O crossfit vem ganhando o coração de uma quantidade cada vez maior de adeptos no Brasil e no mundo. Essa paixão, traz uma oportunidade interessante para os produtores de eventos esportivos. 

Mas e você? Já considerou a possibilidade de organizar um campeonato de crossfit? Neste post, a Sympla traz tudo o que você precisa saber para começar a planejar esse tipo de evento e os passos necessários para garantir o sucesso da produção. Confira a seguir. 

O que é Crossfit?

O crossfit é uma modalidade esportiva de alta intensidade que combina diferentes exercícios funcionais com o objetivo de melhorar a capacidade respiratória, o condicionamento físico e a resistência muscular. 

Criada nos anos 2000 por um ex-treinador de ginástica chamado Greg Glassman, a atividade é dinâmica e traz uma variedade de exercícios como levantamento de peso, corrida, ginástica, corda e treinos de resistência. 

Por ser realizado em grupo, o crossfit cria um senso de comunidade e se torna mais atrativo do que outras modalidades, conquistando cada vez mais adeptos. 

Essa grande popularidade acabou levando o esporte para outro patamar, abrindo oportunidades para eventos de grande porte, como o Crossfit Copa Sur, o maior campeonato de Crossfit da América do Sul, que está acontecendo no Rio de Janeiro.  

#DicaSympla: Eventos esportivos: 9 dicas fundamentais para produzir

Regras de um campeonato de crossfit

Os campeonatos da modalidade reúnem atletas de diferentes habilidades em uma variedade de exercícios, passando por uma fase de classificação, até a final em cada nível. Os melhores atletas são premiados ao final do torneio. 

De forma geral, os campeonatos contam com algumas regras:

  • Idade: as categorias são criadas com base na faixa-etária e divididas em Iniciante, Scaled, Intermediário, RX e Master, com diferença de idade de quatro em quatro anos;
  • Times: as competições são disputadas em duplas, trios ou times de um mesmo box, além de suplentes para substituições, caso algum atleta se lesione;
  • Pontuação: os atletas pontuam em cada etapa de classificação. No caso de empate, a organização deve definir regras para o desempate;
  • Eliminação: os atletas devem seguir regras pré-estabelecidas e cumprir as exigências de cada prova, sob pena de desclassificação. 

#DicaSympla: Como controlar a entrada de participantes em um evento esportivo

Dicas para criar um campeonato de crossfit

Definir as regras para a competição é apenas uma das etapas para a produção de um evento desse porte. Além dessa tarefa, existem muitos outros detalhes que precisam ser avaliados e estabelecidos. 

Para ajudar, a Sympla preparou o checklist abaixo que vai garantir que o produtor não se esqueça de nada: 

  1. Planeje seu evento com antecedência: defina objetivos, público, custos, orçamento, parceiros, premiações, dias e horários, além das estratégias de divulgação;
  2. Escolha um local adequado: encontre um local de fácil acesso, que conte com arquibancadas, vestiários e lanchonetes. Leve em conta a quantidade de público estimada e faça a reserva com antecedência, incluindo os dias necessários para montar e desmontar a estrutura;
  3. Encontre fornecedores e parceiros: encontre parceiros que possam ajudar a expandir a visibilidade do evento e da marca, Os fornecedores também devem ser selecionados com cuidado, levando em conta indicações e avaliações para garantir que você poderá contar com eles;
  4. Defina os WODs: defina a sequência de exercícios que os atletas precisarão realizar durante a competição e compartilhe a informação com eles. Para isso, é essencial contar com o auxílio de um profissional qualificado, que poderá criar um plano de acordo com cada categoria;
  5. Providencie alimentação: defina se a alimentação será oferecida aos atletas ou se o serviço será contratado. É essencial contar com opções leves e saudáveis e destinar um espaço adequado para que todos possam se alimentar com conforto;
  6. Monte e distribua os kits: o kit do participante, muitas vezes, se torna um atrativo para que os atletas se inscrevam para um campeonato, por isso, é importante monta-lo com carinho. O ideal é contar com a ajuda dos patrocinadores, que podem incrementar o kit com seus produtos. Além disso, itens como camiseta, boné e squeeze são boas opções;
  7. Selecione a arbitragem: para que a competição seja justa, é essencial contar com juízes especializados na modalidade, que tenham conhecimento prévio das regras do campeonato. Opte sempre por profissionais certificados e com experiência na área;
  8. Cuide da cobertura e filmagem do evento: transmitir o evento ao vivo nas redes sociais pode ser uma boa dica para potencializar a divulgação e aumentar o interesse em novas edições. Dessa forma, lembre-se de destinar um profissional para filmar e fotografar tudo o que for relevante, desde as competições, até os bastidores e premiações. 
  9. Providencie uma equipe de socorro ou enfermaria no local: nos eventos esportivos é comum que alguns atletas acabem se lesionando ou se acidentando. Sendo assim, é essencial antecipar o problema e contar com uma equipe de socorro preparada para lidar com emergências;
  10. Tenha uma boa página de vendas: a página de vendas reúne todas as informações do evento, formas de pagamento e inscrições em um só lugar, garantindo que os participantes e o público tenha acesso a tudo o que precisam. Uma dica é utilizar a Sympla para criar sua página e realizar a venda dos ingressos. 

#DicaSympla: 7 técnicas de venda para eventos

Na Sympla, você encontra as soluções ideais para criar seu evento esportivo. Somos a plataforma mais acessada do Brasil, com mais de 30M de visitas por mês, ou seja, o local perfeito para anunciar e vender eventos com grande procura, como um campeonato de crossfit. Conheça as nossas soluções e crie o seu evento esportivo na Sympla.