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Como evitar fraudes em eventos

Seu evento está criado, a divulgação está sendo feita em vários canais, as vendas estão a todo vapor e você está engajado em entregar ao cliente uma experiência única. Sabemos que o investimento para a realização de um evento não é baixo. E quanto maior é a procura por ingressos, maior é a exposição dele a possíveis tentativas de fraude e adulterações, que podem acabar prejudicando a sua marca e os clientes do seu evento. 

Por isso, é preciso tomar as melhores decisões para buscar evitar as fraudes em eventos e minimizar os impactos financeiros que elas podem causar. Mesmo com toda tecnologia disponível hoje na hora de organizar um evento, você não pode deixar de lado alguns cuidados. Pensando nisso trouxemos para você dicas de como evitar fraudes em eventos:

1. Tudo começa com a descrição do seu evento

Na descrição do evento, deixe bem claro que os ingressos só podem ser adquiridos nos pontos de vendas oficiais, e não por meio de terceiros. Divulgue que a ação de cambistas é criminosa e se enquadra na lei 1521/51, Crime Contra a Economia Popular. Reforce sempre que os ingressos só devem ser adquiridos por meio desses pontos e que, ao adquiri-los por meio de terceiros, as chances das pessoas serem vítimas de golpes e comprarem ingressos falsificados é muito maior.

#DicaSympla: Para facilitar a comunicação entre você e os participantes, também deixe na descrição do evento qual é a política de cancelamento e reembolso dos ingressos. Assim, você já deixa todas as informações claras para o comprador caso ele queira solicitar o reembolso. 

2. Faça o check-in na entrada do evento

Usar uma ferramenta de check-in na entrada do seu evento é uma excelente opção para evitar fraudes. Assim, os participantes não precisam levar os ingressos impressos, e a validação é muito mais rápida e segura. Solicitar um documento oficial com foto na portaria do evento é outra forma de se certificar que a pessoa que está com o ingresso é realmente o comprador.

Na Sympla, você pode escolher a forma de check-in que mais se adapta ao seu evento: 

Check-in pelo computador      

O controle de entrada funciona como nos aeroportos: o participante chega ao evento, você faz a busca pelo nome dele ou pelo número do pedido no painel de controle do seu evento. Encontrou o nome do participante? É só marcar o check-in e pronto! 

Este método é recomendado para eventos realizados em locais com boa conexão à internet e com espaço para um ou mais computadores – especialmente para eventos corporativos, em que é necessário fazer o credenciamento dos participantes, onde muitas vezes são entregues materiais promocionais e crachá personalizado.

Para utilizar este tipo de check-in, acesse o menu “Check-in” no painel do seu evento e escolha a opção “Check-in online”:

Check-in via smartphone

Se você possui um celular com sistema operacional Android ou iOS, você pode baixar o aplicativo Sympla – Organizador para fazer o controle de entrada de participantes do seu evento via Smartphone. Você realiza o check-in a partir da leitura do código de barras ou QR Code do ingresso. Simples e rápido!

Além de evitar fraudes com os ingressos nominais, com essas opções de check-in você pode acompanhar a entrada do público em tempo real, recebendo informações de quantos participantes já chegaram ao seu evento :)

#DicaSympla: Aprenda a calcular a quantidade de operadores de check-in para o seu evento

3 . Limite de número de ingressos por comprador e troca de titularidade 

Uma boa dica para evitar fraudes em eventos é limitar o número de ingressos que cada pessoa pode comprar. Geralmente, os fraudadores que querem fazer revendas ilegais dos ingressos realizam grandes compras de entradas para o evento. Estabelecendo que cada pessoa pode comprar até 3 ou 4 ingressos, por exemplo, você se protege contra a ação de cambistas.

Configure seu evento para que as trocas de titularidade dos ingressos ou inscrições possam ser realizadas apenas uma vez. Além disso, encerrar as  trocas de titularidade 24 horas antes do evento evita que fraudadores utilizem esta brecha para solicitar o reembolso da compra mesmo que o ingresso tenha sido transferido e já esteja em posse de outra pessoa.

#DicaSympla: Como reduzir ingressos impressos utilizando a ferramenta afiliados

4. Utilize as redes sociais como aliadas 

Monitore as redes sociais e principalmente a página do seu evento. Observe o comportamento dos participantes, como por exemplo, uma pessoa que esteja  divulgando a venda de ingressos com muita frequência.

As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de divulgar o seu evento, mas também podem te ajudar bastante a se comunicar com o seu público. Nelas, você pode passar todas as informações necessárias aos participantes, responder as principais dúvidas, além de sempre reforçar quais são os canais  oficiais de vendas.

#DicaSympla: 6 passos para uma melhor gestão das redes sociais do seu evento

5. Encerre as vendas antes do evento começar

Os fraudadores costumam se aproveitar da correria da organização e alto índice de vendas para atacar. Portanto, encerre as vendas de ingressos online algumas horas antes do evento começar e proteja-se contra fraudes. 

Para as pessoas que deixaram para comprar de última hora, você pode disponibilizar os ingressos na bilheteria com o mesmo valor do último lote. Assim, você também ajuda a inibir a ação dos cambistas que vendem ingressos na porta do evento.

#DicaSympla: Como montar um ponto de apoio para eventos

6. Crie um formulário de compra que permita identificar o comprador

Na hora de configurar o formulário de compra dos ingressos, insira campos de cadastro obrigatórios, nos quais o comprador irá fornecer alguns dados de identificação – como nome completo, telefone e e-mail. Através deles, você poderá identificar o comprador e/os participante dos ingressos em caso de uma suposta tentativa de fraude.

#DicaSympla: Gestão de eventos: quais dados usar para tomar melhores decisões?

7. Escolha uma plataforma de gestão de eventos completa e segura

Escolher uma boa plataforma de vendas de ingressos é fundamental para o sucesso do seu evento. Aliada a uma boa divulgação, ela pode te ajudar a alcançar mais pessoas, além de oferecer segurança e agilidade para a gestão do seu evento.

Para evitar fraudes, a Sympla conta com tecnologia própria e uma equipe que se dedica e 24 horas realizando análises e monitoramentos nos eventos vendidos na plataforma. Assim, você também conta com ferramentas de segurança  contra falsificações :)

Seguindo essas dicas além de proporcionar experiências únicas durante o seu evento, você pode evitar fraudes e surpresas desagradáveis, garantindo a segurança no processo de compra de ingressos para o seu público.

Que tal já começar a colocar essas dicas em prática e planejar o seu evento? Crie o seu agora mesmo na Sympla! :)

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