O Canva é uma ferramenta fundamental para o produtor de eventos. Para usá-la, não é necessário ser um profissional na criação de identidades visuais ou materiais de comunicação, uma vez que tudo pode ser feito de maneira simples e fácil na própria plataforma. 

Continue lendo este artigo e descubra quais as funcionalidades e vantagens de usar o Canva para eventos na divulgação e venda de ingressos, seja na sua versão paga ou gratuita. 

O que é a ferramenta Canva?

O Canva é uma ferramenta de design gráfico online, ideal para criar diversos materiais visuais, como posts de redes sociais, logotipos, cartazes, apresentações e identidades visuais em geral. É possível utilizar imagens, textos e ícones nos projetos criados. 

Ela é fundamental para profissionais que não possuem experiência e técnicas para desenvolver esse tipo de trabalho, pois funciona de maneira prática e didática, garantindo que qualquer pessoa possa utilizá-la

Por mais que a maioria das suas funcionalidades sejam gratuitas, existe também a versão paga, que oferece uma maior quantidade de templates, fotos profissionais e elementos gráficos premiums, além de permitir a utilização para equipes, facilitando o trabalho corporativo e as atividades em conjunto com outros departamentos, por exemplo. 

O Canva foi criado para ser utilizado tanto em desktop quanto em mobile, que é uma versão responsiva para celulares e muito útil para quem necessita de acesso rápido e fácil, sem precisar abrir um computador. Ela permite, por exemplo, a criação do design e a publicação direta já nas redes sociais.

Quais são as funcionalidades do Canva para eventos? 

O Canva possui diversas funcionalidades e, para que ele seja utilizado de maneira eficiente, é preciso entendê-las. Principalmente no mercado de eventos, onde não é comum os produtores terem experiência com ferramentas de design, ela se torna imprescindível para tornar o trabalho ainda mais profissional, atraindo mais público para a sua produção. 

Porém, antes de mais nada, é importante saber as possibilidades de criar designs para diferentes tipos de finalidades. A separação na ferramenta é feita por: 

  • mídias sociais;
  • marketing;
  • negócios;
  • impressões personalizadas;
  • cartões e convites. 

Dentro de cada uma das finalidades, estão agrupados todos os layouts que podem ser criados através de um template já existente (que pode ser usado como no modelo pré-estabelecido ou com modificações) ou do zero, seguindo a criatividade do criador. Inclusive, a plataforma oferece recomendações de tamanhos e também tipos de papéis e acabamentos, caso queira imprimir o material. 

Se a finalidade não for imprimir a arte, há opções de salvar como preferir e usar de maneira online, em formato JPG, PNG ou PDF. 

Além disso, existem três principais funções que podem ser exploradas, a fim de criar projetos incríveis. Veja a seguir:

1. Criar designs para divulgação dos seus produtos 

Se uma marca possui um produto e precisa divulgá-lo para os seus clientes, a melhor maneira para começar é criando um design que melhor o represente. Colocando todas as características e uma foto de alta qualidade, as pessoas poderão conhecer melhor o que está sendo vendido e também sentir o desejo ou a necessidade de comprá-lo

Um exemplo muito comum são aquelas feiras promocionais, onde está sendo lançado um produto. Nesse caso, as marcas acabam trazendo algumas peças para vender, sendo possível utilizar diversos materiais de design para atrair os clientes e vender mais.

2. Utilizar os designs em banners de páginas de vendas

Ter um site exclusivo com produtos ou serviços é uma excelente maneira de impactar o público-alvo e alcançar mais pessoas, e o banner da página de vendas cumpre muito bem esse papel.

Ele é a porta de entrada das pessoas que ainda não conhecem profundamente as marcas ou o evento que está sendo oferecido. Sendo assim, é fundamental que ela tenha um layout bonito e completo, contendo todas as informações necessárias para convencer o cliente de adquirir aquele serviço.

Como muitos produtores podem não ser profissionais na criação de design, ao sentir a necessidade de uma plataforma que ofereça isso de maneira prática e fácil, o Canva é a melhor opção. E a criação da página de vendas de um evento com um visual atrativo, pode ser um diferencial para conquistar mais participantes. 

3. Ter um banco de imagens completo e com resolução de alta qualidade

Ter um banco de imagens completo e com resolução de alta qualidade é essencial para demonstrar o valor daquilo que está sendo divulgado. Por exemplo, entrar em uma rede social de uma empresa e notar que as fotos estão embaçadas e com pouca nitidez, provavelmente, irá diminuir as chances de venda daquele produto ou serviço.

Para que isso não aconteça, é importante ter acesso a um banco de imagens de muita qualidade e que tenha uma grande variedade de opções. Assim, é possível ter a disponibilidade para criar qualquer layout e, ainda, aumentar as chances de conversão da produção. 

Como utilizar o Canva de forma prática?

Como dito anteriormente, a utilização do Canva é muito simples e prática. A ferramenta proporciona uma forma didática de lidar com as peças de design. Com poucos cliques, é possível  ter uma arte incrível e com aspectos profissionais. 

Veja a seguir um passo a passo de como utilizar o Canva:

  1. entre na plataforma e faça o seu registro utilizando o Google, Facebook ou os próprios dados de email e senha;
  2. ao se cadastrar, você já terá acesso a todas as funcionalidades gratuitas da ferramenta;
  3. para começar criando uma arte, será necessário escolher a finalidade para qual está criando aquela peça, clicando na aba “design”;
  4. dentro dessa aba, é possível escolher o tipo de peça a ser criada, como cartazes, cartão de visita, convites, posts para redes sociais, entre outros;
  5. ao clicar, será aberta outra página, onde é permitido escolher o tamanho do material, o papel e os acabamentos, caso ele seja impresso;
  6. além disso, na mesma página, existem modelos para se basear, facilitando o trabalho de quem não quer criar algo zero;
  7. após a escolha, chegou a hora de editar a arte, incluir ou retirar elementos e deixá-la conforme a necessidade de quem está criando;
  8. para salvá-la, basta clicar no botão na parte superior da tela, indicado com um ícone de seta. Lá, é possível escolher entre PDF, JPG ou PNG. 

Utilize o Canva para eventos e tenha materiais incríveis!

O Canva é ideal para quem deseja criar materiais de divulgação para eventos. Para os produtores que não possuem experiência, contar com essa ferramenta é a forma mais fácil de garantir que as peças de design tenham profissionalismo e contribuam para o aumento das vendas, além de tornar o evento mais conhecido. 

Então, para colocar tudo isso em prática e ficar por dentro das boas práticas dessa etapa tão importante para qualquer produção, confira aqui como divulgar um evento!