A pandemia nos levou para dentro de casa e nos fez refletir sobre o momento em que estamos. Entre essas reflexões, é natural que surja a dúvida:
“Como será o mercado de eventos depois que tudo isso passar?”
Se o vírus tentou nos separar, a tecnologia, mais do que nunca, nos aproximou. Foi por ela que se tornou possível movimentar negócios e até mesmo os eventos, mesmo antes das tão esperadas vacinas.
Com a flexibilização da quarentena acontecendo (de forma responsável, hein?!) e da consequente retomada de eventos, um novo modelo de eventos entra em pauta nos planejamentos estratégicos dos produtores: os eventos híbridos.
Mas você sabe o que é evento híbrido e por que ele será fundamental para o seu sucesso nos próximos anos?
Até o final do texto iremos te contar:
- O significado de híbrido;
- As vantagens desse formato aplicado aos eventos;
- Alguns exemplos de eventos híbridos que já aconteceram ao redor do mundo.
Boa leitura!
Qual é o significado de híbrido?
Segundo o dicionário Priberam, híbrido se refere a união de diferentes elementos em sua composição:
O que é evento híbrido?
Por definição, eventos híbridos são eventos que misturam experiências presenciais com uma programação virtual.
Nesses eventos, a participação de alguns palestrantes, por exemplo, pode ser feita por meio de transmissão online ao vivo para uma plateia que está reunida em um espaço físico. Nesse caso, o mediador de um debate pode estar presente no local do evento, conversando com participantes online.
Outra situação comum de um evento híbrido acontece quando um evento presencial é transmitido pela internet para outras pessoas. O público, que acompanha a programação de qualquer lugar do mundo, pode inclusive enviar perguntas que são direcionadas para os palestrantes.
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Alguns organizadores de eventos consideram, ainda, o uso de participações previamente gravadas em eventos híbridos. No entanto, é mesmo o misto de evento ao vivo, evento online e evento presencial, o mais comum no mercado.
Ao ler essas descrições, provavelmente você percebeu que já participou ou produziu um evento nesse formato, certo? Então, é hora de olhar com mais atenção para esse modelo!
2021 e 2022 são os anos dos eventos híbridos
2020 foi o ano das lives nas redes sociais, como o Instagram e o YouTube. Mas, assim como todas as tendências, elas saíram um pouco dos holofotes para dar lugar para outros modelos. Passamos pelos drive-ins e, agora, vemos a tendência dos modelos que unem o virtual com o presencial.
O momento atual pede mudanças. Essa afirmação parece óbvia, mas quem trabalha com diversos tipos de eventos ao vivo tem vivido essa nova realidade diariamente desde que a pandemia começou. Afinal, foi preciso se reinventar e planejar de forma inovadora.
A retomada dos eventos em diversos lugares do Brasil começou a acontecer ainda em 2020 e, aos poucos, foi retomando também em 2021. Mas calma que ainda não dá para simplesmente encher o Maracanã para comemorar um carnaval antecipado!
Então, mesmo com a liberação da circulação e de pequenos eventos, é preciso continuar inovando para não parar de vez.
O formato de evento hibrido já tem sido usado em outros países pelo mundo e é uma boa alternativa para continuar marcando presença no mercado, de forma tecnológica e disruptiva.
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3 exemplos de eventos híbridos que fizeram sucesso em 2020
1. Varanger Festival
Na Noruega, o Varanger Festival realizou em agosto de 2020 sua primeira edição híbrida.
O festival de jazz “Mais ao Norte do Mundo” é realizado desde 1982. Normalmente, eram vendidos cerca de 12 mil ingressos por edição, mas, por conta das restrições locais, o evento pode receber apenas 86 pessoas por show.
Ao todo, para as 13 apresentações previstas no cartaz, foram vendidos 1118 ingressos.
Os valores, claro, foram adaptados para esse novo formato. Os ingressos presenciais variavam entre o equivalente a 18 € e 32 € euros. Já o acesso à transmissão online teve custo de 9,40 € euros.
2. Festival de Jazz de Istambul
Seguindo o mesmo caminho, o Festival de Jazz de Istambul realizou em setembro de 2020 sua primeira edição híbrida.
Os shows ao vivo foram realizados em espaços ao ar livre na cidade e os ingressos online foram direcionados para pessoas de qualquer lugar do mundo que tivessem interesse em acompanhar apresentações de grandes nomes do jazz.
“Apesar das difíceis circunstâncias de uma pandemia, a decisão de realizar o 27º Festival de Jazz de Istambul foi tomada para apoiar músicos e trabalhadores do setor musical e para garantir a continuidade das atividades culturais”, disseram os organizadores.
3. MTV Video Music Awards
Outro exemplo recente é o Video Music Awards (VMAs), realizado pela MTV no mês de agosto de 2020, nos Estados Unidos.
A arena Barclays Center, em Nova York, seria utilizada como palco para esse que seria o primeiro evento a acontecer naquele local desde o início da pandemia. Porém, a emissora optou por realizar o evento em pontos distintos da cidade para evitar aglomerações na arena.
O evento também contou com apresentações previamente gravadas e exibidas no dia.
Por que fazer um evento híbrido? Conheça 5 vantagens
Veja, a seguir, algumas vantagens que você deve considerar na hora do planejamento dos seus eventos híbridos:
1. Maior alcance de público
Se a impossibilidade de reunir um grande público em um mesmo espaço para seu evento pode parecer um ponto negativo, é hora de ver essa limitação por outra perspectiva.
Em um evento híbrido, é possível seguir as normas permitidas de aglomeração em espaços físicos, mas, ainda sim, manter (ou mesmo aumentar) o volume de pessoas consumindo o conteúdo.
Por meio de ferramentas online, é possível ampliar o alcance do seu evento e promovê-lo em outros lugares. Com isso, fica bem mais fácil de atingir novos públicos.
2. Acesso a palestrantes e atrações sem limites geográficos
Se é possível alcançar novos públicos, os eventos híbridos podem, também, ampliar o acesso na hora de definir a programação do seu evento.
Por meio de uma transmissão ao vivo é possível ter a presença de palestrantes remotos ou, até mesmo, de apresentações musicais em qualquer lugar do mundo!
3. Impacto na sustentabilidade
A realização de um evento em um local menor e com menos pessoas impacta diretamente na sustentabilidade da produção. Afinal, serão menos pessoas se deslocando para um mesmo espaço e produzindo lixo.
4. Custo X benefício
O custo de produção de um evento híbrido é menor, mesmo quando consideramos plataformas online pagas no orçamento, como o Sympla Streaming. Se considerarmos o primeiro ponto dessa lista, aumenta mais ainda a conta do custo-benefício, pois você vai gastar menos para atingir mais pessoas.
Além disso, com acesso àquele palestrante incrível da Nova Zelândia por meio de uma transmissão online, você corta do seu orçamento os custos de viagem. Ou seja, a logística pode também ser mais simplificada :)
5. Respostas imediatas e alto engajamento
O feedback do público é essencial para realizar experiências mais assertivas em outras edições ou, mesmo, em outros eventos. E o formato híbrido permite entender as opiniões sobre o evento durante a sua realização, sem ser necessário aguardar o seu fim para realizar uma pesquisa de opinião completa.
É aquela “chuva” de likes, visualizações e mensagens em tempo real sobre a sua produção!
E aí, o que achou desse formato de evento? Nós acreditamos que é uma boa aposta para voltar aos poucos com a programação presencial, sem reduzir o número de pessoas na sua audiência e extraindo o melhor que a tecnologia pode oferecer para suas produções.
Criando seu evento híbrido na Sympla, você pode utilizar o combo Sympla Plataforma para seu evento presencial + Sympla Streaming como ferramenta de streaming para transmitir o conteúdo online do evento para seus participantes.
O Sympla Streaming é gratuito, dinâmico e fácil de usar, além de ter vários outros benefícios para a sua produção. Os participantes acompanham o evento direto da tela do computador ou do smartphone e também podem interagir em tempo real com você, fazendo perguntas e comentários :)
Quer saber mais? Então crie seu evento já!