos em bares também são boas oportunidades de destacar o estabelecimento em meio a concorrência. Por mais que o empreendedor invista em um cardápio diferente de porções e drinks, em geral, a oferta nesse tipo de empreendimento é muito similar. 

Então, o que faz com que o cliente escolha determinado bar em detrimento de outro? Em geral, isso é feito com base no atendimento, preços e alguma atividade diferente da habitual, como é o caso dos eventos temáticos.

5. Maior exposição na imprensa local

Por fim, organizar uma festa em bar pode ajudar o empreendedor a divulgar melhor o estabelecimento, dando material e despertando o interesse da imprensa local. 

Por mais que o bar pense em promoções durante a semana, como “Compre 1 chope e leve 2″, dificilmente esse tipo de ação terá a mesma atenção da imprensa que teria em um evento mais elaborado. 

Como produzir eventos em bares e pubs?

Ficou interessado e quer começar a planejar sua festa em bar, mas não sabe por onde começar? Dê o primeiro passo com a Sympla, a maior plataforma do Brasil para a venda de ingressos e gestão completa de eventos presenciais. 

A Sympla é uma plataforma self-service que dá total autonomia para que você cadastre o evento e acompanhe as principais informações em tempo real.

Baixe o ebook gratuito e aprenda sobre as melhores práticas para criar um evento com a Sympla.