Você sabia que agora existe um novo recurso de transmissão que pode ajudá-lo a divulgar seus eventos? Os Canais do WhatsApp são ferramentas novas, mas com grande potencial para alcançar um público amplo e engajado.
Neste post, a Sympla explica melhor como funciona essa solução, como criar o seu canal na prática e dicas para utilizá-lo no marketing de eventos. Confira tudo na leitura.
O que são os canais do WhatsApp?
A ferramenta Canais do WhatsApp é um novo recurso de transmissão unilateral para pessoas e empresas enviarem textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes a um grande público de uma só vez. A ideia é permitir um contato mais direto com seus seguidores e mantê-los atualizados.
O recurso utiliza uma nova aba do WhatsApp, chamada Atualizações. Dessa forma, as mensagens dos canais ficam separadas de conversas com amigos, familiares e comunidade.
Todas as conversas são públicas e as publicações feitas nos últimos 30 dias podem ser visualizadas por qualquer pessoa. No entanto, apenas membros podem reagir. Não há limite para a criação de canais e as mensagens compartilhadas podem ser editadas em até 15 minutos.
A solução também dispensa a necessidade de adicionar ou compartilhar números de telefone e preserva a privacidade dos administradores, mantendo o número e a foto privados.
#DicaSympla: Mídias sociais para eventos: tudo que o produtor precisa saber
Como criar um canal do WhatsApp?
A criação do canal pode ser feita tanto pelo WhatsApp Web, no computador, quanto pelo celular. É preciso, no entanto, que os aplicativos estejam atualizados para as versões mais recentes.
No celular
Para criar seu canal pelo celular, é preciso selecionar a aba “Atualizações” na tela principal. Em seguida, toque no ícone de “+” ao lado da seção de canais e pressione “Criar canal”.
A ferramenta apresentará os termos de uso e o administrador deve aceitá-los. Depois disso, basta subir uma foto, criar um nome e uma descrição para o grupo e selecionar “Criar canal”.
No computador
Caso prefira fazer a criação pelo computador, é preciso logar no WhatsApp Web e clicar no botão “Canais” no topo da tela. Em seguida, clique no botão “+” e vá em “Criar canal”.
Depois disso, basta clicar em “Continuar”, preencher as informações e clicar em “Criar canal”. Caso deseje compartilhar a conversa com amigos, é possível selecionar a opção “Link do canal” e divulgar o link.
Cuidados com o seu canal do WhatsApp
Conhecer as regras e diretrizes da ferramenta é importante para evitar punições e banimentos. De acordo com a plataforma, os usuários dos Canais do WhatsApp devem seguir alguns cuidados:
- Não é permitido divulgar ou participar de atividades ilegais ou criminosas;
- Evite compartilhar conteúdos que possam gerar danos graves aos usuários, como ameaças à segurança ou incitação à violência;
- É proibido promover atividades que envolvam golpes e fraudes;
- É importante verificar se o conteúdo compartilhado é adequado a faixa etária dos membros;
- Não é permitido utilizar a plataforma para facilitar a comercialização de bens regulamentados ou restritos.
Como usar o canal na divulgação do seu evento?
Os produtores de eventos podem se beneficiar da plataforma e utilizá-la para divulgar suas produções e aumentar o engajamento com o público.
Para construir uma comunidade, a dica é distribuir o link do canal nas redes sociais e e-mails marketing. Com uma base sólida, o produtor pode começar a compartilhar informações sobre abertura de vendas, mudança de lotes, atrações confirmadas e ações promocionais.
A ferramenta também pode ser usada para despertar a curiosidade do público, divulgando spoilers do espaço do evento, programação, ativações, entre outros.
Além disso, ela pode ser uma boa ferramenta de comunicação para fornecer informações importantes como regras, alterações de horários e endereços e outros imprevistos.
#DicaSympla: Branding para eventos: estratégias para criar uma marca forte
Vantagens de usar
Ferramentas como os Canais do WhatsApp são valiosas para criar um senso de comunidade e pertencimento nos participantes, aproximando o público e dando a ele a sensação de que é o primeiro a saber de todas as novidades.
Apostar no recurso também é uma forma de explorar novas possibilidades e garantir uma comunidade mais sólida e engajada. Afinal, essa é uma das redes mais utilizadas pelo brasileiro.
Por fim, uma das principais vantagens da ferramenta é a segurança e privacidade que ela oferece. O objetivo dos canais é alcançar um público amplo, contudo, os desenvolvedores da ferramenta tiveram a preocupação de proteger todas as informações pessoais com uma criptografia de ponta a ponta.
Agora você tem mais uma ferramenta útil e interessante para divulgar seus eventos e produções: os Canais do WhatsApp. Que tal começar a testar esse recurso para alcançar um público cada vez maior?
Ainda tem dificuldades para divulgar suas produções? A Sympla preparou um eBook incrível sobre Marketing Digital para produtores de eventos. Acesse o site e baixe gratuitamente.