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Como utilizar cortesias como uma ferramenta de marketing

A distribuição de cortesias é algo tão comum que se tornou quase obrigatório no meio da produção de eventos. Não importa se for para baladas, shows, atrações culturais ou competições esportivas, os organizadores sempre separam uma parte dos ingressos para esse fim. Saiba que, ao contrário do que muitos empresários imaginam, você não estará perdendo dinheiro! Com o uso das estratégias adequadas, as cortesias acabam se tornando um forte artifício de atração de público e ainda um impulso das campanhas de divulgação.

Para trabalhar com as cortesias de maneira correta, você terá de considerá-las parte do seu plano de marketing. O primeiro passo é a definição de quantos ingressos serão disponibilizados gratuitamente. É claro que a bilheteria precisa cobrir os custos de todo o evento e ainda gerar lucro. Você deve fazer as contas e chegar a um número ideal para a cota da cortesia. A partir dele será possível especificar quantos ingressos vão ser encaminhados à imprensa local, aos patrocinadores e ao público como parte das ações promocionais. Com essa proporção definida, comece a executar sua ideia e deixe que os bilhetes gratuitos trabalhem para você!

Existem algumas dicas que podem ajudá-lo a começar o seu plano de marketing. Quer conhecê-las? Então vamos lá!

Utilize as cortesias para atrair mais público

A distribuição de cortesias para aumentar as vendas da bilheteria não é nenhum segredo dos promotores de eventos. Não são raras as baladas que, por exemplo, oferecem ingressos gratuitos para o público feminino em determinado dia da semana ou para quem chega antes das 23 horas aos sábados. Tais ações garantem a casa cheia! E é disso que as pessoas gostam. Se o lugar está “bombando”, é para lá que todos querem ir!

Se você distribuir cortesias, vai atrair mais gente. Lembre-se: a melhor propaganda é feita no boca-a-boca! Uma pessoa que ganhou o ingresso promocional não apenas participará do evento, como também vai indicá-lo aos amigos e levar ao menos um acompanhante. Se a entrega for feita para o público certo, o premiado poderá arrastar a turma inteira.

Por isso é importante saber onde realizar a distribuição. Não adianta entregar cortesia de show de rock em fila de supermercado, etc. Você pode, por exemplo, fazer uma parceria com aquele barzinho ou casa de show bacana da cidade, frequentado pelo mesmo público que pretende atingir. Se cada mesa de amigos ganhar um ingresso, você poderá vê-los juntos no seu evento! De quebra, eles ainda podem chamar as namoradas e outros conhecidos!

Crie promoções para distribuir os ingressos

Outra forma bastante inteligente de distribuir cortesias é criar promoções. A partir do momento em que os ingressos forem alvo de concorrência entre diversas pessoas, se tornarão objetos de desejo. Boa parte daqueles que não conseguirem as unidades gratuitas vão acabar comprando. Muitos nem sequer vão entrar na ação promocional, mas serão motivados por ela a adquirir as entradas para ir ao evento.

Além do mais, as promoções são ótimas formas de divulgação. Se tiver recursos para isso, você pode apostar na utilização de meios de comunicação convencionais para atingir um número maior de pessoas. Faça, por exemplo, uma parceria com uma estação de rádio e sorteie ingressos para os ouvintes que se candidatarem no site do evento. Assim, você consegue fazer uma boa divulgação e ainda aumenta o tráfego da página.

E não se esqueça dos aniversariantes! Eles são alvo constante de promoções que envolvem entregas de cortesias. O raciocínio é muito simples: a pessoa que ganhar um ingresso para um festival de música no dia do aniversário vai convidar a turma toda para comemorar a data com ela no evento. E claro que cada um desses convidados vai pagar pela entrada.

Também há outra estratégia: quem compra dez ingressos de uma vez, ganha uma cortesia. Dessa forma, você privilegia as pessoas que vão participar do evento em grandes turmas. A promoção pode ser disponibilizada por tempo limitado. Assim, você estimula grandes compras logo no início do período de vendas.

Por fim, ainda é possível criar promoções diferenciadas, como os concursos culturais. Se você vai promover uma peça teatral para o público infantil, pode pedir que as crianças escrevam frases sobre o tema do espetáculo. As melhores ganham uma entrada. O pequeno expectador que levou a cortesia será uma fonte de venda de novos ingressos, já que vai levar o pai e a mãe, talvez um amiguinho. Se indicar para a família ou os colegas da escola: mais vendas!

Abuse das redes sociais!

Uma das maneiras mais eficientes de comunicação segmentada é a utilização das redes sociais. Se você fizer um trabalho de qualidade, conseguirá seguidores que realmente gostam do tipo de evento que vai promover. Portanto, é justamente esse público que você deve atingir! São essas pessoas que conseguirão levar mais gente para dentro da sua ação. Então. na hora de distribuir as cortesias, abuse das redes sociais!

Use o Facebook ou o Twitter, por exemplo, para lançar uma promoção. Pode ser um simples sorteio, do qual participarão todos aqueles que compartilharem ou derem um retweet na sua mensagem. Ou você pode estimular ainda mais tráfego, promovendo uma competição. Ganha o ingresso aquele internauta que postar seu anúncio na própria página e conseguir maior número de compartilhamentos ou retweets.

No meio dessa brincadeira, você ainda deverá conseguir novos fãs e mais acessos para o site do evento.  Os amigos dos seus seguidores vão se interessar pelos posts. A partir daí, o evento ganhará novas curtidas. Esse processo será natural!

#DicaSympla: descubra como alavancar o seu evento através das redes sociais :)

Ofereça cortesias a patrocinadores e jornalistas

Não é apenas o público em geral que adora as cortesias. Elas também são (muito!) cobiçadas pelos patrocinadores, que gostam de oferecê-las a parceiros e autoridades. Algumas marcas ainda utilizam os bilhetes gratuitos para fazer as próprias ações promocionais. Portanto, não se esqueça de separar uma cota para as empresas que apoiam seu projeto.

Outra opção é usar as cortesias como moeda de troca na hora de negociar com os parceiros. Vamos supor que você realizará seu evento em um clube. Poderá negociar um desconto oferecendo um número de ingressos para sorteio entre os associados. O mesmo vale, por exemplo, para publicação de propagandas impressas. Um jornal pode se interessar pela distribuição das cortesias aos assinantes.

Por fim, não se esqueça da imprensa. Faça uma visita às redações e distribua as cortesias. Apenas tenha certeza de que falará na editoria certa. Se você está promovendo um evento de luta, não vá entregar os ingressos para o pessoal do caderno de economia! Já se a entrada for parar na mão do repórter de esportes, você poderá ganhar uma “notinha amiga” na edição do dia seguinte.

As cortesias precisam obedecer algumas regras

Para que você não tenha problemas com a distribuição de cortesias, crie um regulamento para as promoções. Especifique todas as regras de participação e deixe bem claro como deverá ser realizada a retirada dos ingressos promocionais. Esses cuidados vão evitar muita dor de cabeça! Por fim, não se esqueça de especificar que essas unidades são gratuitas e com venda proibida. Isso não garantirá o uso indevido dos bilhetes, mas servirá de alerta para os consumidores.

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