Vender para mais pessoas costuma ser o objetivo de qualquer produtor de eventos. Mas, para que isso aconteça de forma estratégica, é importante que seja feito o controle de vendas de ingressos.
Afinal, a análise de dados impulsiona decisões mais inteligentes, e, em uma etapa tão fundamental como a de vendas, aperfeiçoamentos e reparos podem ser determinantes para o sucesso da produção.
É normal que haja dúvidas sobre o processo de controle de vendas, sua importância e como fazer. Por isso, este post irá explicar tudo isso, acompanhe!
O que é controle de vendas
O controle de vendas coleta dados e analisa os pontos de contato, conversão, canais de aquisição, perfil de consumidores, faturamento e outros aspectos relacionados às vendas que possam ser relevantes para o negócio.
O objetivo é gerenciar essa etapa e identificar gargalos a serem superados ou bons resultados que possam ser replicados ou potencializados. Assim, essa tarefa é bastante estratégica para o sucesso do evento.
Importância do controle de vendas
O fluxo de venda é o que determina a receita do evento, a quantidade de participantes, com que antecedência os ingressos serão vendidos e a que velocidade.
Com o controle de vendas, é possível levantar dados como:
- qual é o melhor canal de venda;
- vendas em um determinado período de tempo;
- em qual dia e horário ocorrem mais vendas;
- quantidade de ingressos comprados em cada lote;
- quantas compras foram feitas com uso de cupom ou promoção;
- valor da receita gerada;
- perfil e interesses dos compradores;
- taxa de conversão entre visitantes da página de vendas e compradores.
Portanto, acompanhar de perto os resultados dessa etapa ajuda a ter previsibilidade na venda de ingressos, possibilita uma definição de orçamento mais realista, contribui para uma divulgação mais estratégica e dá insights para o planejamento da produção.
Tudo isso em conjunto, serve como insumo para que produções futuras já tenham um ponto de partida mais estratégico e bem fundamentado.
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Como fazer o controle de vendas de ingressos
O controle de vendas é baseado em dados e análise, considerando as informações que são relevantes para o evento, em uma visão de negócio. Para que ele ocorra de forma otimizada, é interessante se atentar para os quatro passos a seguir.
Defina metas para o evento
Para entender quais são os dados de interesse no controle de vendas, é fundamental ter como ponto de partida os objetivos e metas do evento. Afinal, ao definir onde se quer chegar, passa a ser possível estipular quais métricas serão mais influentes no resultado final.
Portanto, defina o objetivo do evento e as metas que devem ser alcançadas para chegar lá. Pode ser mais proveitoso quebrá-las em pequenas metas, além de usar a metodologia SMART, que define que uma meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Registre todos os dados
Com as métricas mais importantes mapeadas, o próximo passo é fazer o registro dos dados relevantes. Afinal, só será possível analisar e cruzar dados, com tudo documentado.
Os registros são peças fundamentais para decisões estratégicas, além de viabilizar um histórico de pontos-chave da jornada de vendas, determinantes para o planejamento de futuros eventos.
Vale lembrar que essa documentação deve ser organizada, com textos claros e objetivos, que possam ser compreendidos por toda a equipe. É interessante especificar o período de tempo da coleta de dados e eventuais interferências.
Acompanhe métricas chave
Para analisar se as estratégias de vendas estão no caminho certo, é essencial definir métricas do tipo KPI (key performance indicator), que são indicadores chaves de performance.
O resultado dessas métricas é fundamental para o sucesso final da produção e deve ser acompanhado de perto periodicamente. Assim, quando necessário, será possível planejar mudanças nas estratégias ao longo do projeto.
Utilize a tecnologia
É possível fazer esses registros de forma manual, por meio de planilhas. Mas é mais rápido e fácil usar a tecnologia nesse processo. Ainda, fazendo o controle de vendas de forma automatizada, eventuais erros humanos podem ser evitados.
Por isso, é bastante vantajoso utilizar uma plataforma de vendas online. Além de proporcionar praticidade para o público, tecnologias como a Sympla registram, automaticamente, dados como:
- vendas em tempo real;
- ingressos pendentes e cancelados;
- quantidade de ingressos vendidos por canal;
- quantidade de vendas por tipo de ingresso;
- número de vendas por valor do ingresso;
- visualizações da página de vendas;
- receita total;
- entre outros.
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Coloque em prática o controle de vendas de ingressos
Sem gerenciamento, é impossível identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria em um fluxo de vendas. Muitas vezes, pequenos ajustes podem criar grandes impactos.
Um processo de vendas mais estratégico pode ser o caminho para o sucesso da produção. Experimente seguir o passo a passo deste post para alcançar maior previsibilidade nas vendas e potencializar resultados.
Nessa jornada, a tecnologia será uma importante aliada. Portanto, para ficar por dentro de todas as suas vantagens, confira o post no Blog do Produtor e descubra tudo sobre plataformas de eventos!