Uma pessoa pode produzir eventos comemorativos, temáticos, empresariais e de vários outros tipos. Seja qual for a finalidade do evento, é importante que seu tema e objetivo sejam refletidos na produção. Uma maneira de fazer isso é apostando na decoração de festas.

A decoração influencia o clima do evento e impacta diretamente a experiência dos participantes. Portanto, por trás de cada elemento decorativo, deve existir uma narrativa e muito planejamento. E é claro que a criatividade também não pode faltar. Afinal, a decoração tem o poder de transformar um ambiente e as possibilidades são muitas!

Quer entender melhor sobre o poder da decoração e como colocá-la em prática nos seus eventos? Continue a leitura!

Entendendo a decoração de festas

Para que seja proposta uma decoração completa e relevante, é interessante que sejam consideradas também a cenografia e ambientação.

A cenografia se relaciona com a estrutura do local do evento e seu objetivo é moldar o espaço físico para que ele se adeque às necessidades do participante. Para isso, o organizador deve pensar no fluxo de circulação de pessoas, na iluminação, móveis, banheiros, sinalização e, eventualmente, no bar e palco.

Algumas observações só poderão ser feitas estudando o espaço da festa, por isso uma visita técnica é tão importante. Nela, serão coletadas as informações que devem basear a elaboração do projeto de cenografia para o evento.

Já a ambientação é a etapa da decoração de um evento que transforma um espaço em uma experiência. Como? A resposta está nos detalhes. Na ambientação, cada elemento importa: os cheiros, as cores, os adornos e utensílios usados, plantas, painéis, totens e o que mais couber na produção.

Todos esses pontos devem ser definidos em sintonia com o perfil do seu público-alvo e a experiência a ser promovida. Ainda, pode ser interessante pesquisar sobre diferentes temas e abordagens para oferecer um evento diferenciado.

Confira alguns exemplos a seguir!

Decoração de festas temáticas

A decoração de festas é importante em qualquer evento. Mas em datas comemorativas e eventos temáticos, ela tem um papel especial. A decoração, cenografia e ambientação irão definir a atmosfera da festa e deixar todos os convidados conectados ao tema.

Portanto, saiba como usar a decoração para criar ambientes memoráveis!

Festa de Réveillon

As principais cores associadas ao Réveillon são branco, prata, amarelo e dourado. E, claro, essas tonalidades costumam reinar na decoração desse evento. Outro elemento presente são as luzes, remetendo aos fogos de artifício que ocupam o céu nessa noite. Nessa festa, o destaque da decoração pode ficar sobre a mesa de comes e bebes.

Carnaval

Em um evento de Carnaval, considerado a maior festa do ano, a decoração ajuda a definir o clima alegre e descontraído. Esse tema tem tudo a ver com elementos bem coloridos, confete, serpentina, máscaras e glitter. Se for feita a distribuição de abadá, é interessante que ele represente as cores da identidade visual do evento e da decoração.

Festa Junina

A festa junina já é tradicional no calendário brasileiro, incorporando diversos elementos típicos. O evento acontece durante o nosso inverno e costuma ter um clima acolhedor, com referências ao estilo caipira. A decoração é marcada por tecidos xadrez, bandeirinhas, balão de São João, fogueira, chapéu, palha, madeira e outros itens de teor rústico.

#DicaSympla: Confira 5 dicas para Decoração de Festa Junina

Eventos infantis 

Além de coloridas e lúdicas, as produções voltadas para os pequenos precisam ser seguras e funcionais! Por isso, nada de materiais pontiagudos ou que podem soltar peças pequenas, viu? Os balões são sempre uma ótima opção para festas infantis e são super versáteis, podendo formar diferentes arranjos.

Lembre-se de buscar entender o gosto da criança em questão. Muitas vezes, um super herói preferido, por exemplo, pode ser usado em diversos elementos decorativos.

Decoração de festas na prática

O primeiro passo para começar a decorar festas é conhecer o público do evento. É importante entender as características e preferências das pessoas que irão comparecer à sua produção, para, assim, propor uma ambientação que esteja de acordo.

O mesmo vale para a identidade visual do evento, que deve englobar logotipos, fontes, cores, ilustrações, fotos e alguns outros elementos que, quando definidos, servirão como guia para a decoração da festa.

Além disso, existe outro fator que ajuda a delinear como será a decoração: o orçamento disponível. Essa definição é fundamental para criar parâmetros do que é ou não possível implementar e evitar retrabalho. Tenha em mente o orçamento total do evento e quais são os outros gastos essenciais.

A partir disso, faça o planejamento da decoração e converse com fornecedores. Uma dica é começar pelos ambientes fixos de grande destaque, como a mesa do bolo, no caso de uma festa de aniversário, ou o palco do show, para um evento com atrações.

Para eventos grandes, com objetivo comercial, vale considerar a contratação de um profissional ou equipe de decoração.

Quer conferir um material ainda mais completo sobre decoração de festas? Baixe nosso e-book gratuito sobre o assunto!

Comece a decorar!

Viu só como a decoração de festas também tem a ver com planejamento e estratégia? A produção de festas e eventos oferece um leque de possibilidades, permitindo que o organizador use da sua criatividade para promover a melhor experiência possível para o público.

É interessante atentar-se às referências, que podem estar nos filmes, revistas, televisão, na moda, design e por toda parte. Então, aproveite as dicas deste post e comece a decorar suas produções de maneira planejada e inteligente.

E, claro, conte sempre com as soluções da Sympla de gestão de eventos e venda de ingressos nas suas produções! ????