Prova do líder, do anjo, da imunidade, mercado, votação, paredão… As dinâmicas do Big Brother Brasil são várias e se repetem a cada semana. Uma delas é recente e já conquistou os participantes e o público aqui fora: a festa do líder.

O programa pode até dividir opiniões, mas uma coisa é certa e não dá para discutir: o BBB é um fenômeno nacional e se tornou referência em diferentes áreas. Para o produtor, não é diferente, o reality é um prato cheio para tirar ensinamentos sobre produção de eventos.

Um importante exemplo é justamente a festa do líder. Para entender melhor sua relevância e o que aprender com ela, continue a leitura!

O que é a Festa do Líder?

Um dos rituais já consagrados do BBB é a prova da quinta-feira, que define quem será o líder da semana. Essa posição concede diferentes deveres e privilégios ao participante vencedor. Uma dessas regalias é a produção de uma festa para todos da casa, mas baseada no gosto e interesses do líder.

Essa é uma prática recente no programa, que começou na edição do BBB 20. Antes disso, já aconteciam duas festas por semana dentro da casa, mas ambas sem um direcionamento pré-definido. Ao estabelecer que uma delas seria a festa do líder, o engajamento em torno desse evento aumentou, causando expectativa dentro e fora da casa.

Nessa festa, o líder da semana decide o tema do evento, o cardápio, a trilha sonora e alguns elementos de interação, além de receber decoração e figurinos inspirados nas suas escolhas. Esse é um exemplo de personalização em eventos, onde toda a produção é desenvolvida a partir de uma segmentação ou temática.

Assim, o produtor é capaz de criar um planejamento para o evento com um conceito claro e bem fundamentado, já que existe um ponto de partida específico, no caso, o líder.

A mesma lógica pode ser usada em qualquer produção fora do BBB, mas, no lugar do líder, estará a persona do evento.

Líder x persona

Assim como no caso da festa do líder e com o mesmo empenho, ao produzir um evento, todo produtor deveria tratá-lo como a festa da persona. Isso porque todas as decisões e comunicações relacionadas à produção, devem girar em torno desse personagem semi-fictício que representa seu público.

A elaboração da persona deve responder questões como: quais são seus interesses, objetivos, medos, hábitos, seu gênero, idade, entre outras características. Tudo isso, baseado no perfil do participante ideal, que pode ser levantado por meio de entrevistas, pesquisas, análise de redes sociais e das pessoas que estiveram em eventos anteriores.

Então, imagina só produzir um evento com o mesmo nível de detalhe e personalização que uma festa do líder, só que para sua persona? Tem tudo para ser um grande sucesso!

Festas do líder do BBB 22

Após entender a relevância da festa do líder e como ela pode ser usada como inspiração para os produtores de eventos, vale a pena revisitar os destaques da temporada. Confira!

Festa do Líder Douglas

O primeiro líder da edição de 2022 e primeiro ator brasileiro a ser indicado ao Emmy Internacional, Douglas Silva, ganhou uma festa com o tema “Luz, câmera, ação!”. Todo o evento estava repleto de itens relacionados ao universo do cinema e televisão.

Com um ar de noite de premiação, a festa contou com tapete vermelho, outdoor, claquete, película, câmera, cadeira dobrável de diretor, cenário de entrada de cinema e muito mais. O cardápio e playlist também foram inspirados nas preferências do Douglas, com muito pagode.

Festa da Líder Jade

Nesse quesito, existem dois eventos a serem usados como exemplo, já que Jade Picon foi líder duas vezes, ganhando duas festas completamente diferentes. Em ambos os casos, a produção do programa explorou os interesses da influencer, que nas suas páginas da internet fala sobre assuntos como moda, viagens e relacionamentos.

A primeira festa da Jade girou em torno do mundo fashion, com muito brilho e glamour. Na decoração, teve lustre de cristais, mobília da moda, espaço para fotos, ring light e câmeras fotográficas de revelação instantânea.

Já na segunda festa, a inspiração veio da astrologia, tema de interesse da Jade. Todos os participantes ganharam acessórios de acordo com seu signo para compor o look. O lugar contou com balões e projeções de luz com símbolos do zodíaco, estampas de céu estrelado, roleta da sorte e um balanço, representando o signo de libra da líder. Ainda, no cardápio da festa, teve muita comida japonesa, a preferida da Jade.

Festa do Líder Paulo André

A festa do Paulo, atleta brasileiro medalhista em atletismo, teve como tema “Vila Olímpica”. O ambiente foi composto por uma pista de atletismo, chama olímpica, medalhas, bandeiras, além de ter piscina liberada, hóquei de mesa, pingue-pongue e outros jogos.

Além disso, a festa também contou com instrumentos musicais, câmera de tirar foto embaixo d’água e muito sushi. Tudo, é claro, a gosto do líder.

Festa do Líder Scooby

Já a festa do Pedro Scooby, surfista profissional, teve como tema o surfe. O evento teve clima praiano, com um telão com projeção de ondas do mar, cadeiras dobráveis, uma kombi estilizada como um lounge, letreiro luminoso no gramado escrito “Scooby Beach” e pranchas de surfe para todo lado.

Ainda, havia televisões exibindo o líder surfando ondas enormes em diferentes partes do mundo e uma prancha de surfe mecânica para desafiar os participantes. De comes e bebes, a festa ofereceu, entre outras coisas, sacolé alcoólico e uma prancha de ceviche.

Coloque em prática a personalização em eventos!

Como vimos, existem diversas maneiras de promover a personalização em eventos. Essa estratégia estreita a relação com o público, aumenta o engajamento na produção e ainda pode render divulgação espontânea, quando os participantes comentam e compartilham fotos sobre o evento em suas próprias redes sociais.

É interessante lembrar que a personalização vai além da decoração. Os exemplos das festas do líder do BBB deixam claro que diferentes aspectos do evento podem ser impactados pelas preferências da sua persona, como: decoração, figurino, acessórios, entretenimento, música, comida e bebida.

Para que isso seja possível, é importante que o produtor conheça muito bem o seu público e os seus interesses. Então, não perca tempo e invista nessa análise!

E, claro, conte sempre com as soluções da Sympla na divulgação, gestão e venda dos seus ingressos.