De quatro em quatro anos, o planeta inteiro para com o intuito de curtir a festa do futebol que é a Copa  — segundo evento esportivo mais assistido do mundo! Mesmo quem não curte muito o esporte, durante o campeonato, costuma acompanhar os jogos religiosamente. 

A competição entre os times representantes de diversos países une nações e, pelo tempo que dura, — cerca de um mês — não se fala em outra coisa.  

Assim, aproveitar a temática para a promoção de eventos se torna uma excelente oportunidade.  

Para ajudar nessa demanda, este post reúne diversas dicas e tópicos como:

  • por que é vantajoso fazer eventos durante essa competição;
  • como fazer uma festa do futebol durante a ocasião;
  • como a Sympla pode ajudar na produção do evento.

Vale a pena fazer eventos na Copa?

Não é à toa que o Brasil é conhecido como o país do futebol. Segundo o IBGE, esse é o esporte favorito dos brasileiros e, consequentemente, o mais praticado pela nação:

  • cerca de 15,3 milhões de pessoas jogam futebol no país;
  • as partidas têm, em média, uma audiência de 17,7 milhões de pessoas — o que equivale a mais de 9% da população brasileira.

Mas, na Copa, tudo isso fica ainda mais intenso!

Para se ter uma ideia, somente durante o sorteio da primeira fase de jogos, realizado em abril deste ano, a audiência da TV Globo cresceu em mais de 30% em relação à média das quatro sextas-feiras anteriores ao dia nesse mesmo horário. 

Esse número já dá sinais do que vem por aí. 

Quantas pessoas vão assistir à Copa?

A expectativa da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) é que o torneiro no Qatar seja assistido por 4 bilhões de pessoas no planeta

Caso se concretize, esse número vai superar o recorde que foi o último campeonato, em 2018, realizado na Rússia. Naquele ano, 3,5 bilhões de pessoas assistiram à competição.

Dentro desse cenário, ainda de acordo com a federação, no mundo inteiro, o Brasil foi o país que representou a maior audiência durante a transmissão da última Copa. Um relatório mostrou que só um dos canais brasileiros teve uma média de 23,7 milhões de espectadores por hora, quase 10 milhões a mais do que a segunda colocada, uma emissora russa.

Esses dados consideram os jogos ao vivo, as reprises e programas que tenham noticiário focado no campeonato. 

Ou seja, esse será o assunto do momento no Brasil! Por isso, os investimentos para o evento aumentam e os torcedores prometem movimentar a economia

Como a Copa impacta a economia?

Não é só o país que sedia o evento que faz investimentos e recebe os lucros da Copa. Apesar de acontecer a quase 12 mil quilômetros de distância do Brasil, o torneio promete movimentar a economia — assim como foi em 2018. 

Naquele ano, um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrava que 60 milhões de pessoas pretendiam fazer algum tipo de compra para a festa do futebol.

Segundo projeções da época, isso significou uma injeção de cerca de R$ 20,3 bilhões no comércio e no setor de serviços. 

Além disso, com a tradição de assistir jogos em bares e restaurantes, o evento prometia movimentar cerca de R$ 252 milhões no setor, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC). 

Nesse cenário, não restam dúvidas de que fazer eventos focados na festa do futebol é uma excelente oportunidade para produtores, já que esse é o momento em que as pessoas estão engajadas e procurando motivos para comemorar juntas

Considerando os dados apresentados acima, para planejar uma festa do futebol, o produtor não pode deixar passar alguns elementos. 

A seguir, listamos dicas importantes para organizar um evento na Copa do Mundo.

Festa do futebol: o que não pode faltar?

Antes de pensar em fazer uma festa do futebol, é preciso fazer um planejamento da produção, considerando suas particularidades — como em qualquer outro evento. Nessa época, por exemplo, é preciso considerar os horários das partidas, os grupos e fases do campeonato, e, é claro, o desejo do brasileiro de vibrar com cada gol! 

O produtor deve avaliar tudo isso e fazer um canvas para eventos pode ajudar nesse momento. 

Agora, sem perder mais tempo, seguem as dicas:

1. Espaço

Um dos maiores problemas com eventos na Copa do Mundo é a dificuldade de assistir ao jogo com muitas outras pessoas por perto. Por isso, um dos primeiros aspectos que o produtor deve ter em mente é a capacidade do local para receber todos de maneira confortável. 

Sendo assim, é importante que seja feita uma estimativa de quantas pessoas deve receber e pensar na cenografia com cuidado, considerando:

  • espaço livre para circulação de pessoas;
  • lugar de destaque para um telão;
  • facilidade de visualização do jogo.

2. Decoração

O principal elemento decorativo de festa do futebol é o próprio time. Por isso, na Copa do Mundo, vale a pena investir em objetos de decoração da festa na paleta de cor da bandeira brasileira: o verde, o amarelo, o azul e o branco. 

Neste ano, os tons mais marcantes e utilizados prometem ser o azul e o branco.

Além disso, o produtor pode usar elementos do jogo em si, como bolas, ou aqueles que são típicos de comemorações, como bandeirinhas. Também é válido investir em itens interativos, como apitos e vuvuzelas.

Espaços instagramáveis na temática da festa — que imitem campos de futebol e arquibancadas, por exemplo — também são uma ótima ideia. 

3. Refeições 

As comidas preferidas para a ocasião costumam ser petiscos e, a bebida, cerveja. Portanto, eles não podem faltar em um evento que pretende comemorar o grande torneio. 

A dica principal aqui é apostar nas refeições rápidas, que não exijam muito esforço de quem for preparar — a fim de garantir agilidade —, e nem de quem for comer — para dar mais liberdade na hora de torcer. 

4. Atrações

Durante a copa, a atração principal, obviamente, é o jogo. Mas existe o pré-jogo, pós-jogo e o intervalo. Então, esses são bons momentos para o produtor pensar em estratégias que mantenham o público engajado.

Por isso, nesses períodos pode ser interessante propor brincadeiras e outros desafios para deixar a torcida ainda mais animada. Alguns exemplos interessantes são: 

  • realizar competições entre os convidados: pode ser legal faz um quiz temático sobre a própria Copa, os times, os jogadores e até sobre o país que receberá a festa do futebol. Outras ideias são promover pequenos jogos de toto, futebol de sabão, beer pong, entre outros.
  • fazer pequenas apostas e bolões: qual time vai ganhar a partida? Que jogador vai marcar o gol da virada? Estimule os convidados a fazerem suas apostas e ofereça promoções ou brindes para aqueles que acertarem;
  • oferecer algumas promoções de bebida: entre um intervalo e outro, ou ainda após um gol, vale fazer promoções relâmpago para incentivar a comemoração em grupo. 

5. Plano B

Como torcedores, há sempre a expectativa de que o nosso time ganhe. Entretanto, a possibilidade de derrota está sempre ali — o que não deve acabar com o evento

Por isso, o produtor, ao fazer uma festa do futebol, precisa ter um plano b, como forma de manter os convidados engajados ainda que o resultado não seja o esperado

Nesse caso, é legal incentivar o conceito de “comemorar juntos, mas também sofrer juntos”. O produtor pode ser criativo e fazer promoções de saideira, afogue as mágoas ou despedida do hexa. Essa é uma maneira de não desperdiçar os investimentos feitos para o evento. 

Cuidados! Evite multas

Vai produzir um evento temático em torno das partidas? Cuidado para não tomar multas por uso indevido da marca nos seus anúncios. Afinal, estamos falando de termos, títulos, logos, brasões e outros símbolos que são propriedade da Federação Internacional do Futebol, a FIFA.

Na hora de divulgar seus eventos e sempre que for falar de Copa em um contexto comercial, vale conferir o guia oficial da federação, evitando:

  • usar o emblema oficial;
  • o mascote e seu nome;
  • o poster;
  • o slogan;
  • o troféu;
  • as logos da federação;
  • as fontes oficiais;
  • o termos de propriedade da federação.

O descumprimento dessas normas pode render multas para o organizador e, por isso, é necessário ter atenção às fontes oficiais e tomar todos os cuidados necessários para aproveitar a data sem correr riscos. 

Prepare-se para a Copa!

Qualquer evento pode virar uma festa do futebol durante a Copa!

O produtor precisa ter em mente que, durante o período em que está rolando, esse é o assunto mais falado e pode ser adaptado para todos os públicos. A dica aqui é entender como a persona da produção se relaciona com a competição de futebol

  • ela é um torcedor assíduo ou está acompanhando só a Copa?
  • existe um jogador favorito entre o público-alvo do evento?
  • qual é a faixa etária do público?
  • por qual motivo eles estão assistindo aos jogos?
  • o que a Copa significa para o seu público?
  • como, normalmente, a persona comemora grandes conquistas?
  • existe algum assunto específico do universo da persona que possa ser relacionado com o campeonato?

Tudo isso vai guiar o produtor na hora de pensar em como gerar a melhor experiência possível, afinal, essa é a missão de todo organizador de eventos. E, nisso, a Sympla pode ajudar. 

A Sympla é a plataforma de eventos líder no Brasil. Ela auxilia o produtor na gestão das produções e na venda de ingressos, e ajuda o consumidor final a encontrar o melhor evento para ele. 

Algumas das vantagens que a Sympla oferece para os produtores são:

  • gestão compartilhada do evento, o que permite o acesso de vários colaboradores;
  • integração com outras ferramentas que facilitam a análise de dados;
  • relatório financeiro em tempo real;
  • criação de ações promocionais;
  • envio de email marketing direcionado à persona;
  • entre outros. 

Entenda melhor o que é a Sympla e quais são as soluções da plataforma!