O garoto Harry não se enganou ao perseguir os segredos da pedra que faria “aquele que não pode ser nomeado” um grande bruxo novamente. Segundo os alquimistas, a pedra filosofal seria capaz de conceder importantes poderes para quem a possui, o mesmo vale para o app Sympla.
A trama do primeiro livro da saga Harry Potter (Editora Rocco, 1997) nos ensina a identificar a presença da magia em lugares inesperados, tal como o submundo encantado que habitava o centro agitado de Londres, no enredo de J.K. Rowling.
Assim, é possível perceber que a magia pode estar em qualquer lugar, até mesmo no seu smartphone!
Baixe o app Sympla para organizadores (com ícone preto), na loja virtual do seu celular (disponível para Android ou iOS), e confira a seguir os 7 truques mágicos para gestão de eventos!
Os 7 truques do App Sympla
Truque 1: transformar pessoas em participantes
O passo mais importante na realização de eventos é a validação de ingressos. Usando o app Sympla, é possível fazer pessoas se tornarem participantes. Quer saber como?
Após fazer login no app utilizando as mesmas credenciais (email e senha) usadas no site Sympla, clique no evento que deseja gerenciar e vá até a aba check-in. Clique no botão laranja para começar a ler ingressos físicos, os PDFs impressos ou digitais — QR codes no app do participante.
Aponte a câmera do celular para ler e validar ingressos. Os inscritos também podem ser encontrados manualmente, clicando em “participantes” ou digitando o código do ingresso.
Pronto! Contemple este truque. As pessoas que passaram pela portaria do seu evento agora são participantes validados, prontos para viver experiências inesquecíveis!
Truque 2: criar códigos promocionais mágicos
Prepare o caldeirão e misture bem suas estratégias! Suas vendas podem contar com um ingrediente especial: códigos promocionais para eventos pagos, que podem ser usados tanto no pré-evento em uma estratégia de lotes, como durante o evento, para bilheterias abertas em tempo real.
No app Sympla, vá em ferramentas, depois em códigos promocionais. Clique no botão mais, insira o nome do código, tipo de desconto — se porcentagem ou valor fixo —, disponibilidade de resgate e tipos de ingresso em que o código poderá ser utilizado. Vá ao topo e confirme a ação para concluir o cadastro do código promocional.
Uma vez criado, é possível compartilhar ou enviar o link por email, gerando uma URL customizada, em que o cupom é magicamente aplicado na página de vendas.
Truque 3: descobrir a verdade por trás dos ingressos
Precisamos admitir: este é um truque que poucos mágicos conhecem.
Você sabia que, ao clicar no nome do participante por cerca de 2 segundos, abrem-se as informações do formulário de inscrição? Esse recurso é capaz de desfazer embaraços na portaria de um evento. Veja só!
Na aba check-in, ao clicar em participantes, encontre o ingresso que deseja investigar e segure o clique por alguns segundos.
Observe que se abrirão informações cadastradas durante a compra, no formulário de inscrição, o que irá auxiliar na tomada de decisão quando existem duas pessoas com o mesmo nome, ou quando é preciso conferir dados específicos do participante, como nome da empresa, cargo, entre outros.
Legal demais, não é mesmo?
Assista aos vídeos e conheça ainda mais sobre os super poderes do app Sympla para organizadores, versões Android e iOS
Truque 4: converter um visitante em um ingresso instantâneo
Agora, imagine que você se encontra na portaria, com as vendas online encerradas, e surgem pessoas sem ingresso querendo entrar no seu evento. O que fazer? Para resolver o caso, é preciso converter o visitante manualmente em um novo ingresso — e o app Sympla possui a ferramenta necessária para isso!
Vá até o link ferramentas e insira um novo pedido realizado na portaria. Para isso, clique em “adicionar pedido”, selecione o tipo de ingresso e a quantidade. Para criar vários ingressos para uma mesma pessoa, utilize a opção “preencher uma só vez”. Para múltiplos participantes em uma mesma compra, clique em “preencher cada participante” e insira nome, sobrenome e email correspondentes.
Tudo certo? Vá em finalizar pedido. Utilize a opção enviar ingresso por email ou confirme imediatamente o check-in para o pedido gerado, ali mesmo na portaria.
Abracadabra! Um novo participante acabou de se juntar ao seu evento.
Truque 5: alterar o status de check-in usando o dedo indicador
Em meio ao alto fluxo de entrada em portarias, é normal precisar desfazer algum check-in, principalmente de participantes que foram validados por engano ou antes de uma conferência correta da autenticidade.
Em lista de participantes, localize o ingresso que deseja modificar o status do check-in e utilize o dedo indicador para performar este truque.
Clique ou arraste para a esquerda e veja as opções disponíveis: realizar check-in ou desfazer, de acordo com cada caso. Após desfazer, o ingresso poderá ser novamente lido e confirmada a validação do acesso.
E um lembrete importante: para desfazer check-ins é preciso ter o nível de acesso de coordenador na plataforma Sympla.
Truque 6: gerar gráficos com os ingressos vendidos
Todo livro de mágica que se preze descreve suas poções com base nos aprendizados do passado. Como pessoa que organiza eventos, você também deve dominar e registrar os passos do seu fluxo de venda de ingressos, calculando tudo de ponta a ponta para, ao final, suas contas sempre fecharem no azul, o que também gera aprendizados para eventos futuros.
#DicaSympla: Tudo sobre controle de vendas estratégicas
Para operar esse truque, volte à tela inicial de gestão do evento e clique em vendas ou resumo de vendas para descobrir o valor total das vendas e do repasse, ingressos vendidos, e uma opção para visualizar os dados em formato de gráfico, com filtros para hoje e os últimos sete dias.
Ao lado, você ainda confere as mesmas informações para vendas que ainda estejam pendentes na plataforma.
Truque 7: propagar seu evento pelo mundo
O último truque não poderia ser outro. Após criar um evento pelo site Sympla, usando o app do organizador é possível compartilhar sua proposta com facilidade e praticidade. Ainda na gestão do evento, na aba ferramentas, clique em divulgue, selecione a rede social que deseja ou copie o link da URL para promover com rapidez.
Aproveite a página de vendas Sympla para utilizá-la como espaço de divulgação, mas também de esclarecimento de dúvidas sobre o acesso, ingressos, fluxos de entrada, credenciamento, entre outros. Para saber mais sobre como criar uma página de conversão atraente, confira este super post sobre página de vendas.
Coloque em prática no App Sympla
E aí, gostou? Faça o download do app Sympla e comece a performar seus próprios truques.
Lembrando que, até o momento da escrita deste post, algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em sistemas iOS.
Se quiser aprender mais sobre como utilizar as ferramentas Sympla para gestão de eventos presenciais, assista, curta e compartilhe o novo Sympla Academy! É gratuito e você ainda pode se tornar um parceiro credenciado que irá realizar mágicas pelas muitas portarias deste Brasil. Até a próxima!