Como fazer um evento online profissional? Esta pergunta é cada vez mais frequente em tempos de acelerada transformação digital e maior facilidade para disponibilizar conteúdos nas plataformas digitais.
Existem muitos benefícios de aderir aos eventos online. Entre eles vale destacar aumento de alcance, redução de custos, maior engajamento do público, dar maior visibilidade ao seu produto ou serviço ou até uso estratégico do conteúdo.
Para desfrutar de todas estas vantagens do formato, deve-se seguir diversas etapas com cuidado. Quais são elas? Convidamos nossos parceiros da Netshow.me para explicar tudo o que você precisa saber para organizar um evento online de sucesso. Vamos nessa?
O que é um evento online?
Para começar este guia, que tal definirmos o conceito de evento online? Por definição, trata-se da reunião de pessoas em plataformas digitais para atender a um objetivo específico. Neste modelo, o público acompanha o conteúdo obrigatoriamente à distância.
Desta forma, a produção de eventos online pode ser feita de diversas maneiras. A primeira delas é ter cada speaker participando à distância e em pontos diferentes. Outra possibilidade é gravar num estúdio profissional com alguns ou até todos os participantes.
E se você quiser ter público no local onde seu evento online está sendo gravado? Caso você opte por esta solução, estará usando outro modelo: o evento híbrido. Tendência no mercado, este formato possui audiência presencial e à distância ao mesmo tempo.
Como escolher qual dessas opções faz mais sentido para o seu projeto? Claro, é sempre importante olhar para o orçamento. No entanto, leve em consideração qual se adequa melhor à proposta do seu evento online.
Como planejar um evento online?
Agora que repassamos o que é um evento online, é hora de falar sobre planejamento. Esta etapa começa com a definição do objetivo do seu evento – seja vender um produto ou serviço, reconhecimento de marca, e até capacitação dos participantes.
Com isto em mente, é necessário definir qual será o público-alvo do evento. Para isso, deve-se criar uma persona para entender como atingir este público de maneira mais assertiva e, consequentemente, efetiva.
Nesta etapa, você deve criar o conceito do evento e a linha editorial a ser usada. Assim, será possível definir o tema central e de todos os eventuais painéis, além de quem serão os participantes – sejam eles convidados internos ou externos.
Desta forma, você poderá planejar todo o conteúdo que será produzido para seu evento online. Além de vídeos ao vivo ou gravados, é recomendado que você use a sua criatividade para explorar mais formatos para potencializar a experiência – podcasts, artigos e até e-books são boas opções.
Além dos formatos, deve-se pensar em como utilizar os conteúdos de maneira estratégica. Por exemplo, é possível disponibilizar todo o material após o evento, vender acesso a ele ou até usar na sua estratégia de conteúdo.
E não se esqueça: faça um roteiro de evento online, com tópicos bem estruturados e definição dos elementos visuais a serem utilizados. Afinal, um erro comum do meio é achar que conteúdo ao vivo não precisa ser roteirizado, dando margem a imprevistos.
Escolha o tipo de evento online certo
Por se tratar de um modelo rentável, existem muitos tipos de eventos online e que podem ser explorados por diversos nichos. Entre as principais opções, as seguintes são as mais utilizadas no mercado:
- Cursos e workshops online: Permitem que você ensine uma habilidade para o público. Eventos online focados na capacitação são tendência, geralmente focando em atividades práticas e debates.
- Meetups: Pretende promover networking e troca de conhecimentos entre o público do seu evento? Este tipo é o ideal, desde que você utilize uma plataforma que permita a interação de todos os participantes.
- Seminários online: E se o objetivo é agregar conhecimento? Com este tipo de evento, você poderá reunir especialistas para debater determinado assunto – e chegar a uma conclusão.
- Webinars: Criado no formato online, este tipo de evento oferece um formato mais dinâmico onde público interage em tempo real com os palestrantes.
- Palestras e conferências online: Já este tipo é realizado com um profissional apresentando conhecimentos sobre um assunto específico que domina. Além disso, permitem a apresentação de resultados e a definição de novas metas.
São muitas opções, mas como escolher a mais adequada? Para isso, é imprescindível analisar os objetivos do seu evento online para saber qual destes modelos possui características mais adequadas para atingir estas metas.
Tenha uma estratégia de marketing para eventos online
Quando falamos sobre estratégias de eventos online, não podemos esquecer de ressaltar que seu evento começa quando o público descobre a existência dele. Desta forma, é necessário planejar ações de marketing que engajarão a audiência até a última interação após o evento.
Quais os principais recursos que podem ser usados? Além de landing pages para captar estes leads, use ferramentas de automação de marketing para interagir com o público. Postagens em redes sociais e blogs também são muito úteis neste aspecto.
Lembre-se: entenda a sua persona e use todas as ferramentas que ressonem com este seu público-alvo de maneira criativa.
Como vender ingressos para seu evento online?
Seu objetivo é monetizar o acesso ao seu evento? Então não esqueça de ter uma estratégia de venda de ingressos bem estruturada. Para isso, você precisará de uma página personalizada e de fácil navegação – afinal, ela será a porta de entrada do público e precisa estar adequada às boas práticas de SEO e Copywriting.
Além disso, certifique-se de que seu evento online será realizado numa data estratégica e com menor concorrência de eventos similares pelos quais o seu público possa ter interesse. Sem isso, divulgar a venda de ingressos em todas as plataformas possíveis pode não ser suficiente.
Outro ponto crucial desta etapa é oferecer mais de uma forma de pagamento. Além do pagamento à vista, boletos e opções de parcelamento são imprescindíveis – e, é claro, uma plataforma de venda de ingressos para realizar todas as transações sem problemas.
Qual a importância de um link de internet dedicado?
Por se tratar de um modelo de evento que depende da internet para funcionar, é imprescindível ter uma conexão robusta. Para isso, a velocidade de upload precisa ser alta e, consequentemente, o fluxo de dados enviados à rede será feito de modo a evitar travamentos – e isso vale para todos os palestrantes e apresentadores.
Desta forma, contratar um link de internet dedicado é uma solução a ser considerada. Afinal, você terá garantia de estabilidade de banda e não corre o risco de ter a rede congestionada. Assim, seu evento será transmitido com segurança e qualidade.
Por que contratar produção de vídeo profissional?
Claro, você pode fazer o seu evento online por conta própria. Afinal, trata-se de um recurso cada vez mais acessível. No entanto, é necessário fazê-lo com profissionalismo e, se for o caso, até contratar uma produção de vídeo profissional.
Desta forma, é possível usar vinhetas, trilha sonora, Motion Graphics, e até recursos de acessibilidade em vídeos como libras, Closed Caption e tradução simultânea.
Entre os pontos a serem que devem ser analisados antes de contratar uma produtora de audiovisual, o central é se certificar de que a equipe de produção de vídeo tem experiência com transmissões ao vivo.
Escolha a plataforma de eventos online adequada
Deixamos o mais importante para o final: como escolher uma plataforma de eventos adequada ao seu projeto? Cada opção possui seu valor estratégico e, por isso, a decisão precisa fazer sentido dentro dos seus objetivos.
Fazer um evento online em redes sociais como Instagram, YouTube, Twitch e Facebook permite que você não precise pagar pelas ferramentas de transmissão ao vivo. No entanto, não oferecem possibilidades de monetização, relatórios de desempenho e nem permitem que você faça lives privadas.
Desta forma, soluções profissionais são recomendadas para eventos online que precisam destes recursos. Por exemplo, o uso de um software de transmissão ao vivo profissional pode ser adaptado à sua identidade visual – além de permitir que faça transmissões privadas e venda acesso a elas, podendo captar leads e ter acesso a relatórios.
Caso você deseje utilizar todos os benefícios da opção anterior com o uso de outros formatos de conteúdo como e-books, podcasts e artigos, a plataforma de vídeos OTT é recomendada. Nela, também é possível ter fóruns de discussão para engajar sua comunidade.
E se você quiser fazer um evento que dependa da interação entre o público e palestrantes? Você pode usar o Sympla Streaming, que utiliza soluções desenvolvidas pela Sympla para realizar eventos inteiramente remotos – esta opção possui semelhanças com plataforma de videoconferência – tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre as pessoas que estão distantes, como Zoom, Skype, a própria ferramenta da Netshow.me etc – e de fácil uso.
Prontinho, as dicas chegaram ao fim, mas agora é com você! Pegue tudo que aprendeu neste post e comece agora a planejar e criar o seu evento online!